Reportagem Especial

190 anos do Senado com programação especial

28:00190 anos do Senado com programação especial
1ª parte
14:00
2ª parte
14:00

Rádio Senado celebra 190 anos do Senado com programação especial

O Senado completa 190 anos nesta sexta-feira, e a Rádio Senado celebra a data com uma programação especial. No dia 6, vai ao ar a reportagem especial “Senado 190 anos — uma viagem no cordel”, a partir das 18h. Por meio de estrofes de sete versos, chamadas de setilhas, a reportagem conta a história da origem do Senado brasileiro, que teve a influência de modelos de parlamentos de países como França e Inglaterra:

Cento e noventa anos,

É o tempo passado,

Um fato histórico,

Agora bem lembrado.

Bato o pé e não saio,

Sim, foi em 6 de maio,

A criação do Senado.

A origem de tudo

Coloco num letreiro:

É que houve modelo

Pro Senado brasileiro.

Aí vai a lembrança:

Uma delas, a França,

A que vem primeiro.

O Parlamento francês,

Atenção! Não se esqueça:

Veio com a revolução,

A que cortavam cabeça.

Formaram duas casas,

Cada uma criou asas,

Por estranho que pareça.

Mas não para por aí,

Tem outra teoria.

O Senado do Brasil,

Veja só, quem diria:

Pode ter sido um menino

De um sistema londrino,

Que teria dado cria.


A reportagem “Senado 190 anos — uma viagem no cordel” também destaca os fatos históricos que antecederam à criação do Senado brasileiro, em 6 de maio de 1826 — sessão que teve a presença do imperador dom Pedro I. Cerca de dois anos e meio antes, em dezembro de 1823, dom Pedro havia dissolvido a Assembleia Constituinte, num episódio conhecido como “A noite da agonia”. E em 25 de março de 1824, o imperador outorgou a primeira Constituição brasileira. O programa produzido pelo jornalista Adriano Faria será reapresentado no sábado (19), às 10h, e no domingo (20), às 17h.

Na próxima semana, no dia 13, uma nova reportagem especial vai ao ar. Desta vez, o jornalista Ricardo Westin se baseia nos documentos sob guarda do Senado para recontar esses 190 anos. O material contém os debates protagonizados pelos senadores e mostram as rotas tomadas para debelar as crises nacionais.

Durante todo o mês de maio, a Rádio Senado ainda vai veicular em sua programação 20 spots comemorativos, com 1’30” cada, destacando episódios marcantes protagonizados pelo Senado ao longo da História do Brasil. Na primeira etapa de veiculação, os spots resgatam a atuação do Senado desde a sessão inaugural, em 1826, passando por acontecimentos como Guerra do Paraguai, Abolição da Escravatura, Proclamação da República e Estado Novo. Na segunda etapa, destaque para Segunda Guerra Mundial, ditadura civil-militar, redemocratização, até chegar aos dias de hoje.

Como ouvir

Sintonize: Brasília (91,7 MHz), Cuiabá (102,5),  João Pessoa (106,5), Natal (106,9), Fortaleza (103,3), São Luís (96,9), Teresina (104,5), Manaus (106,9), Macapá (93,9), Rio Branco (100,9).

Internet: Todo o material será disponibilizado na página da Rádio Senado, em https://www.senado.gov.br/radio/

TÓPICOS:
Brasília  Constituição  França  Guerra do Paraguai  História  Internet  Jovem Senador  Paraguai  Rádio Senado  Redemocratização  Segunda Guerra Mundial 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo