Reportagem Especial

30 anos da queda do muro de Berlim

28:1130 anos da queda do muro de Berlim
1ª parte
05:35
2ª parte
05:46
3ª parte
06:05
4ª parte
05:30
5ª parte
05:15

Em 9 de novembro de 1989 caía o muro de Berlim. Símbolo da divisão de uma cidade, de um país, de um continente, do mundo em dois sistemas políticos e econômicos, comunismo e capitalismo, a derrubada do muro significou também o primeiro passo para o fim da guerra fria e para a reunificação da Alemanha. E é um pouco desta história que mudou o mundo que a Rádio Senado traz para você na reportagem especial “30 anos da queda do muro de Berlim”, apresentada em cinco partes.

O jornalista Ivan Godoy fez entrevistas, inclusive com o líder polonês Lech Walesa, e recorreu a áudios históricos para mostrar o contexto no qual o muro foi construído, numa Alemanha completamente destruída após a Segunda Guerra Mundial. Mostra, ainda, que com a construção do muro, só havia duas opções para quem não gostasse do regime comunista: se conformar ou tentar uma arriscada fuga, que podia terminar com a prisão ou a morte, como ocorreu com dezenas de pessoas.

A derrubada só ocorreu, como conta a reportagem, após a lenta deterioração política, militar e econômica do regime comunista. A Revolta da Hungria, em 1956, a Primavera de Praga, em 1968, e principalmente o surgimento do Sindicato Solidariedade, na Polônia, e a chegada ao poder do líder soviético Mikhail Gorbachev, geraram as condições para o fim do comunismo na Europa.

TÓPICOS:
Alemanha  História  Segunda Guerra Mundial 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo