3 - Eleição de Epitácio Pessoa, Coluna Prestes e Arthur Bernardes — Rádio Senado

3 - Eleição de Epitácio Pessoa, Coluna Prestes e Arthur Bernardes

Temas do programa:

A década de 20; O início da diversificação industrial; A vinda de multinacionais para o Brasil; A semana de Arte Moderna e a fundação do PCB; O Brasil passa a possuir 30 milhões de habitantes.        

15/05/2001, 12h20 - ATUALIZADO EM 24/10/2023, 15h21
Duração de áudio: 56:40
56:403 - Eleição de Epitácio Pessoa, Coluna Prestes e Arthur Bernardes
Parte 1 - Eleição de Epitácio Pessoa e industrialização do Brasil
28:39

Transcrição LOC: NESTE TERCEIRO PROGRAMA DA SÉRIE SÉCULO 20, VAMOS PASSEAR PELA DÉCADA DE 1920 A 1930. DE EPITÁCIO PESSOA A GETÚLIO VARGAS. DA SEMANA DE ARTE MODERNA À REVOLUÇÃO DE 30. téc: "Fala, Meu Louro", de Sinhô. LOC: ESTA MÚSICA, "FALA, MEU LOURO", DE SINHÔ, FOI O GRANDE SUCESSO DO CARNAVAL CARIOCA DE 1920. FOI UM DOS MELHORES CARNAVAIS DA ÉPOCA, PORQUE O BRASIL ESTAVA FINALMENTE CURADO DO TRAUMA DA GRIPE ESPANHOLA, QUE TINHA MATADO 300 MIL PESSOAS EM TODO O PAÍS EM 1918 E 1919. LOC: "FALA, MEU LOURO", FOI COMPOSTA PRA SATIRIZAR RUY BARBOSA, QUE TINHA PERDIDO OUTRA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL, DESTA VEZ PRA EPITÁCIO PESSOA, EM 1919. ERA A JÁ TRADICIONAL MANIA CARIOCA DE DEBOCHAR DOS POLÍTICOS COM MÚSICAS, PIADAS, APELIDOS E FOFOCAS. QUEM ESTÁ CANTANDO É MÁRIO REIS, MAS A GRAVAÇÃO ORIGINAL NÃO FOI COM ELE, QUE SÓ IRIA APARECER DENTRO DE OITO ANOS, COMO VAMOS VER MAIS TARDE. TÉC: sobe som do "Fala Meu Louro" LOC: JOSÉ BARBOSA DA SILVA, CONHECIDO COMO SINHÔ, O FAMOSO REI DO SAMBA, VIVIA DE MÚSICA. ERA PIANISTA, TRABALHAVA NO TEATRO DE REVISTA E FOI AUTOR DE GRANDES SUCESSOS, COMO VEREMOS DEPOIS. LOC: A ELEIÇÃO PERDIDA PARA EPITÁCIO PESSOA, EM 1919, TINHA SIDO A ÚLTIMA CHANCE DE RUY BARBOSA, JÁ COM 70 ANOS. EPITÁCIO PESSOA ERA UM PARAIBANO, APOSENTADO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, MINISTRO DA JUSTIÇA NO GOVERNO CAMPOS SALLES, NO COMEÇO DO SÉCULO. ESTAVA COM 55 ANOS QUANDO TOMOU POSSE EM JULHO DE 1919. TODOS OS SINTOMAS DA CRISE DA REPÚBLICA VELHA QUE DEU NA REVOLUÇÃO DE 30, JÁ EXISTIAM NO SEU GOVERNO. LOC: O BRASIL COMEÇOU A TERCEIRA DÉCADA DO SÉCULO VINTE COM TRINTA MILHÕES E MEIO DE HABITANTES. O CONTROLE DA POLÍTICA E DA ECONOMIA AINDA ERA DOS PRODUTORES PAULISTAS DE CAFÉ E DAS OLIGARQUIAS RURAIS. O PARAIBANO EPITÁCIO PESSOA FOI A PRIMEIRA BRECHA NO ESQUEMA DE PODER CAFÉ-COM-LEITE, OU SEJA, SÃO PAULO E MINAS, DESDE HERMES DA FONSECA. LOC: MAS, COMO VIMOS ANTES, A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, DE 1914 A 17, APRESSOU A INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL. EM 1920, TÍNHAMOS MAIS DE 15 MIL INDÚSTRIAS, A MAIORIA TÊXTEIS, DE CALÇADOS, DE MÓVEIS E DE ALIMENTOS. OS INGLESES TINHAM CRIADO A SOUZA CRUZ, DE CIGARROS, E A FIAT LUX, DE FÓSFOROS. BOA PARTE DOS OPERÁRIOS ERA DE IMIGRANTES, PRINCIPALMENTE ITALIANOS. LOC: MAS TAMBÉM HAVIA ITALIANOS QUE VIRARAM INDUSTRIAIS, COMO OS MATARAZZO, OS SICILIANO, OS RAMENZZONI, OS SCARPA. E MAIS OS LITUANOS KLABIN, OS RUSSOS BLOCH, OS ALEMÃES CERVEJEIROS QUE CRIAM A BRAHMA E A ANTÁRTICA, E OS TAMBÉM ALEMÃES RENNER, DAS TINTAS, E HERING, DAS MALHAS. LOC: EM 1921, CHEGOU A SUÍÇA NESTLÉ, ACUSADA NOS ANOS SEGUINTES DE FAZER PROPAGANDA PELO DESMAME PRECOCE DOS BEBÊS, PRA AUMENTAR AS VENDAS DE LEITE EM PÓ. NO MESMO ANO, 21, O BRASIL TOMOU SEU PRIMEIRO EMPRÉSTIMO AOS ESTADOS UNIDOS, DE 50 MILHÕES DE DÓLARES. ANTES, PEGÁVAMOS DINHEIRO SÓ COM OS INGLESES. LOC: DA ITÁLIA, PRINCIPALMENTE, VIERAM AS IDÉIAS SOCIALISTAS. O SINDICALISMO. O ANARQUISMO, O COMUNISMO, A INICIATIVA DE LUTAS E GREVES POR JORNADAS DE TRABALHO MAIS HUMANAS. LOC: APESAR DAS INDÚSTRIAS QUE CHEGAVAM, O BRASIL, NA DÉCADA DE 20, CONTINUAVA COMO PAÍS AGRÍCOLA, E APESAR DAS INICIATIVAS DE ALGUNS EMPRESÁRIOS, NÃO CONSEGUIAM MONTAR UM PARQUE INDUSTRIAL BRASILEIRO. AS NOVAS FÁBRICAS, REALMENTE IMPORTANTES, ERAM TODAS DE FORA, NÓS VIMOS. LÁ AO NORTE, NOS ESTADOS UNIDOS, UMA EX-COLÔNIA COMO O BRASIL, DO TAMANHO DO BRASIL, E PRATICAMENTE COM A MESMA IDADE DO BRASIL, JÁ TINHA ENTRADO NO SÉCULO 20 COMO UMA POTÊNCIA EMERGENTE, TANTO INDUSTRIAL COMO MILITAR. NO INÍCIO DO SÉCULO, POR EXEMPLO, O PRESIDENTE TEODOR ROOSEVELT, TINHA INAUGURADO A POLÍTICA DO BIG STICK, OU SEJA, O PORRETE, EM UMA TRADUÇÃO APROXIMADA. QUALQUER PAÍS DO MUNDO QUE OFENDESSE OS INTERESSES NORTE-AMERICANOS, SERIA INVADIDO, E ELES TINHAM FORÇA MILITAR PARA ISSO. AS FERROVIAS NO BRASIL FORAM TRAZIDAS PELOS INGLESES, OS ESTADOS UNIDOS, ELES MESMOS, OS NORTE AMERIANOS CONSTRUIRAM AS SUAS PRÓPRIAS LINHAS FÉRREAS, ATRAVÉS DOS GRANDES EMPRESÁRIOS. LOC: A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA JÁ DESPONTAVA NOS ESTADOS UNIDOS COM HENRY FORD, EMPREENDEDORES COMO HENRY FORD. O GOVERNO E O CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS CRIARAM ATÉ UMA LEI ANTI TRUST PARA IMPEDIR O CRESCIMENTO EXAGERADO DOS GRANDES GRUPOS ECONÔMICOS, E O CONSEQUENTE ESMAGAMENTO DOS MENORES. ERA A ESSÊNCIA DO CAPITALISMO. LOC: PORQUE O BRASIL, COMO OS ESTADOS UNIDOS NÃO CRIOU SUA PRÓPRIA INDÚSTRIA NA VIRADA DO SÉCULO E ATÉ OS ANOS 20? VAMOS OUVIR A OPINIÃO PRIMEIRO DE UM MARXISTA HISTÓRICO, O SENADOR ROBERTO FREIRE DO PPS, O ANTIGO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO. DEPOIS A ANÁLISE DE UM LIBERAL CLÁSSICO, O DEPUTADO ROBERTO CAMPOS DO PPB. REPAREM QUE HÁ ALGUNS PONTOS EM COMUM NA ANÁLISE DOS DOIS. PRIMEIRO VAMOS A ROBERTO FREIRE: Técnica: entrevista Roberto Freire: “Talvez o processo de colonização fosse a condicionante fundamental para isso. O Brasil foi colonizado dentro de uma concepção em que as grandes extensões de terra das capitanias hereditárias facilitavam, exatamente, o latifúndio, a monocultura, a economia para mercado externo. Taí as plantations da cana, ou então do predatório, da busca de riquezas de prata e ouro. Toda uma concepção de exploração da nova terra, da terra conquistada. Os Estados Unidos, que surgiu muito posteriormente, teve colonização diversa, era uma colononização de fugidos da fome, de crise na Europa e que vieram para o Novo Mundo, e vieram como pequenos proprietários. Inclusive, todo um processo de distribuição de terra é mais com capacidade de que a família era a responsável pela produção e, portanto, algo que você de, de imediato gerou um mercado interno, e não algo que era produzido para exportação.” LOC: AGORA A ANÁLISE DO LIBERAL ROBERTO CAMPOS, ELE TAMBÉM APONTA O TIPO DE COLONIZAÇÃO COMO UMA DAS CAUSAS PRINCIPAIS DA DIFERENÇA DE DESENVOLVIMENTO ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS. Técnica: entrevista Roberto Campos: “ As razões são múltiplas. Uma razão importante é de natureza cultural. Estados Unidos foram colonizados por uma potência que tinha feito a Revolução Industrial, a Inglaterra. O elemento cultural era bastante superior ao elemento cultural da Península Ibérica. Em segundo lugar, os Estados Unidos foram colonizados através de ondas de imigrantes à busca da liberdade e insistindo na livre iniciativa. Eles estavam fugindo do governo, portanto criaram um sistema que privilegiava a criatividade e iniciativa individual. Enquanto que o Brasil importou de Portugal a cultura das ordenações e da dependência governamental. Terceiro lugar, os EUA importaram instituições democráticas, enquanto que a Península Ibérica era caracterizada por um autoritarismo retrógrado. Mas eu acho que o elemento mais importante é, também, que os imigrantes que aportaram nos EUA não pensavam em voltar, eles criavam uma nova pátria, ao passo que, na visão lusitana e Ibérica, a América Latina é apenas um entreposto para a exploração de riquezas naturais. LOC: EPITÁCIO PESSOA, COMO NORDESTINO, APLICOU 15 POR CENTO DO ORÇAMENTO NA SUA REGIÃO, EM AÇUDES, FERROVIAS, RODOVIAS, ELETRIFICAÇÃO. FOI O PRIMEIRO PRESIDENTE A CUIDAR DO NORDESTE, E O QUE MAIS DEU ATENÇÃO À REGIÃO, ATÉ HOJE. LOC: A PRIMEIRA GRANDE CRISE DE SEU GOVERNO FOI O PRÓPRIO EPITÁCIO PESSOA QUEM PROVOCOU: ELE TEVE A AUDÁCIA DE NOMEAR DOIS CIVIS PARA MINISTÉRIOS MILITARES. FOI A PRIMEIRA E ÚNICA VEZ EM TODA A HISTÓRIA REPUBLICANA DO BRASIL. O ENGENHEIRO E HISTORIADOR PANDIÁ CALÓGERAS VIROU MINISTRO DA GUERRA, ANTIGO NOME DO MINISTÉRIO DO EXÉRCITO. LOC: E O MINEIRO AFONSO PENA JÚNIOR, FILHO DO EX-PRESIDENTE, FOI ESCOLHIDO COMO MINISTRO DA MARINHA. RESULTADO: CRISE MILITAR. COMO JÁ DISSEMOS, OS MILITARES, DESDE A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA, NÃO TINHAM SÓ A TAREFA DE COMBATER O INIMIGO EXTERNO, NÃO. LOC: ELES TAMBÉM PODIAM INTERVIR NA POLÍTICA INTERNA. COMO A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA FOI UM GOLPE MILITAR, ELES HERDARAM O PODER MODERADOR, QUE ERA DO IMPERADOR. E NUNCA ACEITARAM CIVIS DIRIGINDO SEUS MINISTÉRIOS COMO ATÉ HOJE. FOI DIFÍCIL CONTORNAR A CRISE. LOC: PRA PIORAR A SITUAÇÃO, PANDIÁ CALÓGERAS RESOLVEU TRAZER DA FRANÇA UMA MISSÃO MILITAR PARA TREINAR E ADESTRAR OS MILITARES BRASILEIROS. O CHEFE DA MISSÃO FOI O CORONEL MAURICE GAMELIN, DO ESTADO-MAIOR DO MARECHAL JOFFRE. LOC: EPITÁCIO ENFRENTOU TAMBÉM DUAS CRISES LOCALIZADAS, REGIONAIS: NA BAHIA E EM PERNAMBUCO. NOS DOIS CASOS, O EXÉRCITO E A MARINHA INTERVIERAM PARA GARANTIR AS OLIGARQUIAS LOCAIS. POR CAUSA DA INTERVENÇÃO EM PERNAMBUCO, EPITÁCIO PESSOA FOI CHAMADO PELO "CORREIO DA MANHÃ", EM EDITORIAL DE "NERO DO UMBUZEIRO". LOC: UMBUZEIRO ERA A CIDADE NATAL DE EPITÁCIO. LOC: O EDITOR- CHEFE DO JORNAL ERA MÁRIO RODRIGUES, PAI DO DRAMATURGO NELSON RODRIGUES. MAS CRISE NO PLANO NACIONAL NÃO TINHA TERMINADO. ESTAVA LATENTE E ESTOUROU EM OUTUBRO DE 1921. FOI A PIOR DE TODA A REPÚBLICA VELHA ATÉ AQUELE MOMENTO: LOC: EPITÁCIO JÁ TINHA CANDIDATO À SUA SUCESSÃO, O MINEIRO ARTUR BERNARDES. ERA A VOLTA DO CAFÉ-COM-LEITE. ARTUR ERA ANTIPÁTICO E AUTORITÁRIO. O ESPÍRITO CARIOCA LOGO VIU SEMELHANÇAS ENTRE BERNARDES E UM BODE, E VEIO O APELIDO: SEU MÉ. DEU ATÉ MARCHINHA DE CARNAVAL, E PRISÃO PARA O AUTOR, FREIRE JÚNIOR. LOC: E AÍ, NOVAMENTE, O "CORREIO DA MANHÃ" . O JORNAL DE EDMUNDO BITTENCOURT, ADVERSÁRIO MORTAL DE EPITÁCIO E DA CANDIDATURA ARTUR BERNARDES, PUBLICOU DUAS CARTAS ALTAMENTE OFENSIVAS AOS MILITARES. QUEM ENCAMINHOU AS CARTAS AO JORNAL FOI O SENADOR IRINEU MACHADO. AS CARTAS ERAM ATRIBUÍDAS A ARTUR BERNARDES, EM PLENA CAMPANHA. LOC: IRINEU MACHADO TINHA OUTRO CANDIDATO: NILO PEÇANHA, CHAMADO PELOS INIMIGOS DE "O MOLEQUE PRESEPEIRO", QUE TINHA SIDO PRESIDENTE QUANDO MORREU O TITULAR CAMPOS SALES. TAMBÉM QUERIA SER CANDIDATO PELA OPOSIÇÃO O MARECHAL HERMES DA FONSECA, EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, ATUAL PRESIDENTE DO PODEROSÍSSIMO CLUBE MILITAR. LOC: POIS BEM, AS CARTAS CHAMAVAM OS MILITARES DE VENAIS, O MARECHAL HERMES DE "SARGENTÃO SEM COMPOSTURA" E SUGERIAM QUE HERMES DESISTIRIA DA CANDIDATURA SE FOSSE DEVIDAMENTE SUBORNADO. O DESTINATÁRIO ERA O ENTÃO MINISTRO DA MARINHA RAUL SOARES. LOC: A CRISE ESTOUROU DE VEZ. A OFICIALIDADE JOVEM QUERIA DERRUBAR O GOVERNO. BERNARDES, EPITÁCIO E SEUS ALIADOS JURAVAM QUE AS CARTAS ERAM FALSAS. NEM PERITOS ITALIANOS E FRANCESES RESOLVERAM A QUESTÃO. OS MILITARES ESTAVAM EM PÉ DE GUERRA. LOC: VIERAM AS ELEIÇÕES, EM MEIO À CRISE, E HERMES FOI VETADO PELA OPOSIÇÃO, PORQUE ERA CONSIDERADO MUITO VELHO. ALÉM DISSO, ERA UMA CANDIDATURA MILITARISTA, E QUE NÃO GOSTAVA DAS OLIGARQUIAS. ARTUR BERNARDES ERA VAIADO EM TODO CANTO QUE IA, EM SUA CAMPANHA. LOC: MESMO ASSIM, EM MAIS UMA ELEIÇÃO CHEIA DE FRAUDES, BERNARDES VENCEU NILO PEÇANHA NA ELEIÇÃO DE PRIMEIRO DE MARÇO DE 22. ANTES DE SUA POSSE, O MARECHAL HERMES ATACOU AS OLIGARQUIAS, O PRESIDENTE EPITÁCIO E O CANDIDATO VITORIOSO, ARTUR BERNARDES. LOC: EPITÁCIO MANDOU FECHAR O CLUBE MILITAR E PRENDER O MARECHAL HERMES. UMA AFRONTA. OS JOVENS TENENTES, REVOLTADOS, SE REBELARAM NO FORTE DE COPACABANA, NO DIA 5 DE MARÇO. O PRESIDENTE DECRETOU O ESTADO DE SÍTIO E IMPEDIU QUE OUTROS QUARTÉIS ADERISSEM. LOC: EPITÁCIO MANDOU BOMBARDEAR O FORTE COPACABANA E, DEPOIS DE DOIS DIAS, DEZESSETE TENENTES JÁ DERROTADOS SAÍRAM DO FORTE PARA A BATALHA FINAL CONTRA QUASE MIL SOLDADOS. NAQUELA FAMOSA CALÇADA DE PEDRAS PORTUGUESAS DE COPACABANA, AINDA EM CONSTRUÇÃO, QUINZE DELES CAÍRAM MORTOS. LOC: UM DOS DOIS SOBREVIVENTES, MUITO FERIDO, ERA O TENENTE EDUARDO GOMES, QUE CHEGOU A BRIGADEIRO E DISPUTOU A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL CONTRA GETÚLIO VARGAS, EM 1949. O OUTRO ERA SIQUEIRA CAMPOS. MAS ATÉ UM CIVIL CHAMADO OTÁVIO CORREIA, QUE RESOLVEU ADERIR AOS TENENTES, MORREU BALEADO. LOC: ESTA REVOLTA, CHAMADA DE OS "DEZOITO DO FORTE", FOI A ORIGEM DO MOVIMENTO CHAMADO DE "TENENTISMO". O EX-SENADOR JARBAS PASSARINHO, QUE CONHECEU E TRABALHOU COM VÁRIOS REMANESCENTES DO TENENTISMO, EXPLICA QUE ARTUR BERNARDES GOVERNOU DURANTE QUATRO ANOS EM PERMANENTE ESTADO DE SÍTIO, DEVIDO À CRISE COM OS MILITARES: Técnica: entrevista Jarbas Passarinho: “No governo de Artur Bernades, o conflito com a área militar foi um conflito permanente. Ele governo quatro anos em Estado de Sítio, deportou os oposicionistas, entre eles esse famoso baiano J. J. Seabra, e provocou reações armadas dos tenentes, que acabaram fazendo a Revolução de 22, a Revolução de 24 desaguou isso na Revolução de 30. O Tenentismo, nesse ponto significava, exatamente, uma reação e uma revolta contra a farsa da eleição na suposta democracia brasileira. Os mortos votavam, e não havia voto secreto. E os partidos eram partidos de caráter regional. Por exemplo, havia o Partido Republicano Mineiro, famoso PRM, Partido Republicano Paulista; eram todos eles localizados, não havia natureza nacional de partidos. Mas o fundamental era o sentido que os tenentes se imbuíram isso da prática da injustiça social no Brasil. As elites dominantes, elas fingiam fazer uma democracia, que na verdade não existia, porque o cerne da democracia está na essência do voto popular. E, esse voto, não sendo secreto, era aquele tipo das várias piadas que, como eu disse ainda a pouco, chamava o morto, o morto votava. TÉC: Hino Da "Internacional Socialista" LOC: O SENADOR ROBERTO FREIRE, DO PPS, ANTIGO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO, EXPLICA QUE A FORMAÇÃO DO PARTIDO AQUI NO BRASIL, FOI EXATAMENTE COMO EM TODOS OS PAÍSES AMERICANOS, A BASE DE IMIGRANTES, A EXCEÇÃO DO CHILE QUE TINHA UMA CLASSE OPERÁRIA MUITO FORTE. Técnica: Roberto Freire: “O Partido comunista surge em 22. Surge na crista do movimento internacional, criado pela Revolução Bolchevique de 17, do movimento sindical nascente, de uma classe operária ainda pequena, mas já com uma presença forte nas principais cidades - e aí eu faço uma referência direta à minha cidade, a cidade do Recife, onde você tinha um movimento operário já expressivo, proporcionalmente á população, e, por isso mesmo com uma presença muito forte na criação do Partido Comunista. Grande parte dos delegados, os nove que fundaram você tinha representantes de Pernambuco e poucos representantes de outros estados. Isso era o quadro eu se tinha desse nascente movimento operário nas cidades, oriundo do Movimento Anarquista e com alguns poucos intelectuais. Talvez aí o mais importante, falar do Astrogildo Pereira, de Niterói, no Rio, que era uma outra área que apresentou uma presença de operários e de células comunistas, Santos não pôde ir, mas era importante naquele momento na vinculação de alguns trabalhadores portuários. Mas era um pequeno partido. Aí seria bom a gente lembrar que aquele ano, 22, marca um pouco o surgimento daquilo que durante toda sua história marcou a história desse país, Mesmo pequeno, mesmo sem ser o maior partido do país, mas sempre foi um partido muito presente na história brasileira. LOC: O PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO FOI CRIADO EM 1922. A INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE NA RÚSSIA, EM 1917, ERA EVIDENTE. AS IDÉIAS ANARQUISTAS E SOCIALISTAS, COMO JÁ DISSEMOS, VIERAM COM OS IMIGRANTES EUROPEUS, PRINCIPALMENTE ITALIANOS. A CRIAÇÃO DO PCB ACONTECEU EM UM MOMENTO DE GRANDES MUDANÇAS NO PAÍS, COMO EXPLICA ROBERTO FREIRE: TÉC: Roberto Freire: “A parir de 22, junto com a criação da nacionalidade, se criou, também, um instrumento de afirmação de cidadania, de revolução social, de mudança das estruturas. Quer dizer, 22 é um marco não apenas na cultura, nas artes, na literatura, que a Semana de Arte Moderna, em São Paulo, criou, mas é também o ano em que surgiu, que durante décadas, o único partido nacional que tivemos, que foi o Partido Comunista do Brasil, que era seu nome de origem, Partido Comunista Brasileiro posteriormente. LOC: NOS SESSENTA ANOS SEGUINTES, O PARTIDO COMUNISTA PASSOU APENAS CINCO NA LEGALIDADE. MAS EM 1922 HOUVE A SEMANA DE ARTE MODERNA, UM MOVIMENTO PAULISTA QUE COMEÇOU COM A ARTISTA PLÁSTICA TARSILA DO AMARAL E OS ESCRITORES OSWALD E MÁRIO DE ANDRADE. LOC: O JORNAL "CORREIO PAULISTANO" DIVULGOU E PATROCINOU A "SEMANA". A REVISTA "KLAXON" SE ENCARREGOU DE SER O VEÍCULO DO MOVIMENTO. O RIO DE JANEIRO, A CAPITAL DO PAÍS, ERA CONSERVADORA DEMAIS EM ARTE. LOC: A SEMANA DE ARTE MODERNA, MARCOU UM ROMPIMENTO COM AS FORMAS EMPOLADAS, FORMAIS, BEM OMPORTADAS. OSWALD DE ANDRADE, RICO E EXIBIDO E MARIO DE ANDRADE, TIMIDO E DE ORIGEM HUMILDE, FORAM OS PRINCIPAIS CABEÇAS DO MODERNISMO, QUE MUDOU O RUMO DAS ARTES NO BRASIL. O MAESTRO HEITOR VILLA-LOBOS FOI O RESULTADO NA MÚSICA DA REVOLUÇÃO ESTÉTICA QUE FOI O MODERNISMO. VAMOS OUVIR O CHORO N. 01: Técnica: Choro nº 01, de Villa Lobos. LOC: NO COMEÇO DA DÉCADA DE 20, OS GAÚCHOS SE MATAVAM EM UMA GUERRA CIVIL. OS XIMANGOS, DE BORGES DE MEDEIROS, QUE GOVERNAVA O RIO GRANDE DO SUL HÁ 20 ANOS, ENFRENTAVAM OS MARAGATOS OU LIBERTADORES, DE RAUL PILLA, BATISTA LUZARDO E ASSIS BRASIL, QUE ERAM PARLAMENTARISTAS, E NÃO ACEITAVAM O CONTINUÍSMO DE BORGES. LOC: APESAR DE TER PASSADO À HISTÓRIA COMO SÍMBOLO DO GAUCHISMO, BORGES DE MEDEIROS ERA MINEIRO DE NASCIMENTO E FILHO DE PERNAMBUCANOS. A GUERRA ERA DE UMA VIOLÊNCIA TERRÍVEL. DEGOLAR OS PRISIONEIROS ERA PRATICA COMUM. LOC: O CARRASCO PASSAVA A FACA NO PESCOÇO DO INIMIGO, DE ORELHA A ORELHA. HOUVE ATÉ UM FAMOSO DEGOLADOR, UM NEGRO XIMANGO, QUE PASSOU DOZE HORAS SEGUIDAS DEGOLANDO DEZENAS DE PRISIONEIROS INDEFESOS. AO FIM DO TRABALHO, CADÁVERES E UMA ENORME POÇA DE SANGUE PELO CHÃO. UM DOS EXECUTADOS ERA PAI DO EX-GOVERNADOR LEONEL BRIZOLA. LOC: A GUERRA TERMINOU EM 1923 COM UM ACORDO QUE DEU NA ELEIÇÃO DE GETÚLIO VARGAS PARA GOVERNADOR. OU PRESIDENTE DO RIO GRANDE DO SUL, COMO SE CHAMAVA NA REPÚBLICA VELHA. LOC: NA CAPITAL DO BRASIL, O RIO DE JANEIRO, O PRINCIPAL MEIO DE TRANSPORTE ERAM OS BONDES, ELES CIRCULAVAM COM UM ANÚNCIO QUE FICOU FAMOSO NA CIDADE: TÉC: "veja, ilustre passageiro, que belo tipo faceiro que o senhor tem a seu lado. No entanto, acredite, quase morreu de bronquite. Salvou-o o rum creosotado". LOC: AS GRANDES FIGURAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NOS ANOS 20 ERAM PIXINGUINHA E SEU GRUPO "OS OITO BATUTAS" E SINHÔ. PIXINGUINHA E SEU GRUPO TOCAVAM NO CINE PALAIS, NA AVENIDA RIO BRANCO, QUEBRANDO UM TABU, PORQUE ALI SÓ ACEITAVAM BRANCOS, TANTO NA PLATÉIA COMO NO PALCO. LOC: RUY BARBOSA ERA FREQUENTADOR ASSÍDUO DO PALAIS. ERA UM DOS PROGRAMAS FAVORITOS DOS GRANFINOS DA ÉPOCA. O EMPRESÁRIO E ARISTOCRATA ARNALDO GUINLE RESOLVEU BANCAR UMA VIAGEM DO GRUPO DE PIXINGUINHA À FRANÇA, EM 1922. LOC: FOI UM SUCESSO DE SEIS MESES. PARIS FERVIA DE INTELECTUAIS E ARTISTAS COMO PICASSO, SALVADOR DALI, ERNEST HEMINGWAY, EUGENE O'NEILL. PIXINGUINHA E OS OITO BATUTAS CHEGARAM À ESTAÇÃO D'ORSAY NO INVERNO DE 1922, VÁRIOS GRAUS ABAIXO DE ZERO, COM ROUPAS LEVES DE VERÃO CARIOCA. LOC: QUASE MORRERAM DE FRIO. SÓ NO DIA SEGUINTE, O BAILARINO DUQUE, QUE VIAJOU COM O GRUPO E CONHECIA BEM A FRANÇA, LEVOU TODO MUNDO PRA COMPRAR ROUPAS DE FRIO. A TEMPORADA DE PIXINGUINHA E OS OITO BATUTAS EM PARIS, DUROU SEIS MESES DE SUCESSOS. LOC: "CARINHOSO", TALVEZ O MAIOR SUCESSO DE PIXINGUINHA, FOI COMPOSTO NOS ANOS 20, MAS SÓ RECEBEU A LETRA DE CARLOS BRAGA, O BRAGUINHA, TAMBÉM CONHECIDO COMO JOÃO DE BARRO, MAIS DE DEZ ANOS DEPOIS, EM 1937. VAMOS OUVIR: TÉC: Carinhoso

Parte 2 - Coluna Prestes e tentativas de derrubar Arthur Bernardes
28:01

Transcrição LOC: O OUTRO GRANDE NOME DA MÚSICA, JOSÉ BARBOSA DA SILVA, O "SINHÔ", DISPUTAVA O TÍTULO DE REI DO SAMBA COM "CANINHA". BOÊMIO, DESCUIDADO COM A SAÚDE, SINHÔ TEVE UMA GRANDE POLÊMICA NOS ANOS 20 COM HEITOR DOS PRAZERES POR CAUSA DA MÚSICA "GOSTO QUE ME ENROSCO", QUE NA PRIMEIRA VERSÃO TINHA O NOME DE "CASSINO MAXIXE". LOC: HEITOR DOS PRAZERES, MISTO DE COMPOSITOR POPULAR E ARTISTA PLÁSTICO, REVOLTADO COM O QUE CHAMOU DE ROUBO, FEZ UM SAMBA GOZANDO SINHÔ: "O REI DOS MEUS SAMBAS". MAS SINHÔ DIZIA: "SAMBA É IGUAL A PASSARINHO. TÁ VOANDO POR AÍ, É DE QUEM PEGAR PRIMEIRO". VAMOS OUVIR O "GOSTO QUE ME ENROSCO". TÉC: Gosto Que Me Enrosco LOC: NÓS JÁ OUVIMOS DUAS MÚSICAS DE SINHÔ COM MÁRIO REIS. MAS ELES SÓ FORAM SE CONHECER EM 1928, E ESTE ENCONTRO MUDOU MUITO A CARA DO SAMBA. NÓS VAMOS FALAR DISSO LOGO, LOGO. LOC: NOS ANOS 20, ESTAVA SURGINDO UM CANTOR QUE SERIA CONHECIDO DEPOIS COMO "O REI DA VOZ". FRANCISCO ALVES, O CHICO ALVES, OU CHICO VIOLA. VAMOS OUVI-LO CANTANDO UMA MÚSICA DO GRANDE ADVERSÁRIO DE SINHÔ, O SAMBISTA CANINHA: QUANDO A MULHER NÃO QUER: TÉC: Quando A Mulher Não Quer LOC: A REPÚBLICA VELHA JÁ DAVA SINAIS DE QUE ESTAVA ESGOTADA. ARTUR BERNARDES GOVERNOU QUATRO ANOS SOB ESTADO DE SÍTIO. EM 1924, TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO EM SÃO PAULO, COM O GENERAL ISIDORO DIAS LOPES COMANDANDO OS TENENTES. LOC: ELE TOMOU A CIDADE DE SÃO PAULO POR TRÊS MESES, COM OS TENENTES. ARTUR BERNARDES MANDOU BOMBARDEAR OS REBELDES, ATINGINDO CASAS DE GENTE QUE NADA TINHA A VER COM A HISTÓRIA. HOUVE COMBATE, MORTES, MAS O GOVERNO VENCEU. LOC: AINDA EM 1924, OS JOVENS MILITARES REBELDES GAÚCHOS, LIDERADOS PELO CAPITÃO LUÍS CARLOS PRESTES, RECEBERAM A ADESÃO DOS PAULISTAS E INICIARAM A MARCHA DE 36 MIL QUILÔMETROS PELO INTERIOR DO BRASIL. ERAM MIL E SEISCENTOS HOMENS. LOC: A COLUNA PRESTES NÃO TINHA UMA IDEOLOGIA ORGANIZADA, UM OBJETIVO CLARO E DEFINIDO. QUERIA MUDAR AS ESTRUTURAS, ACABAR COM AS FRAUDES, COM A CORRUPÇÃO, COM AS OLIGARQUIAS, MORALIZAR O PAÍS. E, É CLARO, DERRUBAR ARTUR BERNARDES. LOC: PRESTES E SEUS COMPANHEIROS ACHAVAM QUE O EXEMPLO DELES IRIA MOBILIZAR O RESTO DAS FORÇAS ARMADAS, PRINCIPALMENTE NA CAPITAL. MAS ISSO NÃO ACONTECEU, E DEPOIS DE TRÊS ANOS, A COLUNA PRESTES SE REFUGIOU NA BOLÍVIA, JÁ COM O PAULISTA WASHINGTON LUÍS NA PRESIDÊNCIA.ERA A SEMENTE DA REVOLUÇÃO DE 30. LOC: NO RODÍZIO CAFÉ-COM-LEITE, SAIU O MINEIRO ARTUR BERNARDES E ELEGEU-SE O PAULISTA WASHINGTON LUÍS. GETÚLIO VARGAS FOI ESCOLHIDO PARA O MINISTÉRIO DA FAZENDA, INTEIRAMENTE SUBMISSO AOS PRODUTORES DE CAFÉ, QUE JÁ SENTIAM OS EFEITOS DA CRISE INTERNACIONAL. POR ISSO, EXIGIAM SUCESSIVAS DESVALORIZAÇÕES DA MOEDA. LOC: O BRASIL JÁ TINHA SUA PRIMEIRA EMISSORA DE RÁDIO, A SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO, VÁRIOS JORNAIS, INCLUSIVE OS ATUAIS O ESTADO DE SÄO PAULO, O GLOBO, O JORNAL DO BRASIL. VAMOS OUVIR ESSE DEPOIMENTO DE ROQUETE PINTO, CRIADOR DA RÁDIO SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO, A PRIMEIRA RÁDIO DO PAÍS. Técnica: depoimento Roquete Pinto: “A verdade é que, durante a exposição do centenário da Independência, em 1922, muito pouca gente se interessou pelas demonstrações experimentais de radiotelefonia, então realizadas pelas companhias norte-americanas, Westing House(?), na estação do Corcovado, e Westing Eletric (?), na Praia Vermelha. Muito pouca gente se interessou. Creio que a causa principal desse desinteresse foram os alto-falantes instalados na exposição. Ouvindo discursos e música reproduzidos no meio de um barulho infernal, tudo rocenho, distorcido, arranhando os ouvidos. Era uma curiosidade, sem maiores consequências.” LOC: WASHINGTON LUÍS TINHA 57 ANOS QUANDO ASSUMIU A PRESIDÊNCIA. TINHA FAMA DE MULHERENGO, DE NAMORADOR, E MUITA GENTE JURAVA QUE ELE MANTINHA UM PAVILHÃO NOS FUNDOS DO PALÁCIO GUANABARA PRA ENCONTROS AMOROSOS. SEU LEMA ERA "GOVERNAR É ABRIR ESTRADAS". LOC: A PRIMEIRA ESCOLA DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO FOI A "DEIXA FALAR", CRIADA POR NILTON BASTOS, ISMAEL SILVA E OUTROS SAMBISTAS. COMO ERAM TODOS CONSIDERADOS PROFESSORES DE SAMBA, O CORDÃO ACABOU VIRANDO "ESCOLA", COMO EXPLICA O CRONISTA MUSICAL, HISTORIADOR E JORNALISTA SÉRGIO CABRAL: TÉC: Sérgio Cabral: “O bloco que ganhou o título de escola de samba. Era um bloco que, por ter professores de samba com Ismael Silva, como Bibi(?), Nilton Bastos e outros, era chamado de escola de samba, quer dizer, não era uma escola de samba, era um títuolo, era como se você homenageasse o meu vasco chamando de escola de futebol. Era uma homenagem, mas como essa expressão “escola e samba” pegou muito bem, se espalhou pelo Rio de Janeiro inteiro e aí surgiram as escolas de samba. TÉC: Hino Do Vasco. LOC: O CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA TEM TALVEZ A HISTÓRIA MAIS BONITA DOS CLUBES DE FUTEBOL DO BRASIL. O VASCO COMEÇOU NO FUTEBOL COMO EXEMPLO DE RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA E CONTRA O RACISMO. VAMOS VOLTAR A SÉRGIO CABRAL, QUE ALIÁS É UM VASCAÍNO HISTÓRICO: TEC: Sérgio Cabral: “Um esporte super racista. Elitista e racista. Não tinha negros, não tinha operários, não tinha, enfim, trabalhadores não atuavam , não participavam dos clubes. Até que, em 1923, o Vasco participou, pela primeira vez, do campeonato do Rio de Janeiro. E participou com negros. Tinha 4 ou % negros no time, além de operários. E foi campeão. Isso custou ao Vasco uma decisão muito difícil, mas que teve que ser tomada. Os demais clubes resolveram expulsar o Vasco da liga se ele continuasse a ter jogadores negros e operários. O Vasco resistiu, e o presidente do Vasco, de então mandou uma carta à Federação dizendo que se o preço da presença do Vaco na liga fosse a demissão de atletas negros e humildes, como disse o presidente, o Vasco preferia sair da liga. E saiu. Com o tempo, as coisas foram se harmonizando, mas os demais clubes, como Fluminense, Flamengo, o Flamengo, que foi muito popular, tem essa mancha no passado. Flamengo, Botafogo, América, esses clubes passaram a fazer exigências contra o Vasco, condições terríveis para ele voltar a participar do campeonato E uma dessas condições foi a construção de um estádio de futebol. Houve uma campanha muito grande entre os Vascaínos. Muita gente humilde, inclusive: condutores de bonde, os portugueses donos de Botequins, a torcida. Todos se juntaram, todos contribuíram e foi construído com esse dinheiro, com esses recursos, o Estádio de São Januário, que foi inaugurado em 1927. LOC: EM 1928, COM 20 ANOS, O GAROTÃO MÁRIO REIS, RICO, RESOLVEU APRENDER VIOLÃO. O PAI DELE ESCOLHEU COMO PROFESSOR UM DOS COMPOSITORES POPULARES DE SUCESSO NA ÉPOCA: SINHÔ, O REI DO SAMBA. ESTE ENCONTRO MUDOU MUITA COISA NA MÚSICA POPULAR. SÉRGIO CABRAL CONTA COMO FOI. TÉC: Sérgio Cabral: “Mário Reis era realmente um homem de família riquíssima, uma das famílias mais ricas do Rio de Janeiro; os proprietários da Fábrica Bangú, de tecidos, e outros empreendimentos imensos. Tudo isso pertencia à família dele. E ele resolveu estudar música, aprender violão. Foi encaminhado a Sinhô, para Sinhô ensiná-lo violão. Quando estava aprendendo violão com Sinhô, ele cantou uma música qualquer e Sinhô adorou a voz dele. Isso foi uma coisa muito importante, porque foi um momento decisivo na história do disco no Brasil, foi um momento em que a gravação elétrica estava sendo introduzida, no lugar da gravação mecânica. LOC: SINHÔ FICOU ENCANTADO COM O JEITO DE CANTAR DE MARIO REIS, AS NOVAS TECNOLOGIAS DE GRAVAÇÃO JÁ PODIAM DISPENSAR OS GRITOS DOS TENORES E BARÍTONOS, QUE NADA TINHAM A VER COM SAMBA E DETURPAVAM O ESPÍRITO DAS MÍSICAS. VAMOS OUVIR “JURA” DE SINHÔ QUE LANÇOU MARIO REIS EM 1928. Técnica: Jura LOC: O MODELO DE CANTOR NOS ANOS 20 ERA VICENTE CELESTINO, COM EU VOZEIRÃO. Téc: Tornei-me um Ébrio. LOC: ERA IMPORTANTE TER VOZ FORTE PORQUE O MATERIAL USADO EM GRAVAÇÕES EM ESTÚDIOS ERA MUITO PRECÁRIO ASSIM COMO OS MICROFONES. VICENTE CELESTINO: Téc: “Acorda patativa, vem cantar...” LOC: ASSIM FOI UMA SURPRESA GERAL QUANDO APARECEU MARIO REIS COM SEU FIO DE VOZ MAIS COLOQUIAL. Téc: Gosto que me enrosco LOC: MARIO REIS INAUGURAVA ASSIM UM ESTILO COMPLETAMENTE DIFERENTE DOS VOZEIRÕES DE CHICO ALVES, DE VICENTE CELESTINO. O ESTILO MARIO REIS, QUASE UMA CONVERSA COM O OUVINTE, SE ENCAIXOU PERFEITAMENTE COM OS SAMBAS DE SINHÔ. COMO ERA RICO, MARIO REIS COMEÇOU TAMBÉM A COMPRAR PARCERIAS COM COMPOSITORES COMO SINHÔ, CARTOLA E OUTROS COMPOSITORES GENIAIS, PORÉM POBRES. LOC: SINHÔ ERA UM MULATO ALTO, MAGRO,...E TUBERCULOSO. TINHA FICADO DOENTE POR CAUSA DA VIDA BOÊMIA, DA MÁ ALIMENTAÇÃO. SÉRGIO CABRAL DIZ QUE ELE MORREU DA TUBERCULOSE, MAS TAMBÉM DE DESGOSTO: TÉC: Sérgio Cabral: “Nessa época, o samba de Sinhô estava sendo ameaçado na sua existência por um novo samba que surgia no Bairro do Estácio de Sá, feito pelos compositores de um bloco carnavalesco chamado “Deixa pra lá”, bloco esse considerado a primeira escola de samba. E nesse bloco estava Ismael Silva, Bidi(?) e vários outros compositores importantes, todos jovens e todos muito talentosos. E o Ismael Silva foi logo gravado pelo Francisco Alves, e, pouco depois, também pelo Mário Reis. E aí aconteceu uma coisa muito sintomática, aquela coisa que o Gláuber Rocha chamava de assassinato cultural. Houve aí, digamos, uma morte cultural. LOC: SINHÔ MORREU ÀS CINCO E MEIA DA TARDE, NO DIA 4 DE AGOSTO DE 1930, AOS 42 ANOS DE IDADE, A BORDO DA BARCA "SÉTIMA", QUANDO IA DA ILHA DO GOVERNADOR, ONDE MORAVA, PARA O CENTRO DO RIO. LOC: CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE LANÇOU SEU POEMA QUE ERA UMA VERDADEIRA PEDRADA NO CONSERVADORISMO BRASILEIRO: TÉC: “no meio do caminho tinha uma pedra; tinha uma pedra no meio do caminho; tinha uma pedra; no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei deste acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas. No meio do caminho tinha uma pedra.” LOC: MESMO COM O SURGIMENTO DO SAMBA, DE PIXINGUINHA, DE SINHÔ, DE MARIO REIS E DE OUTRAS NOVIDADES, VICENTE CELESTINO ERA AINDA UM GRANDE IDOLO POPULAR NOS ANOS 20. ERA CANTOR, COMPOSITOR E ATOR. AS MÚSICAS QUE ELE CANTAVA ERA DELE MESMO, DA MULHER DELE, A ATRIZ GILDA DE ABREU, DO MAESTRO HERCULE VARETO E DE CÂNDIDO DAS NEVES. NO CINEMA, VICENTE CELESTINO DEPOIS IRIA EMPLACAR SUCESSOS COMO O ÉBRIO. UMA DAS MÚSICAS FAVORITAS DELE ERA PORTA ABERTA. Téc: Porta Aberta. LOC: A ECONOMIA DA REPÚBLICA VELHA, BASEADA NA EXPORTAÇÃO DE CAFÉ, ESTAVA FALIDA. A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL DE 1929, O CRACK DA BOLSA DE NOVA IORQUE E O COMEÇO DE UMA GRANDE RECESSÃO INTERNACIONAL, FORAM O GOLPE FINAL NA REPÚBLICA VELHA. OS PODEROSOS E ORGULHOSOS PRODUTORES PAULISTAS ESTAVAM FALIDOS, ARRUINADOS. LOC: QUEIMARAM GRANDES ESTOQUES DE CAFÉ EM PRAÇA PÚBLICA, PRA FORÇAR ALTA DE PREÇOS. NÃO ADIANTOU. EM UM ÚLTIMO ESTERTOR DE PODER, TENTARAM IMPOR O PAULISTA JÚLIO PRESTES COMO SUCESSOR DE WASHINGTON LUÍS. A OPOSIÇÃO FORMOU FORMADA A ALIANÇA LIBERAL, QUE JUNTOU RIO GRANDE DO SUL, MINAS GERAIS E A PARAÍBA, CONTRA A CANDIDATURA PAULISTA.LOC: GETÚLIO VARGAS FOI ESCOLHIDO CANDIDATO, COM O MINEIRO ANTÔNIO CARLOS DE ANDRADA ABRINDO MÃO. JÚLIO PRESTES GANHA, COMO SEMPRE COM MORTOS VOTANDO, E TODO O ARSENAL DISPONÍVEL PARA FRAUDES. LOC: MAS O MODELO ESTAVA ESGOTADO, E ESTOUROU A REVOLUÇÃO DE 30, COM OS GAÚCHOS CHEGANDO AO RIO PARA AMARRAR SEUS CAVALOS NO OBELISCO DA AVENIDA RIO BRANCO, NA CINELÂNDIA. MAS ISSO É PARA O PRÓXIMO PROGRAMA, PARA A PRÓXIMA DÉCADA. LOC: VAMOS ENCERRAR ESTA, QUE FOI DE 20 A 30, COM UMA ESTRELA QUE APARECIA PRA BRILHAR MUITO NOS ANOS SEGUINTES: CARMEN MIRANDA, QUE COM SEU PRIMEIRO SUCESSO, LANÇOU TAMBÉM JOUBERT DE CARVALHO: TAÍ: TÉC: TAÍ. LOC: ESTE FOI O TERCEIRO PROGRAMA DA SÉRIE SÉCULO 20. NO PRÓXIMO, VAMOS VIAJAR DE 1930 A 1940. DO GETÚLIO VARGAS REVOLUCIONÁRIO DE 1930 AO DITADOR DO ESTADO NOVO. E GÊNIOS COMO NOEL ROSA, A MAIOR ESTRELA DOS ANOS 30, LAMARTINE BABO, ARY BARROSO, BRAGUINHA, ISMAEL SILVA E MUITOS PERSONAGENS. LOC: SÉCULO VINTE TEM PRODUÇÃO DE ADELE HEUSI, MARISA..., ROBER... , E MARIA ALICE MONTEIRO. EQUIPE TÉCNICA CARLOS HENRIQUE E PAULO ARTUR. APRESENTAÇÃO DE CEZAR MOTTA E TAÍS VIVAQUA. TCHAU. ******************************************************************************** PROGRAMA 03 TEMA A década de 20; O início da diversificação industrial; A vinda de multinacionais para o Brasil; A semana de Arte Moderna e a fundação do PCB; O Brasil passa a possuir 30 milhões de habitantes. LOCUÇÃO Cezar Motta, Taís Vivaqua, João Narciso e João Marques. ENTREVISTAS Roberto Freire; Roberto Campos; Jarbas Passarinho; Roquete Pinto; Sérgio Cabral. MÚSICAS Fala, Meu Lôro, de Sinhô; Hino da Internacional Socialista; Choro nº 01, de, Villa Lobos; Carinhoso, de PixinguInha; Gosto Que Me Enrosco, de Sinhô, com Mário Reis; Quando a Mulher Não Quer, de Caninha, com Francisco Alves; Hino do Vasco; Jura, de Sinhô, com Mário Reis; Tornei-me um Ébrio, com Vivente Celestino; Porta Aberta, com Vicente Celestino; Taí, de Joubert de Carvalho, com Carmem Miranda.

Transcrição
Parte 1 - Eleição de Epitácio Pessoa e industrialização do Brasil
LOC: NESTE TERCEIRO PROGRAMA DA SÉRIE SÉCULO 20, VAMOS PASSEAR PELA DÉCADA DE 1920 A 1930. DE EPITÁCIO PESSOA A GETÚLIO VARGAS. DA SEMANA DE ARTE MODERNA À REVOLUÇÃO DE 30. téc: "Fala, Meu Louro", de Sinhô. LOC: ESTA MÚSICA, "FALA, MEU LOURO", DE SINHÔ, FOI O GRANDE SUCESSO DO CARNAVAL CARIOCA DE 1920. FOI UM DOS MELHORES CARNAVAIS DA ÉPOCA, PORQUE O BRASIL ESTAVA FINALMENTE CURADO DO TRAUMA DA GRIPE ESPANHOLA, QUE TINHA MATADO 300 MIL PESSOAS EM TODO O PAÍS EM 1918 E 1919. LOC: "FALA, MEU LOURO", FOI COMPOSTA PRA SATIRIZAR RUY BARBOSA, QUE TINHA PERDIDO OUTRA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL, DESTA VEZ PRA EPITÁCIO PESSOA, EM 1919. ERA A JÁ TRADICIONAL MANIA CARIOCA DE DEBOCHAR DOS POLÍTICOS COM MÚSICAS, PIADAS, APELIDOS E FOFOCAS. QUEM ESTÁ CANTANDO É MÁRIO REIS, MAS A GRAVAÇÃO ORIGINAL NÃO FOI COM ELE, QUE SÓ IRIA APARECER DENTRO DE OITO ANOS, COMO VAMOS VER MAIS TARDE. TÉC: sobe som do "Fala Meu Louro" LOC: JOSÉ BARBOSA DA SILVA, CONHECIDO COMO SINHÔ, O FAMOSO REI DO SAMBA, VIVIA DE MÚSICA. ERA PIANISTA, TRABALHAVA NO TEATRO DE REVISTA E FOI AUTOR DE GRANDES SUCESSOS, COMO VEREMOS DEPOIS. LOC: A ELEIÇÃO PERDIDA PARA EPITÁCIO PESSOA, EM 1919, TINHA SIDO A ÚLTIMA CHANCE DE RUY BARBOSA, JÁ COM 70 ANOS. EPITÁCIO PESSOA ERA UM PARAIBANO, APOSENTADO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, MINISTRO DA JUSTIÇA NO GOVERNO CAMPOS SALLES, NO COMEÇO DO SÉCULO. ESTAVA COM 55 ANOS QUANDO TOMOU POSSE EM JULHO DE 1919. TODOS OS SINTOMAS DA CRISE DA REPÚBLICA VELHA QUE DEU NA REVOLUÇÃO DE 30, JÁ EXISTIAM NO SEU GOVERNO. LOC: O BRASIL COMEÇOU A TERCEIRA DÉCADA DO SÉCULO VINTE COM TRINTA MILHÕES E MEIO DE HABITANTES. O CONTROLE DA POLÍTICA E DA ECONOMIA AINDA ERA DOS PRODUTORES PAULISTAS DE CAFÉ E DAS OLIGARQUIAS RURAIS. O PARAIBANO EPITÁCIO PESSOA FOI A PRIMEIRA BRECHA NO ESQUEMA DE PODER CAFÉ-COM-LEITE, OU SEJA, SÃO PAULO E MINAS, DESDE HERMES DA FONSECA. LOC: MAS, COMO VIMOS ANTES, A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, DE 1914 A 17, APRESSOU A INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL. EM 1920, TÍNHAMOS MAIS DE 15 MIL INDÚSTRIAS, A MAIORIA TÊXTEIS, DE CALÇADOS, DE MÓVEIS E DE ALIMENTOS. OS INGLESES TINHAM CRIADO A SOUZA CRUZ, DE CIGARROS, E A FIAT LUX, DE FÓSFOROS. BOA PARTE DOS OPERÁRIOS ERA DE IMIGRANTES, PRINCIPALMENTE ITALIANOS. LOC: MAS TAMBÉM HAVIA ITALIANOS QUE VIRARAM INDUSTRIAIS, COMO OS MATARAZZO, OS SICILIANO, OS RAMENZZONI, OS SCARPA. E MAIS OS LITUANOS KLABIN, OS RUSSOS BLOCH, OS ALEMÃES CERVEJEIROS QUE CRIAM A BRAHMA E A ANTÁRTICA, E OS TAMBÉM ALEMÃES RENNER, DAS TINTAS, E HERING, DAS MALHAS. LOC: EM 1921, CHEGOU A SUÍÇA NESTLÉ, ACUSADA NOS ANOS SEGUINTES DE FAZER PROPAGANDA PELO DESMAME PRECOCE DOS BEBÊS, PRA AUMENTAR AS VENDAS DE LEITE EM PÓ. NO MESMO ANO, 21, O BRASIL TOMOU SEU PRIMEIRO EMPRÉSTIMO AOS ESTADOS UNIDOS, DE 50 MILHÕES DE DÓLARES. ANTES, PEGÁVAMOS DINHEIRO SÓ COM OS INGLESES. LOC: DA ITÁLIA, PRINCIPALMENTE, VIERAM AS IDÉIAS SOCIALISTAS. O SINDICALISMO. O ANARQUISMO, O COMUNISMO, A INICIATIVA DE LUTAS E GREVES POR JORNADAS DE TRABALHO MAIS HUMANAS. LOC: APESAR DAS INDÚSTRIAS QUE CHEGAVAM, O BRASIL, NA DÉCADA DE 20, CONTINUAVA COMO PAÍS AGRÍCOLA, E APESAR DAS INICIATIVAS DE ALGUNS EMPRESÁRIOS, NÃO CONSEGUIAM MONTAR UM PARQUE INDUSTRIAL BRASILEIRO. AS NOVAS FÁBRICAS, REALMENTE IMPORTANTES, ERAM TODAS DE FORA, NÓS VIMOS. LÁ AO NORTE, NOS ESTADOS UNIDOS, UMA EX-COLÔNIA COMO O BRASIL, DO TAMANHO DO BRASIL, E PRATICAMENTE COM A MESMA IDADE DO BRASIL, JÁ TINHA ENTRADO NO SÉCULO 20 COMO UMA POTÊNCIA EMERGENTE, TANTO INDUSTRIAL COMO MILITAR. NO INÍCIO DO SÉCULO, POR EXEMPLO, O PRESIDENTE TEODOR ROOSEVELT, TINHA INAUGURADO A POLÍTICA DO BIG STICK, OU SEJA, O PORRETE, EM UMA TRADUÇÃO APROXIMADA. QUALQUER PAÍS DO MUNDO QUE OFENDESSE OS INTERESSES NORTE-AMERICANOS, SERIA INVADIDO, E ELES TINHAM FORÇA MILITAR PARA ISSO. AS FERROVIAS NO BRASIL FORAM TRAZIDAS PELOS INGLESES, OS ESTADOS UNIDOS, ELES MESMOS, OS NORTE AMERIANOS CONSTRUIRAM AS SUAS PRÓPRIAS LINHAS FÉRREAS, ATRAVÉS DOS GRANDES EMPRESÁRIOS. LOC: A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA JÁ DESPONTAVA NOS ESTADOS UNIDOS COM HENRY FORD, EMPREENDEDORES COMO HENRY FORD. O GOVERNO E O CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS CRIARAM ATÉ UMA LEI ANTI TRUST PARA IMPEDIR O CRESCIMENTO EXAGERADO DOS GRANDES GRUPOS ECONÔMICOS, E O CONSEQUENTE ESMAGAMENTO DOS MENORES. ERA A ESSÊNCIA DO CAPITALISMO. LOC: PORQUE O BRASIL, COMO OS ESTADOS UNIDOS NÃO CRIOU SUA PRÓPRIA INDÚSTRIA NA VIRADA DO SÉCULO E ATÉ OS ANOS 20? VAMOS OUVIR A OPINIÃO PRIMEIRO DE UM MARXISTA HISTÓRICO, O SENADOR ROBERTO FREIRE DO PPS, O ANTIGO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO. DEPOIS A ANÁLISE DE UM LIBERAL CLÁSSICO, O DEPUTADO ROBERTO CAMPOS DO PPB. REPAREM QUE HÁ ALGUNS PONTOS EM COMUM NA ANÁLISE DOS DOIS. PRIMEIRO VAMOS A ROBERTO FREIRE: Técnica: entrevista Roberto Freire: “Talvez o processo de colonização fosse a condicionante fundamental para isso. O Brasil foi colonizado dentro de uma concepção em que as grandes extensões de terra das capitanias hereditárias facilitavam, exatamente, o latifúndio, a monocultura, a economia para mercado externo. Taí as plantations da cana, ou então do predatório, da busca de riquezas de prata e ouro. Toda uma concepção de exploração da nova terra, da terra conquistada. Os Estados Unidos, que surgiu muito posteriormente, teve colonização diversa, era uma colononização de fugidos da fome, de crise na Europa e que vieram para o Novo Mundo, e vieram como pequenos proprietários. Inclusive, todo um processo de distribuição de terra é mais com capacidade de que a família era a responsável pela produção e, portanto, algo que você de, de imediato gerou um mercado interno, e não algo que era produzido para exportação.” LOC: AGORA A ANÁLISE DO LIBERAL ROBERTO CAMPOS, ELE TAMBÉM APONTA O TIPO DE COLONIZAÇÃO COMO UMA DAS CAUSAS PRINCIPAIS DA DIFERENÇA DE DESENVOLVIMENTO ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS. Técnica: entrevista Roberto Campos: “ As razões são múltiplas. Uma razão importante é de natureza cultural. Estados Unidos foram colonizados por uma potência que tinha feito a Revolução Industrial, a Inglaterra. O elemento cultural era bastante superior ao elemento cultural da Península Ibérica. Em segundo lugar, os Estados Unidos foram colonizados através de ondas de imigrantes à busca da liberdade e insistindo na livre iniciativa. Eles estavam fugindo do governo, portanto criaram um sistema que privilegiava a criatividade e iniciativa individual. Enquanto que o Brasil importou de Portugal a cultura das ordenações e da dependência governamental. Terceiro lugar, os EUA importaram instituições democráticas, enquanto que a Península Ibérica era caracterizada por um autoritarismo retrógrado. Mas eu acho que o elemento mais importante é, também, que os imigrantes que aportaram nos EUA não pensavam em voltar, eles criavam uma nova pátria, ao passo que, na visão lusitana e Ibérica, a América Latina é apenas um entreposto para a exploração de riquezas naturais. LOC: EPITÁCIO PESSOA, COMO NORDESTINO, APLICOU 15 POR CENTO DO ORÇAMENTO NA SUA REGIÃO, EM AÇUDES, FERROVIAS, RODOVIAS, ELETRIFICAÇÃO. FOI O PRIMEIRO PRESIDENTE A CUIDAR DO NORDESTE, E O QUE MAIS DEU ATENÇÃO À REGIÃO, ATÉ HOJE. LOC: A PRIMEIRA GRANDE CRISE DE SEU GOVERNO FOI O PRÓPRIO EPITÁCIO PESSOA QUEM PROVOCOU: ELE TEVE A AUDÁCIA DE NOMEAR DOIS CIVIS PARA MINISTÉRIOS MILITARES. FOI A PRIMEIRA E ÚNICA VEZ EM TODA A HISTÓRIA REPUBLICANA DO BRASIL. O ENGENHEIRO E HISTORIADOR PANDIÁ CALÓGERAS VIROU MINISTRO DA GUERRA, ANTIGO NOME DO MINISTÉRIO DO EXÉRCITO. LOC: E O MINEIRO AFONSO PENA JÚNIOR, FILHO DO EX-PRESIDENTE, FOI ESCOLHIDO COMO MINISTRO DA MARINHA. RESULTADO: CRISE MILITAR. COMO JÁ DISSEMOS, OS MILITARES, DESDE A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA, NÃO TINHAM SÓ A TAREFA DE COMBATER O INIMIGO EXTERNO, NÃO. LOC: ELES TAMBÉM PODIAM INTERVIR NA POLÍTICA INTERNA. COMO A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA FOI UM GOLPE MILITAR, ELES HERDARAM O PODER MODERADOR, QUE ERA DO IMPERADOR. E NUNCA ACEITARAM CIVIS DIRIGINDO SEUS MINISTÉRIOS COMO ATÉ HOJE. FOI DIFÍCIL CONTORNAR A CRISE. LOC: PRA PIORAR A SITUAÇÃO, PANDIÁ CALÓGERAS RESOLVEU TRAZER DA FRANÇA UMA MISSÃO MILITAR PARA TREINAR E ADESTRAR OS MILITARES BRASILEIROS. O CHEFE DA MISSÃO FOI O CORONEL MAURICE GAMELIN, DO ESTADO-MAIOR DO MARECHAL JOFFRE. LOC: EPITÁCIO ENFRENTOU TAMBÉM DUAS CRISES LOCALIZADAS, REGIONAIS: NA BAHIA E EM PERNAMBUCO. NOS DOIS CASOS, O EXÉRCITO E A MARINHA INTERVIERAM PARA GARANTIR AS OLIGARQUIAS LOCAIS. POR CAUSA DA INTERVENÇÃO EM PERNAMBUCO, EPITÁCIO PESSOA FOI CHAMADO PELO "CORREIO DA MANHÃ", EM EDITORIAL DE "NERO DO UMBUZEIRO". LOC: UMBUZEIRO ERA A CIDADE NATAL DE EPITÁCIO. LOC: O EDITOR- CHEFE DO JORNAL ERA MÁRIO RODRIGUES, PAI DO DRAMATURGO NELSON RODRIGUES. MAS CRISE NO PLANO NACIONAL NÃO TINHA TERMINADO. ESTAVA LATENTE E ESTOUROU EM OUTUBRO DE 1921. FOI A PIOR DE TODA A REPÚBLICA VELHA ATÉ AQUELE MOMENTO: LOC: EPITÁCIO JÁ TINHA CANDIDATO À SUA SUCESSÃO, O MINEIRO ARTUR BERNARDES. ERA A VOLTA DO CAFÉ-COM-LEITE. ARTUR ERA ANTIPÁTICO E AUTORITÁRIO. O ESPÍRITO CARIOCA LOGO VIU SEMELHANÇAS ENTRE BERNARDES E UM BODE, E VEIO O APELIDO: SEU MÉ. DEU ATÉ MARCHINHA DE CARNAVAL, E PRISÃO PARA O AUTOR, FREIRE JÚNIOR. LOC: E AÍ, NOVAMENTE, O "CORREIO DA MANHÃ" . O JORNAL DE EDMUNDO BITTENCOURT, ADVERSÁRIO MORTAL DE EPITÁCIO E DA CANDIDATURA ARTUR BERNARDES, PUBLICOU DUAS CARTAS ALTAMENTE OFENSIVAS AOS MILITARES. QUEM ENCAMINHOU AS CARTAS AO JORNAL FOI O SENADOR IRINEU MACHADO. AS CARTAS ERAM ATRIBUÍDAS A ARTUR BERNARDES, EM PLENA CAMPANHA. LOC: IRINEU MACHADO TINHA OUTRO CANDIDATO: NILO PEÇANHA, CHAMADO PELOS INIMIGOS DE "O MOLEQUE PRESEPEIRO", QUE TINHA SIDO PRESIDENTE QUANDO MORREU O TITULAR CAMPOS SALES. TAMBÉM QUERIA SER CANDIDATO PELA OPOSIÇÃO O MARECHAL HERMES DA FONSECA, EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, ATUAL PRESIDENTE DO PODEROSÍSSIMO CLUBE MILITAR. LOC: POIS BEM, AS CARTAS CHAMAVAM OS MILITARES DE VENAIS, O MARECHAL HERMES DE "SARGENTÃO SEM COMPOSTURA" E SUGERIAM QUE HERMES DESISTIRIA DA CANDIDATURA SE FOSSE DEVIDAMENTE SUBORNADO. O DESTINATÁRIO ERA O ENTÃO MINISTRO DA MARINHA RAUL SOARES. LOC: A CRISE ESTOUROU DE VEZ. A OFICIALIDADE JOVEM QUERIA DERRUBAR O GOVERNO. BERNARDES, EPITÁCIO E SEUS ALIADOS JURAVAM QUE AS CARTAS ERAM FALSAS. NEM PERITOS ITALIANOS E FRANCESES RESOLVERAM A QUESTÃO. OS MILITARES ESTAVAM EM PÉ DE GUERRA. LOC: VIERAM AS ELEIÇÕES, EM MEIO À CRISE, E HERMES FOI VETADO PELA OPOSIÇÃO, PORQUE ERA CONSIDERADO MUITO VELHO. ALÉM DISSO, ERA UMA CANDIDATURA MILITARISTA, E QUE NÃO GOSTAVA DAS OLIGARQUIAS. ARTUR BERNARDES ERA VAIADO EM TODO CANTO QUE IA, EM SUA CAMPANHA. LOC: MESMO ASSIM, EM MAIS UMA ELEIÇÃO CHEIA DE FRAUDES, BERNARDES VENCEU NILO PEÇANHA NA ELEIÇÃO DE PRIMEIRO DE MARÇO DE 22. ANTES DE SUA POSSE, O MARECHAL HERMES ATACOU AS OLIGARQUIAS, O PRESIDENTE EPITÁCIO E O CANDIDATO VITORIOSO, ARTUR BERNARDES. LOC: EPITÁCIO MANDOU FECHAR O CLUBE MILITAR E PRENDER O MARECHAL HERMES. UMA AFRONTA. OS JOVENS TENENTES, REVOLTADOS, SE REBELARAM NO FORTE DE COPACABANA, NO DIA 5 DE MARÇO. O PRESIDENTE DECRETOU O ESTADO DE SÍTIO E IMPEDIU QUE OUTROS QUARTÉIS ADERISSEM. LOC: EPITÁCIO MANDOU BOMBARDEAR O FORTE COPACABANA E, DEPOIS DE DOIS DIAS, DEZESSETE TENENTES JÁ DERROTADOS SAÍRAM DO FORTE PARA A BATALHA FINAL CONTRA QUASE MIL SOLDADOS. NAQUELA FAMOSA CALÇADA DE PEDRAS PORTUGUESAS DE COPACABANA, AINDA EM CONSTRUÇÃO, QUINZE DELES CAÍRAM MORTOS. LOC: UM DOS DOIS SOBREVIVENTES, MUITO FERIDO, ERA O TENENTE EDUARDO GOMES, QUE CHEGOU A BRIGADEIRO E DISPUTOU A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL CONTRA GETÚLIO VARGAS, EM 1949. O OUTRO ERA SIQUEIRA CAMPOS. MAS ATÉ UM CIVIL CHAMADO OTÁVIO CORREIA, QUE RESOLVEU ADERIR AOS TENENTES, MORREU BALEADO. LOC: ESTA REVOLTA, CHAMADA DE OS "DEZOITO DO FORTE", FOI A ORIGEM DO MOVIMENTO CHAMADO DE "TENENTISMO". O EX-SENADOR JARBAS PASSARINHO, QUE CONHECEU E TRABALHOU COM VÁRIOS REMANESCENTES DO TENENTISMO, EXPLICA QUE ARTUR BERNARDES GOVERNOU DURANTE QUATRO ANOS EM PERMANENTE ESTADO DE SÍTIO, DEVIDO À CRISE COM OS MILITARES: Técnica: entrevista Jarbas Passarinho: “No governo de Artur Bernades, o conflito com a área militar foi um conflito permanente. Ele governo quatro anos em Estado de Sítio, deportou os oposicionistas, entre eles esse famoso baiano J. J. Seabra, e provocou reações armadas dos tenentes, que acabaram fazendo a Revolução de 22, a Revolução de 24 desaguou isso na Revolução de 30. O Tenentismo, nesse ponto significava, exatamente, uma reação e uma revolta contra a farsa da eleição na suposta democracia brasileira. Os mortos votavam, e não havia voto secreto. E os partidos eram partidos de caráter regional. Por exemplo, havia o Partido Republicano Mineiro, famoso PRM, Partido Republicano Paulista; eram todos eles localizados, não havia natureza nacional de partidos. Mas o fundamental era o sentido que os tenentes se imbuíram isso da prática da injustiça social no Brasil. As elites dominantes, elas fingiam fazer uma democracia, que na verdade não existia, porque o cerne da democracia está na essência do voto popular. E, esse voto, não sendo secreto, era aquele tipo das várias piadas que, como eu disse ainda a pouco, chamava o morto, o morto votava. TÉC: Hino Da "Internacional Socialista" LOC: O SENADOR ROBERTO FREIRE, DO PPS, ANTIGO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO, EXPLICA QUE A FORMAÇÃO DO PARTIDO AQUI NO BRASIL, FOI EXATAMENTE COMO EM TODOS OS PAÍSES AMERICANOS, A BASE DE IMIGRANTES, A EXCEÇÃO DO CHILE QUE TINHA UMA CLASSE OPERÁRIA MUITO FORTE. Técnica: Roberto Freire: “O Partido comunista surge em 22. Surge na crista do movimento internacional, criado pela Revolução Bolchevique de 17, do movimento sindical nascente, de uma classe operária ainda pequena, mas já com uma presença forte nas principais cidades - e aí eu faço uma referência direta à minha cidade, a cidade do Recife, onde você tinha um movimento operário já expressivo, proporcionalmente á população, e, por isso mesmo com uma presença muito forte na criação do Partido Comunista. Grande parte dos delegados, os nove que fundaram você tinha representantes de Pernambuco e poucos representantes de outros estados. Isso era o quadro eu se tinha desse nascente movimento operário nas cidades, oriundo do Movimento Anarquista e com alguns poucos intelectuais. Talvez aí o mais importante, falar do Astrogildo Pereira, de Niterói, no Rio, que era uma outra área que apresentou uma presença de operários e de células comunistas, Santos não pôde ir, mas era importante naquele momento na vinculação de alguns trabalhadores portuários. Mas era um pequeno partido. Aí seria bom a gente lembrar que aquele ano, 22, marca um pouco o surgimento daquilo que durante toda sua história marcou a história desse país, Mesmo pequeno, mesmo sem ser o maior partido do país, mas sempre foi um partido muito presente na história brasileira. LOC: O PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO FOI CRIADO EM 1922. A INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE NA RÚSSIA, EM 1917, ERA EVIDENTE. AS IDÉIAS ANARQUISTAS E SOCIALISTAS, COMO JÁ DISSEMOS, VIERAM COM OS IMIGRANTES EUROPEUS, PRINCIPALMENTE ITALIANOS. A CRIAÇÃO DO PCB ACONTECEU EM UM MOMENTO DE GRANDES MUDANÇAS NO PAÍS, COMO EXPLICA ROBERTO FREIRE: TÉC: Roberto Freire: “A parir de 22, junto com a criação da nacionalidade, se criou, também, um instrumento de afirmação de cidadania, de revolução social, de mudança das estruturas. Quer dizer, 22 é um marco não apenas na cultura, nas artes, na literatura, que a Semana de Arte Moderna, em São Paulo, criou, mas é também o ano em que surgiu, que durante décadas, o único partido nacional que tivemos, que foi o Partido Comunista do Brasil, que era seu nome de origem, Partido Comunista Brasileiro posteriormente. LOC: NOS SESSENTA ANOS SEGUINTES, O PARTIDO COMUNISTA PASSOU APENAS CINCO NA LEGALIDADE. MAS EM 1922 HOUVE A SEMANA DE ARTE MODERNA, UM MOVIMENTO PAULISTA QUE COMEÇOU COM A ARTISTA PLÁSTICA TARSILA DO AMARAL E OS ESCRITORES OSWALD E MÁRIO DE ANDRADE. LOC: O JORNAL "CORREIO PAULISTANO" DIVULGOU E PATROCINOU A "SEMANA". A REVISTA "KLAXON" SE ENCARREGOU DE SER O VEÍCULO DO MOVIMENTO. O RIO DE JANEIRO, A CAPITAL DO PAÍS, ERA CONSERVADORA DEMAIS EM ARTE. LOC: A SEMANA DE ARTE MODERNA, MARCOU UM ROMPIMENTO COM AS FORMAS EMPOLADAS, FORMAIS, BEM OMPORTADAS. OSWALD DE ANDRADE, RICO E EXIBIDO E MARIO DE ANDRADE, TIMIDO E DE ORIGEM HUMILDE, FORAM OS PRINCIPAIS CABEÇAS DO MODERNISMO, QUE MUDOU O RUMO DAS ARTES NO BRASIL. O MAESTRO HEITOR VILLA-LOBOS FOI O RESULTADO NA MÚSICA DA REVOLUÇÃO ESTÉTICA QUE FOI O MODERNISMO. VAMOS OUVIR O CHORO N. 01: Técnica: Choro nº 01, de Villa Lobos. LOC: NO COMEÇO DA DÉCADA DE 20, OS GAÚCHOS SE MATAVAM EM UMA GUERRA CIVIL. OS XIMANGOS, DE BORGES DE MEDEIROS, QUE GOVERNAVA O RIO GRANDE DO SUL HÁ 20 ANOS, ENFRENTAVAM OS MARAGATOS OU LIBERTADORES, DE RAUL PILLA, BATISTA LUZARDO E ASSIS BRASIL, QUE ERAM PARLAMENTARISTAS, E NÃO ACEITAVAM O CONTINUÍSMO DE BORGES. LOC: APESAR DE TER PASSADO À HISTÓRIA COMO SÍMBOLO DO GAUCHISMO, BORGES DE MEDEIROS ERA MINEIRO DE NASCIMENTO E FILHO DE PERNAMBUCANOS. A GUERRA ERA DE UMA VIOLÊNCIA TERRÍVEL. DEGOLAR OS PRISIONEIROS ERA PRATICA COMUM. LOC: O CARRASCO PASSAVA A FACA NO PESCOÇO DO INIMIGO, DE ORELHA A ORELHA. HOUVE ATÉ UM FAMOSO DEGOLADOR, UM NEGRO XIMANGO, QUE PASSOU DOZE HORAS SEGUIDAS DEGOLANDO DEZENAS DE PRISIONEIROS INDEFESOS. AO FIM DO TRABALHO, CADÁVERES E UMA ENORME POÇA DE SANGUE PELO CHÃO. UM DOS EXECUTADOS ERA PAI DO EX-GOVERNADOR LEONEL BRIZOLA. LOC: A GUERRA TERMINOU EM 1923 COM UM ACORDO QUE DEU NA ELEIÇÃO DE GETÚLIO VARGAS PARA GOVERNADOR. OU PRESIDENTE DO RIO GRANDE DO SUL, COMO SE CHAMAVA NA REPÚBLICA VELHA. LOC: NA CAPITAL DO BRASIL, O RIO DE JANEIRO, O PRINCIPAL MEIO DE TRANSPORTE ERAM OS BONDES, ELES CIRCULAVAM COM UM ANÚNCIO QUE FICOU FAMOSO NA CIDADE: TÉC: "veja, ilustre passageiro, que belo tipo faceiro que o senhor tem a seu lado. No entanto, acredite, quase morreu de bronquite. Salvou-o o rum creosotado". LOC: AS GRANDES FIGURAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NOS ANOS 20 ERAM PIXINGUINHA E SEU GRUPO "OS OITO BATUTAS" E SINHÔ. PIXINGUINHA E SEU GRUPO TOCAVAM NO CINE PALAIS, NA AVENIDA RIO BRANCO, QUEBRANDO UM TABU, PORQUE ALI SÓ ACEITAVAM BRANCOS, TANTO NA PLATÉIA COMO NO PALCO. LOC: RUY BARBOSA ERA FREQUENTADOR ASSÍDUO DO PALAIS. ERA UM DOS PROGRAMAS FAVORITOS DOS GRANFINOS DA ÉPOCA. O EMPRESÁRIO E ARISTOCRATA ARNALDO GUINLE RESOLVEU BANCAR UMA VIAGEM DO GRUPO DE PIXINGUINHA À FRANÇA, EM 1922. LOC: FOI UM SUCESSO DE SEIS MESES. PARIS FERVIA DE INTELECTUAIS E ARTISTAS COMO PICASSO, SALVADOR DALI, ERNEST HEMINGWAY, EUGENE O'NEILL. PIXINGUINHA E OS OITO BATUTAS CHEGARAM À ESTAÇÃO D'ORSAY NO INVERNO DE 1922, VÁRIOS GRAUS ABAIXO DE ZERO, COM ROUPAS LEVES DE VERÃO CARIOCA. LOC: QUASE MORRERAM DE FRIO. SÓ NO DIA SEGUINTE, O BAILARINO DUQUE, QUE VIAJOU COM O GRUPO E CONHECIA BEM A FRANÇA, LEVOU TODO MUNDO PRA COMPRAR ROUPAS DE FRIO. A TEMPORADA DE PIXINGUINHA E OS OITO BATUTAS EM PARIS, DUROU SEIS MESES DE SUCESSOS. LOC: "CARINHOSO", TALVEZ O MAIOR SUCESSO DE PIXINGUINHA, FOI COMPOSTO NOS ANOS 20, MAS SÓ RECEBEU A LETRA DE CARLOS BRAGA, O BRAGUINHA, TAMBÉM CONHECIDO COMO JOÃO DE BARRO, MAIS DE DEZ ANOS DEPOIS, EM 1937. VAMOS OUVIR: TÉC: Carinhoso

Parte 2 - Coluna Prestes e tentativas de derrubar Arthur Bernardes
LOC: O OUTRO GRANDE NOME DA MÚSICA, JOSÉ BARBOSA DA SILVA, O "SINHÔ", DISPUTAVA O TÍTULO DE REI DO SAMBA COM "CANINHA". BOÊMIO, DESCUIDADO COM A SAÚDE, SINHÔ TEVE UMA GRANDE POLÊMICA NOS ANOS 20 COM HEITOR DOS PRAZERES POR CAUSA DA MÚSICA "GOSTO QUE ME ENROSCO", QUE NA PRIMEIRA VERSÃO TINHA O NOME DE "CASSINO MAXIXE". LOC: HEITOR DOS PRAZERES, MISTO DE COMPOSITOR POPULAR E ARTISTA PLÁSTICO, REVOLTADO COM O QUE CHAMOU DE ROUBO, FEZ UM SAMBA GOZANDO SINHÔ: "O REI DOS MEUS SAMBAS". MAS SINHÔ DIZIA: "SAMBA É IGUAL A PASSARINHO. TÁ VOANDO POR AÍ, É DE QUEM PEGAR PRIMEIRO". VAMOS OUVIR O "GOSTO QUE ME ENROSCO". TÉC: Gosto Que Me Enrosco LOC: NÓS JÁ OUVIMOS DUAS MÚSICAS DE SINHÔ COM MÁRIO REIS. MAS ELES SÓ FORAM SE CONHECER EM 1928, E ESTE ENCONTRO MUDOU MUITO A CARA DO SAMBA. NÓS VAMOS FALAR DISSO LOGO, LOGO. LOC: NOS ANOS 20, ESTAVA SURGINDO UM CANTOR QUE SERIA CONHECIDO DEPOIS COMO "O REI DA VOZ". FRANCISCO ALVES, O CHICO ALVES, OU CHICO VIOLA. VAMOS OUVI-LO CANTANDO UMA MÚSICA DO GRANDE ADVERSÁRIO DE SINHÔ, O SAMBISTA CANINHA: QUANDO A MULHER NÃO QUER: TÉC: Quando A Mulher Não Quer LOC: A REPÚBLICA VELHA JÁ DAVA SINAIS DE QUE ESTAVA ESGOTADA. ARTUR BERNARDES GOVERNOU QUATRO ANOS SOB ESTADO DE SÍTIO. EM 1924, TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO EM SÃO PAULO, COM O GENERAL ISIDORO DIAS LOPES COMANDANDO OS TENENTES. LOC: ELE TOMOU A CIDADE DE SÃO PAULO POR TRÊS MESES, COM OS TENENTES. ARTUR BERNARDES MANDOU BOMBARDEAR OS REBELDES, ATINGINDO CASAS DE GENTE QUE NADA TINHA A VER COM A HISTÓRIA. HOUVE COMBATE, MORTES, MAS O GOVERNO VENCEU. LOC: AINDA EM 1924, OS JOVENS MILITARES REBELDES GAÚCHOS, LIDERADOS PELO CAPITÃO LUÍS CARLOS PRESTES, RECEBERAM A ADESÃO DOS PAULISTAS E INICIARAM A MARCHA DE 36 MIL QUILÔMETROS PELO INTERIOR DO BRASIL. ERAM MIL E SEISCENTOS HOMENS. LOC: A COLUNA PRESTES NÃO TINHA UMA IDEOLOGIA ORGANIZADA, UM OBJETIVO CLARO E DEFINIDO. QUERIA MUDAR AS ESTRUTURAS, ACABAR COM AS FRAUDES, COM A CORRUPÇÃO, COM AS OLIGARQUIAS, MORALIZAR O PAÍS. E, É CLARO, DERRUBAR ARTUR BERNARDES. LOC: PRESTES E SEUS COMPANHEIROS ACHAVAM QUE O EXEMPLO DELES IRIA MOBILIZAR O RESTO DAS FORÇAS ARMADAS, PRINCIPALMENTE NA CAPITAL. MAS ISSO NÃO ACONTECEU, E DEPOIS DE TRÊS ANOS, A COLUNA PRESTES SE REFUGIOU NA BOLÍVIA, JÁ COM O PAULISTA WASHINGTON LUÍS NA PRESIDÊNCIA.ERA A SEMENTE DA REVOLUÇÃO DE 30. LOC: NO RODÍZIO CAFÉ-COM-LEITE, SAIU O MINEIRO ARTUR BERNARDES E ELEGEU-SE O PAULISTA WASHINGTON LUÍS. GETÚLIO VARGAS FOI ESCOLHIDO PARA O MINISTÉRIO DA FAZENDA, INTEIRAMENTE SUBMISSO AOS PRODUTORES DE CAFÉ, QUE JÁ SENTIAM OS EFEITOS DA CRISE INTERNACIONAL. POR ISSO, EXIGIAM SUCESSIVAS DESVALORIZAÇÕES DA MOEDA. LOC: O BRASIL JÁ TINHA SUA PRIMEIRA EMISSORA DE RÁDIO, A SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO, VÁRIOS JORNAIS, INCLUSIVE OS ATUAIS O ESTADO DE SÄO PAULO, O GLOBO, O JORNAL DO BRASIL. VAMOS OUVIR ESSE DEPOIMENTO DE ROQUETE PINTO, CRIADOR DA RÁDIO SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO, A PRIMEIRA RÁDIO DO PAÍS. Técnica: depoimento Roquete Pinto: “A verdade é que, durante a exposição do centenário da Independência, em 1922, muito pouca gente se interessou pelas demonstrações experimentais de radiotelefonia, então realizadas pelas companhias norte-americanas, Westing House(?), na estação do Corcovado, e Westing Eletric (?), na Praia Vermelha. Muito pouca gente se interessou. Creio que a causa principal desse desinteresse foram os alto-falantes instalados na exposição. Ouvindo discursos e música reproduzidos no meio de um barulho infernal, tudo rocenho, distorcido, arranhando os ouvidos. Era uma curiosidade, sem maiores consequências.” LOC: WASHINGTON LUÍS TINHA 57 ANOS QUANDO ASSUMIU A PRESIDÊNCIA. TINHA FAMA DE MULHERENGO, DE NAMORADOR, E MUITA GENTE JURAVA QUE ELE MANTINHA UM PAVILHÃO NOS FUNDOS DO PALÁCIO GUANABARA PRA ENCONTROS AMOROSOS. SEU LEMA ERA "GOVERNAR É ABRIR ESTRADAS". LOC: A PRIMEIRA ESCOLA DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO FOI A "DEIXA FALAR", CRIADA POR NILTON BASTOS, ISMAEL SILVA E OUTROS SAMBISTAS. COMO ERAM TODOS CONSIDERADOS PROFESSORES DE SAMBA, O CORDÃO ACABOU VIRANDO "ESCOLA", COMO EXPLICA O CRONISTA MUSICAL, HISTORIADOR E JORNALISTA SÉRGIO CABRAL: TÉC: Sérgio Cabral: “O bloco que ganhou o título de escola de samba. Era um bloco que, por ter professores de samba com Ismael Silva, como Bibi(?), Nilton Bastos e outros, era chamado de escola de samba, quer dizer, não era uma escola de samba, era um títuolo, era como se você homenageasse o meu vasco chamando de escola de futebol. Era uma homenagem, mas como essa expressão “escola e samba” pegou muito bem, se espalhou pelo Rio de Janeiro inteiro e aí surgiram as escolas de samba. TÉC: Hino Do Vasco. LOC: O CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA TEM TALVEZ A HISTÓRIA MAIS BONITA DOS CLUBES DE FUTEBOL DO BRASIL. O VASCO COMEÇOU NO FUTEBOL COMO EXEMPLO DE RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA E CONTRA O RACISMO. VAMOS VOLTAR A SÉRGIO CABRAL, QUE ALIÁS É UM VASCAÍNO HISTÓRICO: TEC: Sérgio Cabral: “Um esporte super racista. Elitista e racista. Não tinha negros, não tinha operários, não tinha, enfim, trabalhadores não atuavam , não participavam dos clubes. Até que, em 1923, o Vasco participou, pela primeira vez, do campeonato do Rio de Janeiro. E participou com negros. Tinha 4 ou % negros no time, além de operários. E foi campeão. Isso custou ao Vasco uma decisão muito difícil, mas que teve que ser tomada. Os demais clubes resolveram expulsar o Vasco da liga se ele continuasse a ter jogadores negros e operários. O Vasco resistiu, e o presidente do Vasco, de então mandou uma carta à Federação dizendo que se o preço da presença do Vaco na liga fosse a demissão de atletas negros e humildes, como disse o presidente, o Vasco preferia sair da liga. E saiu. Com o tempo, as coisas foram se harmonizando, mas os demais clubes, como Fluminense, Flamengo, o Flamengo, que foi muito popular, tem essa mancha no passado. Flamengo, Botafogo, América, esses clubes passaram a fazer exigências contra o Vasco, condições terríveis para ele voltar a participar do campeonato E uma dessas condições foi a construção de um estádio de futebol. Houve uma campanha muito grande entre os Vascaínos. Muita gente humilde, inclusive: condutores de bonde, os portugueses donos de Botequins, a torcida. Todos se juntaram, todos contribuíram e foi construído com esse dinheiro, com esses recursos, o Estádio de São Januário, que foi inaugurado em 1927. LOC: EM 1928, COM 20 ANOS, O GAROTÃO MÁRIO REIS, RICO, RESOLVEU APRENDER VIOLÃO. O PAI DELE ESCOLHEU COMO PROFESSOR UM DOS COMPOSITORES POPULARES DE SUCESSO NA ÉPOCA: SINHÔ, O REI DO SAMBA. ESTE ENCONTRO MUDOU MUITA COISA NA MÚSICA POPULAR. SÉRGIO CABRAL CONTA COMO FOI. TÉC: Sérgio Cabral: “Mário Reis era realmente um homem de família riquíssima, uma das famílias mais ricas do Rio de Janeiro; os proprietários da Fábrica Bangú, de tecidos, e outros empreendimentos imensos. Tudo isso pertencia à família dele. E ele resolveu estudar música, aprender violão. Foi encaminhado a Sinhô, para Sinhô ensiná-lo violão. Quando estava aprendendo violão com Sinhô, ele cantou uma música qualquer e Sinhô adorou a voz dele. Isso foi uma coisa muito importante, porque foi um momento decisivo na história do disco no Brasil, foi um momento em que a gravação elétrica estava sendo introduzida, no lugar da gravação mecânica. LOC: SINHÔ FICOU ENCANTADO COM O JEITO DE CANTAR DE MARIO REIS, AS NOVAS TECNOLOGIAS DE GRAVAÇÃO JÁ PODIAM DISPENSAR OS GRITOS DOS TENORES E BARÍTONOS, QUE NADA TINHAM A VER COM SAMBA E DETURPAVAM O ESPÍRITO DAS MÍSICAS. VAMOS OUVIR “JURA” DE SINHÔ QUE LANÇOU MARIO REIS EM 1928. Técnica: Jura LOC: O MODELO DE CANTOR NOS ANOS 20 ERA VICENTE CELESTINO, COM EU VOZEIRÃO. Téc: Tornei-me um Ébrio. LOC: ERA IMPORTANTE TER VOZ FORTE PORQUE O MATERIAL USADO EM GRAVAÇÕES EM ESTÚDIOS ERA MUITO PRECÁRIO ASSIM COMO OS MICROFONES. VICENTE CELESTINO: Téc: “Acorda patativa, vem cantar...” LOC: ASSIM FOI UMA SURPRESA GERAL QUANDO APARECEU MARIO REIS COM SEU FIO DE VOZ MAIS COLOQUIAL. Téc: Gosto que me enrosco LOC: MARIO REIS INAUGURAVA ASSIM UM ESTILO COMPLETAMENTE DIFERENTE DOS VOZEIRÕES DE CHICO ALVES, DE VICENTE CELESTINO. O ESTILO MARIO REIS, QUASE UMA CONVERSA COM O OUVINTE, SE ENCAIXOU PERFEITAMENTE COM OS SAMBAS DE SINHÔ. COMO ERA RICO, MARIO REIS COMEÇOU TAMBÉM A COMPRAR PARCERIAS COM COMPOSITORES COMO SINHÔ, CARTOLA E OUTROS COMPOSITORES GENIAIS, PORÉM POBRES. LOC: SINHÔ ERA UM MULATO ALTO, MAGRO,...E TUBERCULOSO. TINHA FICADO DOENTE POR CAUSA DA VIDA BOÊMIA, DA MÁ ALIMENTAÇÃO. SÉRGIO CABRAL DIZ QUE ELE MORREU DA TUBERCULOSE, MAS TAMBÉM DE DESGOSTO: TÉC: Sérgio Cabral: “Nessa época, o samba de Sinhô estava sendo ameaçado na sua existência por um novo samba que surgia no Bairro do Estácio de Sá, feito pelos compositores de um bloco carnavalesco chamado “Deixa pra lá”, bloco esse considerado a primeira escola de samba. E nesse bloco estava Ismael Silva, Bidi(?) e vários outros compositores importantes, todos jovens e todos muito talentosos. E o Ismael Silva foi logo gravado pelo Francisco Alves, e, pouco depois, também pelo Mário Reis. E aí aconteceu uma coisa muito sintomática, aquela coisa que o Gláuber Rocha chamava de assassinato cultural. Houve aí, digamos, uma morte cultural. LOC: SINHÔ MORREU ÀS CINCO E MEIA DA TARDE, NO DIA 4 DE AGOSTO DE 1930, AOS 42 ANOS DE IDADE, A BORDO DA BARCA "SÉTIMA", QUANDO IA DA ILHA DO GOVERNADOR, ONDE MORAVA, PARA O CENTRO DO RIO. LOC: CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE LANÇOU SEU POEMA QUE ERA UMA VERDADEIRA PEDRADA NO CONSERVADORISMO BRASILEIRO: TÉC: “no meio do caminho tinha uma pedra; tinha uma pedra no meio do caminho; tinha uma pedra; no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei deste acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas. No meio do caminho tinha uma pedra.” LOC: MESMO COM O SURGIMENTO DO SAMBA, DE PIXINGUINHA, DE SINHÔ, DE MARIO REIS E DE OUTRAS NOVIDADES, VICENTE CELESTINO ERA AINDA UM GRANDE IDOLO POPULAR NOS ANOS 20. ERA CANTOR, COMPOSITOR E ATOR. AS MÚSICAS QUE ELE CANTAVA ERA DELE MESMO, DA MULHER DELE, A ATRIZ GILDA DE ABREU, DO MAESTRO HERCULE VARETO E DE CÂNDIDO DAS NEVES. NO CINEMA, VICENTE CELESTINO DEPOIS IRIA EMPLACAR SUCESSOS COMO O ÉBRIO. UMA DAS MÚSICAS FAVORITAS DELE ERA PORTA ABERTA. Téc: Porta Aberta. LOC: A ECONOMIA DA REPÚBLICA VELHA, BASEADA NA EXPORTAÇÃO DE CAFÉ, ESTAVA FALIDA. A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL DE 1929, O CRACK DA BOLSA DE NOVA IORQUE E O COMEÇO DE UMA GRANDE RECESSÃO INTERNACIONAL, FORAM O GOLPE FINAL NA REPÚBLICA VELHA. OS PODEROSOS E ORGULHOSOS PRODUTORES PAULISTAS ESTAVAM FALIDOS, ARRUINADOS. LOC: QUEIMARAM GRANDES ESTOQUES DE CAFÉ EM PRAÇA PÚBLICA, PRA FORÇAR ALTA DE PREÇOS. NÃO ADIANTOU. EM UM ÚLTIMO ESTERTOR DE PODER, TENTARAM IMPOR O PAULISTA JÚLIO PRESTES COMO SUCESSOR DE WASHINGTON LUÍS. A OPOSIÇÃO FORMOU FORMADA A ALIANÇA LIBERAL, QUE JUNTOU RIO GRANDE DO SUL, MINAS GERAIS E A PARAÍBA, CONTRA A CANDIDATURA PAULISTA.LOC: GETÚLIO VARGAS FOI ESCOLHIDO CANDIDATO, COM O MINEIRO ANTÔNIO CARLOS DE ANDRADA ABRINDO MÃO. JÚLIO PRESTES GANHA, COMO SEMPRE COM MORTOS VOTANDO, E TODO O ARSENAL DISPONÍVEL PARA FRAUDES. LOC: MAS O MODELO ESTAVA ESGOTADO, E ESTOUROU A REVOLUÇÃO DE 30, COM OS GAÚCHOS CHEGANDO AO RIO PARA AMARRAR SEUS CAVALOS NO OBELISCO DA AVENIDA RIO BRANCO, NA CINELÂNDIA. MAS ISSO É PARA O PRÓXIMO PROGRAMA, PARA A PRÓXIMA DÉCADA. LOC: VAMOS ENCERRAR ESTA, QUE FOI DE 20 A 30, COM UMA ESTRELA QUE APARECIA PRA BRILHAR MUITO NOS ANOS SEGUINTES: CARMEN MIRANDA, QUE COM SEU PRIMEIRO SUCESSO, LANÇOU TAMBÉM JOUBERT DE CARVALHO: TAÍ: TÉC: TAÍ. LOC: ESTE FOI O TERCEIRO PROGRAMA DA SÉRIE SÉCULO 20. NO PRÓXIMO, VAMOS VIAJAR DE 1930 A 1940. DO GETÚLIO VARGAS REVOLUCIONÁRIO DE 1930 AO DITADOR DO ESTADO NOVO. E GÊNIOS COMO NOEL ROSA, A MAIOR ESTRELA DOS ANOS 30, LAMARTINE BABO, ARY BARROSO, BRAGUINHA, ISMAEL SILVA E MUITOS PERSONAGENS. LOC: SÉCULO VINTE TEM PRODUÇÃO DE ADELE HEUSI, MARISA..., ROBER... , E MARIA ALICE MONTEIRO. EQUIPE TÉCNICA CARLOS HENRIQUE E PAULO ARTUR. APRESENTAÇÃO DE CEZAR MOTTA E TAÍS VIVAQUA. TCHAU. ******************************************************************************** PROGRAMA 03 TEMA A década de 20; O início da diversificação industrial; A vinda de multinacionais para o Brasil; A semana de Arte Moderna e a fundação do PCB; O Brasil passa a possuir 30 milhões de habitantes. LOCUÇÃO Cezar Motta, Taís Vivaqua, João Narciso e João Marques. ENTREVISTAS Roberto Freire; Roberto Campos; Jarbas Passarinho; Roquete Pinto; Sérgio Cabral. MÚSICAS Fala, Meu Lôro, de Sinhô; Hino da Internacional Socialista; Choro nº 01, de, Villa Lobos; Carinhoso, de PixinguInha; Gosto Que Me Enrosco, de Sinhô, com Mário Reis; Quando a Mulher Não Quer, de Caninha, com Francisco Alves; Hino do Vasco; Jura, de Sinhô, com Mário Reis; Tornei-me um Ébrio, com Vivente Celestino; Porta Aberta, com Vicente Celestino; Taí, de Joubert de Carvalho, com Carmem Miranda.

Ao vivo
00:0000:00