Amianto: mocinho ou vilão? — Rádio Senado
Reportagem Especial

Amianto: mocinho ou vilão?

Uso do amianto é tema de reportagem especial da Rádio Senado

Proposta em análise na Comissão de Infraestrutura do Senado trata do assunto e, no programa de 30 minutos, é possível conhecer os argumentos contrários e favoráveis ao mineral

A Rádio Senado vai entrar no debate sobre a necessidade ou não de o mineral amianto ser banido do país. Um projeto (PLS 30/2017) em análise na Casa, do senador Paulo Paim (PT-RS), prevê o fim da extração do mineral e a proibição do uso na manufatura de produtos da construção civil, como telhas e caixas d’água. Além disso, traz prazos para que o banimento aconteça.

Para possibilitar que os dois lados se manifestem, a reportagem deu voz tanto aos favoráveis quanto aos contrários. Os que defendem o amianto trazem pesquisas para mostrar que se forem seguidos rígidos padrões de controle, o que acontece atualmente, praticamente não há riscos para a saúde nem para o meio ambiente.

A reportagem também ouviu representantes da cidade de Minaçu (GO), onde há uma das maiores minas de amianto do mundo. O Brasil é o terceiro maior produtor do mineral.

Os que querem a proibição do amianto também apresentam pesquisas que garantem não haver controle suficiente para eliminar os danos que a fibra causa à saúde. Afirmam que o mineral causa mais de um tipo de câncer. O principal é o mesotelioma.

O produto pode ser também responsável pela chamada asbestose, doença que causa o endurecimento dos pulmões. Algumas vítimas do amianto contaram suas histórias.

A reportagem “Amianto: mocinho ou vilão”, de Larissa Bortoni e Rebeca Ligabue, vai ser transmitida pela Rádio Senado na sexta-feira (17/11) às 18h, com reprise no sábado (18) às 10h e no domingo (19) às 17h. O público está convidado a se manifestar sobre o futuro do amianto no Brasil. Pode mandar a opinião pelo whatsapp: (61) 986119591.

17/11/2017, 17h14 - ATUALIZADO EM 17/11/2017, 19h45
Duração de áudio: 27:56
al.sp.gov.br
27:56Amianto: mocinho ou vilão?
1ª parte
13:45
2ª parte
14:11
Ao vivo
00:0000:00