4 - Desabamento da República Velha e a cultura no país — Rádio Senado

4 - Desabamento da República Velha e a cultura no país

Temas do programa:

A crise da República do Café-com-leite; O Movimento Tenentista; a Revolução de 30; A Formação da Aliança Liberal.  

22/05/2001, 12h20 - ATUALIZADO EM 24/10/2023, 15h20
Duração de áudio: 55:20
55:204 - Desabamento da República Velha e a cultura no país
Parte 1 - Desabamento da República Velha
27:19

Transcrição LOC: NESTE QUARTO PROGRAMA DA SÉRIE, A VIAGEM É PELA DÉCADA DE 30. DA REVOLUÇÃO DE 30 À DITADURA DO ESTADO NOVO. A CONSTITUINTE DE 34, O LEVANTE COMUNISTA DE 35 E O CANGAÇO NO NORDESTE. E A MAIOR DE TODAS AS GERAÇÕES DE TALENTOS DA MÚSICA BRASILEIRA. TÉC: "Fita Amarela", de Noel Rosa. LOC: COMO VIMOS NO ÚLTIMO PROGRAMA, SINHÔ, O MAIOR NOME DO COMEÇO DO SAMBA, MORREU EM AGOSTO DE 1930 DE TUBERCULOSE E DE DESGOSTO. SEU ENTERRO FOI UMA VERDADEIRA FESTA CARIOCA, COM PROSTITUTAS, MALANDROS, SAMBISTAS, INTELECTUAIS, JORNALISTAS, ...E VIÚVAS. MUITAS VIÚVAS, COMO DESCREVEU DARCY RIBEIRO. LOC: QUANDO SINHÔ MORREU, COM APENAS 42 ANOS, NÓS VIMOS NO PROGRAMA ANTERIOR QUE TINHA SURGIDO UMA CANTORA QUE IMPRESSIONOU PELA ORIGINALIDADE. O SUCESSO ERA "TAÍ", QUE LANÇOU TAMBÉM JOUBERT DE CARVALHO, COMPOSITOR. A CANTORA ERA MARIA DO CARMO MIRANDA DA CUNHA, DE 21 ANOS, NASCIDA EM MARCO DE CANAVESES, PORTUGAL. OU MELHOR, CARMEN MIRANDA, A CHAMADA "PEQUENA NOTÁVEL". TÉC: Estrela D’ Alva. Cai em BG. LOC: MAS NO MESMO ANO DE 1930, UM SAMBISTA AINDA MAIOR DO QUE SINHÔ COMEÇAVA A APARECER. UM RAPAZINHO DE CLASSE MÉDIA, ESTUDANTE DE MEDICINA, BRANCO, MAGRO E COM O MAXILAR DEFORMADO. É QUE A MÃE DELE, MARTHA, TEVE UM PARTO DIFÍCIL. O MÉDICO JOSÉ RODRIGUES GRAÇA MELLO TEVE QUE PEDIR AJUDA A UM COLEGA. USARAM O FÓRCEPS, UM FERRO, PRA APRESSAR O NASCIMENTO. O BEBÊ TEVE O QUEIXO AFUNDADO. LOC: NOEL ROSA TINHA MENOS DE 20 ANOS EM 1930. NASCEU EM 11 DE DEZEMBRO DE 1910. A DEFORMIDADE NO QUEIXO ERA MOTIVO DE AMARGURA PRA ELE. TINHA VERGONHA DE COMER EM PÚBLICO, E MESMO ESCONDIDO, SÓ INGERIA OVOS QUENTES OU SOPAS. ÀS VEZES, GELÉIA DE MOCOTÓ. SABIA QUE TINHA MAU HÁLITO, PORQUE NÃO CONSEGUIA TRATAR DOS DENTES E NÃO SE ALIMENTAVA BEM. LOC: MAS AOS 19 ANOS JÁ ERA UM BOÊMIO, QUE ABUSAVA DE CERVEJA E CONHAQUE. UM MÊS ANTES DA MORTE DE SINHÔ, EM JULHO DE 1930, NOEL LANÇOU "COM QUE ROUPA". SUCESSO TOTAL, E SURPRESA NO MEIO ARTÍSTICO: TÉC: “Com Que Roupa”. LOC: DAQUI A POUCO, NÓS VAMOS AINDA FALAR MUITO DE NOEL ROSA. E TAMBÉM DE OUTROS TALENTOS ENORMES QUE SURGIRAM AO LONGO DOS ANOS 30. A MAIOR SAFRA QUE A NOSSA MÚSICA JÁ TEVE. MAS ENQUANTO A MÚSICA BRASILEIRA DECOLAVA, A REPÚBLICA VELHA DESABOU. TÉC: música "Pavilhão dos inconfidentes", de Villa Lobos. Fica 5 ou 10 segundos e cai em BG até o fim do texto. LOC: OS BRASILEIROS JÁ ERAM QUASE 38 MILHÕES QUANDO ESTOUROU A REVOLUÇÃO DE 30. COMO JÁ VIMOS ANTES, O PODER FEDERAL NA REPÚBLICA VELHA SE ALTERNAVA ENTRE SÃO PAULO E MINAS GERAIS, A POLÍTICA DO CAFÉ- COM-LEITE. EM QUASE TODOS OS ESTADOS, O PODER ERA DOS "CORONÉIS", DAS OLIGARQUIAS. NÃO HAVIA PARTIDOS POLÍTICOS NACIONAIS. TODOS ERAM SÓ REGIONAIS, COMO O PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA, PARTIDO REPUBLICANO RIO-GRANDENSE E OUTROS. LOC: COM A GRANDE QUEBRA DA ECONOMIA INTERNACIONAL DE 1929, OS PODEROSOS PRODUTORES DE CAFÉ NO BRASIL FICARAM ARRUINADOS. MUITOS SE SUICIDARAM AO PERDER AS FAZENDAS. E ARRASTARAM JUNTO TODA A ECONOMIA BRASILEIRA, A BORRACHA, O ALGODÃO, INDÚSTRIAS QUE VIVIAM DO PODER DELES. SÓ QUE DESTA VEZ NÃO PUDERAM MANTER O CONTROLE DO PODER E BUSCAR A SALVAÇÃO NO ESTADO, COMO FIZERAM OUTRAS VEZES. LOC: É QUE O BRASIL JÁ ERA UM PAÍS MAIS COMPLEXO. JÁ TINHA UM ARREMEDO DE INDÚSTRIA, UMA BURGUESIA URBANA, UM OPERARIADO ATIVO E QUASE SEDUZIDO PELO NOVO PARTIDO COMUNISTA. E, PRINCIPALMENTE, DESDE 1922, EXISTIA UMA FORÇA QUE LUTAVA PRA DERRUBAR O PODER DAS OLIGARQUIAS E MODERNIZAR E MORALIZAR O PAÍS, EMBORA SEM UMA PROPOSTA CLARA: LOC: ERA O MOVIMENTO TENENTISTA, DOS OFICIAIS JOVENS DO EXÉRCITO, QUE NÃO SE CONFORMAVAM COM A CORRUPÇÃO, COM O PODER OLIGÁRQUICO. O SENADOR ROBERTO FREIRE DO PPS, EXPLICA QUE O TENENTISMO ERA UM MOVIMENTO MILITAR QUE REFLETIA O PENSAMENTO MÉDIO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. Téc: trecho Freire: “Durante toda a década de 20, o Tenentismo era um movimento democrático, um movimento de uma certa rebeldia contra as estruturas oligárquicas, dominantes no Brasil, mas não tinha nenhuma clareza, do ponto de vista social. Nem mesmo a Coluna Prestes, não tinha nenhuma componente que pudéssemos chamar de esquerda. Era uma componente de rebeldia, de revolta, e até numa visão revolucionária, mas sem muita clareza nos objetivos. Não tinha relação com o partido. O Tenentismo veio ter relação com o partido mais na sua época final, quando já tinha se esgotado como rebelião militar. Tanto é que dizem, muitas vezes que a Revolução de 35, a tentativa que se teve da revolução Comunista, conhecida como a “Intentona”, de 35, é como se fosse o estertor do Movimento Tenentista. Ele surgiu dentro dos quartéis. Aí já com essa componente comunista. Mas o Tenentismo era um outro movimento também de modernização, aí das instituições políticas e fora daquela componente operária e de partido comunista. Era um instrumento de luta que foi muito utilizado pelos setores médios da população, e as forças armadas, o Tenentismo era o setor médio da população militar. LOC: O PRESIDENTE WASHINGTON LUÍS, CARIOCA RADICADO EM SÃO PAULO, CONDUZIU MAL SUA PRÓPRIA SUCESSÃO EM 1929, QUANDO HOUVE A QUEBRA NA ECONOMIA. ELEITO EM NOME DOS PRODUTORES PAULISTAS DE CAFÉ, ELE NÃO QUIS PASSAR O BASTÃO PARA O CANDIDATO DO LEITE, O GOVERNADOR, OU MELHOR, O PRESIDENTE DE MINAS GERAIS, ANTÔNIO CARLOS DE ANDRADA. QUE ERA O CANDIDATO NATURAL DO RODÍZIO. LOC: WASHINGTON LUÍS INSISTIU EM ELEGER COMO SUCESSOR O PRESIDENTE DE SÃO PAULO, JÚLIO PRESTES, CARONEANDO ASSIM OS MINEIROS. A CONSPIRAÇÃO ERA GERAL NO PAÍS. A REPÚBLICA VELHA ESTAVA ESGOTADA, PRONTA PRA CAIR. LOC: ANTÔNIO CARLOS ORGANIZOU OS MINEIROS, REUNIU O RIO GRANDE DO SUL E A PARAÍBA E ABRIU MÃO DA CANDIDATURA EM NOME DO PRESIDENTE DO RIO GRANDE DO SUL, GETÚLIO VARGAS. FICOU FORMADA ASSIM A CHAMADA ALIANÇA LIBERAL PRA DISPUTA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. LOC: A ALIANÇA TINHA GETÚLIO VARGAS COMO CANDIDATO, COM O PRESIDENTE DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA, SOBRINHO DE EPITÁCIO, COMO VICE NA CHAPA. QUANDO WASHINGTON LUÍS TENTOU IMPLODIR A ALIANÇA E PEDIU O APOIO DE JOÃO PESSOA, RECEBEU A RESPOSTA QUE ATÉ HOJE ESTÁ INSCRITA NA BANDEIRA DO ESTADO DA PARAÍBA: "NEGO". LOC: A ALIANÇA ERA UM BALAIO DE GATOS. JUNTAVA OS TENENTES IDEALISTAS COM VELHOS INIMIGOS DELES, POLÍTICOS DA REPÚBLICA VELHA, COMO EPITÁCIO E JOÃO PESSOA, OS MINEIROS ARTUR BERNARDES E ANTÔNIO CARLOS, O GAÚCHO BORGES DE MEDEIROS... FOI COMO NA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA: UMA ALIANÇA DE SETORES DOMINANTES COM APOIO ATÉ DO POVÃO, PRA MUDAR UMA ORDEM QUE JÁ NÃO SERVIA MAIS. LOC: A CAMPANHA DE GETÚLIO E DA ALIANÇA LIBERAL FALAVA EM DIREITOS SOCIAIS E TRABALHISTAS. DIREITO DE VOTO PARA AS MULHERES. BUSCOU ATRAIR O VOTO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO, DOS SETORES URBANOS. DOS TENENTES, SÓ LUÍS CARLOS PRESTES NÃO ADERIU. DO EXÍLIO EM BUENOS AIRES, MANDOU DIZER QUE SE TRATAVA DE "MAIS UMA COMPOSIÇÃO DAS OLIGARQUIAS". ELE JÁ TINHA ADERIDO AO PARTIDO COMUNISTA, TANTO QUE EM MAIO LANÇOU O MANIFESTO DO PARTIDO. LOC: VEIO A ELEIÇÃO, NO DIA 3 DE MARÇO, E JÚLIO PRESTES VENCEU GETÚLIO. COMO TODA ELEIÇÃO NA REPÚBLICA VELHA, OS MORTOS VOTARAM E A FRAUDE CORREU SOLTA, SOB O COMANDO DAS OLIGARQUIAS ESTADUAIS. ANTES DE PASSAR O PODER, WASHINGTON LUÍS COMEÇOU A PERSEGUIÇÃO AOS ADVERSÁRIOS DERROTADOS. CASSOU TODOS DEPUTADOS PARAIBANOS E 14 DOS MINEIROS, ARMOU AS OLIGARQUIAS NO SERTÃO PRA PERSEGUIR OS ALIANCISTAS. LOC: OS TENENTES COMEÇARAM A PRESSIONAR PELA DERRUBADA DO GOVERNO. OS CONSPIRADORES ENVIARAM LUÍS ARANHA, IRMÃO DE OSVALDO ARANHA, À ENTÃO TCHECOSLOVÁQUIA, PRA COMPRAR ARMAS. OS LÍDERES POLÍTICOS DA ALIANÇA, BORGES DE MEDEIROS, GETÚLIO, ANTÔNIO CARLOS, VACILAVAM. TINHAM MEDO DE QUE PRESTES ASSUMISSE O CONTROLE DOS TENENTES E A COISA VIRASSE MESMO UMA REVOLUÇÃO DE VERDADE. LOC: A HISTÓRIA MARCOU PRESTES COMO O TENENTE DA ESQUERDA, E OS OUTROS COMO OS TENENTES DA DIREITA. ERAM OS IRMÃOS JOAQUIM E JUAREZ TÁVORA, CORDEIRO DE FARIAS, SIQUEIRA CAMPOS, JOÃO ALBERTO, EDUARDO GOMES, ESTILLAC LEAL, ALCIDES ALVES, ERNESTO GEISEL, JURACY MAGALHÃES, RIOGRANDINO KRUEL, FILINTO MULLER, E OUTROS. LOC: MAS, ENQUANTO O CRISTO REDENTOR ERA IÇADO AO ALTO DO MORRO DO CORCOVADO, NO RIO, E ILUMINADO PELO ITALIANO MARCONI, ENQUANTO CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE LANÇAVA O LIVRO "ALGUMA POESIA", E O DIRIGÍVEL ALEMÃO "ZEPPELIN" SOBREVOAVA O PAÍS, O CANDIDATO DERROTADO A VICE, JOÃO PESSOA, FOI ASSASSINADO A TIROS NO RECIFE, NO DIA 26 DE JULHO. NOEL ROSA TINHA ACABADO DE LANÇAR "COM QUE ROUPA". LOC: A MORTE DE JOÃO PESSOA NÃO TINHA NADA A VER COM POLÍTICA. FOI UM CRIME PASSIONAL, PRATICADO POR UM HOMEM CIUMENTO, JOÃO DANTAS. JOÃO PESSOA VIVIA UM ROMANCE COM UMA CONTERRÂNEA, ANAYDE BEIRIZ, DE QUEM DANTAS SE ACHAVA DONO. ANAYDE ERA UMA MULHER INDEPENDENTE, FORTE, REBELDE, QUE NÃO ACEITAVA A CAMISA-DE-FORÇA QUE A SOCIEDADE PARAIBANA IMPUNHA ÀS MULHERES. LOC: MESMO ASSIM, O ATENTADO ACABOU TENDO CARÁTER POLÍTICO, PORQUE WASHINGTON LUÍS VINHA ARMANDO E ESTIMULANDO OS "CORONÉIS" DA PARAÍBA CONTRA JOÃO PESSOA. LOC: ESTES CORONÉIS CHEGARAM A PROCLAMAR A REPÚBLICA DE "PRINCESA" COMO ESTADO INDEPENDENTE E EM ESTADO DE GUERRA CONTRA JOÃO PESSOA E A PARAÍBA. TUDO COM O APOIO DE WASHINGTON LUÍS. LOC: EDUARDO SOUTO E OSVALDO SANTIAGO COMPUSERAM ATÉ O "HINO A JOÃO-PESSOA", QUE CHICO ALVES GRAVOU: TÉC: Hino João Pessoa. LOC: O CADÁVER DE JOÃO PESSOA FOI TRAZIDO PARA O RIO E FOI O ESTOPIM QUE FALTAVA À REVOLUÇÃO. O DEPUTADO PINHEIRO CHAGAS DISCURSOU: TÉC: trecho Pinheiro Chagas: “Silêncio. Calem-se todos os sentimentos nesta hora angustiosíssima de luto nacional. O momento não comporta, se não a explosão da dor e a convulsão comovedora do soluço. Minas Gerais, aqui veio o meu bravo presidente, para mostrar-te a extensão imensa do seu pesar, e para dizer-te que a bala assassina que te prostrou assinalou, também, o teu lugar definitivo nas páginas da nossa história, e abriu-te, para o culto de teu exemplo, os portais da glória” LOC: MENOS DE TRÊS MESES DEPOIS, EM 3 DE OUTUBRO, JUAREZ TÁVORA PARTIU DA PARAÍBA COM SUAS TROPAS. DO SUL,VEIO GETÚLIO, DE TREM. MAS O COMANDO DA TROPA GAÚCHA FORA CUIDADOSAMENTE ENTREGUE AO CORONEL GÓIS MONTEIRO, QUE TINHA SUFOCADO A REBELIÃO DOS TENENTES EM 22. LOC: O ENCONTRO ENTRE AS TROPAS DE GÓIS MONTEIRO COM AS FORÇAS FEDERAIS SERIA EM ITARARÉ, SÃO PAULO. A "BATALHA DE ITARARÉ" SERIA A MÃE DE TODAS AS BATALHAS, SANGRENTA, CRUEL. MAS... NÃO HOUVE BATALHA ALGUMA! AS TROPAS DO GOVERNO ADERIRAM À REVOLUÇÃO. TRÊS MIL SOLDADOS GAÚCHOS DE LENÇO VERMELHO NO PESCOÇO CHEGARAM AO RIO AO AMANHECER DO DIA 23 DE OUTUBRO, E AMARRARAM SEUS CAVALOS NO OBELISCO DA AVENIDA RIO BRANCO. LOC: E ASSIM, OITO DIAS ANTES DO FIM DE SEU MANDATO, WASHINGTON LUÍS SAIU DEPOSTO DO PALÁCIO GUANABARA, RUMO AO EXÍLIO. UMA JUNTA MILITAR ASSUMIU O PODER E O TRANSFERIU A GETÚLIO VARGAS, NO DIA 3 DE NOVEMBRO. MORREU, DE VELHICE, AOS 39 ANOS, A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA, A DE 1891. LOC: O ESPÍRITO DEBOCHADO DO CARIOCA NÃO PODIA DEIXAR DE COMPARECER, E LAMARTINE BABO LANÇOU "O BARBADO FOI-SE", PRA GOZAR WASHINGTON LUÍS. QUEM CANTA É ALMIRANTE: TÉC: música O Barbado Foi-se. LOC: LAMARTINE BABO ERA OUTRO COMPOSITOR GENIAL DA GERAÇÃO DE 30 QUE SURGIA. VAMOS OUVIR UM PERFIL DELE PELO SENADOR ARTUR DA TÁVOLA: TÉC: trecho Artur da Távola: “Lamartine Babo foi u menino de classe média, magro, que sofra de asma, engraçado, talentoso. Teve a oportunidade de estudar em bons colégios, ele foi aluno do Colégio São Bento. E, aliás, pouca gente sabe que aluno do Colégio São Bento, ele andou tendo umas crises místicas, e chegou a escrever um hino em louvor à Nossa Senhora e alguns hinos religiosos rapazote. Mas, ao mesmo tempo, ele era já um boêmio que escapava do colégio e se metia nas alternativas da boêmia da Lapa. Cresce num Rio de Janeiro ameno e é um homem de absoluta capacidade de cantar o dia a dia; é uma espécie assim de grande cronista do seu tempo. Ele faz parte de um conjunto de cronistas musicais que o Rio possuiu: Nássara, Eratóstenes Frasão (?), Alcíperes Vermelho (?), Lamartine Babo, Braguinha; eu não diria Noel porque Noel já tem um veio sentimental profundo, maior, diferente, não é propriamente a crônica do dia a dia do Rio de Janeiro, salvo numa ou noutra música. A genialidade de Noel vai numa outra direção. Ao mesmo tempo Lamartine, precisando trabalhar, ele trilha o caminho do rádio. O rádio, na década de trinta, começa a sua expansão. Ele desde logo faz-se um homem de rádio, e no rádio o Lamartine fez de tudo. A tal ponto que há um fato na vida de Lamartine, pouco lembrado, que é de calor excepcional: ele fazia um programa – se não me engano na Rádio Marinck Veiga (?), no qual todos os dias ele comentava um fato acontecido, com música. Ou seja, ele fazia uma música, por dia, em forma de crônica musical do fato acontecido. LOC: EM 1932, OUTRO SUCESSO DE LAMARTINE: "O TEU CABELO NÃO NEGA", QUE VAMOS OUVIR COM CASTRO BARBOSA: TÉC: O Teu Cabelo. LOC: O GENIAL LAMARTINE BABO FOI TAMBÉM O AUTOR DOS GRANDES HINOS DOS CLUBES DE FUTEBOL DO RIO DE JANEIRO, ATÉ HOJE CANTADO POR MILHÕES DE TORCEDORES. FLAMENGO, FLUMINENSE, VASCO, BOTAFOGO, AMÉRICA E ATÉ BANGU EM SÃO CRISTÓVÃO, QUE CHEGARAM A SER CAMPEÕES CARIOCAS E ERAM CLUBES GRANDES. E ELE PRÓPRIO, LAMARTINE, ERA TORCEDOR DO AMÉRICA, O AMERIQUINHA QUE AFINAL SE TORNOU UM TIME PEQUENO DEPOIS DE UMA DECADÊNCIA QUE COMEÇOU NOS ANOS SESSENTA. ENQUANTO A ESTRELA DE LAMARTINE BRILHAVA, NOEL ROSA LANÇAVA OUTRO SUCESSO, FITA AMARELA QUE IREMOS OUVIR COM UMA RELEITURA DE IVAN LINS. Técnica: “Fita Amarela”, com Ivan Lins. LOC: NOEL ROSA E LAMARTINE BABO ERAM PARTE DE UM GRUPO DE RAPAZES DE CLASSE MÉDIA, BRANCOS QUE ACABARAM OFUSCANDO OS SAMBISTAS NEGROS, IGUALMENTE GENIAIS, COMO ISMAEL SILVA, CARTOLA, MARÇAL, (BIDE DE TODOS PRAZERES?), E OUTROS. ESSES RAPAZES DE CLASSE MÉDIA, ALÉM DE NOEL E LAMARTINE, INCLUIAM ARI BARROSO E JOÃO DE BARRO. LOC: É CLARO QUE O GOVERNO PROVISÓRIO DE GETÚLIO DEPOIS DA REVOLUÇÃO SERIA DE CRISE. AS DIFERENÇAS ENTRE OS VENCEDORES ERAM MUITO GRANDES. OS PRESIDENTES DOS ESTADOS FORAM AFASTADOS E SUBSTITUÍDOS POR INTERVENTORES. LOC: O MAJOR JUAREZ TÁVORA, CHAMADO DE "VICE-REI DO NORTE", ESCOLHEU OS INTERVENTORES DA BAHIA PRA CIMA. NO RIO GRANDE DO NORTE, O INTERVENTOR ERA O CAPITÃO ERNESTO GEISEL, QUE VIRIA A SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA. DO ESPÍRITO SANTO PRA BAIXO, AS NOMEAÇÕES FORAM DOS GAÚCHOS. LOC: A GRANDE CRISE DO GOVERNO PROVISÓRIO SERIA ENTRA AS VELHAS OLIGARQUIAS E OS RENOVADORES TENENTES, QUE CERCARAM GETÚLIO E IMPUSERAM O CHAMADO "GABINETE NEGRO". OS OLIGARCAS PERCEBERAM QUE A ÚNICA FORMA DE RETOMAR O CONTROLE SERIA ATRAVÉS DE UMA ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE, PORQUE SEM DÚVIDA TERIAM MAIORIA. LOC: VARGAS E OS TENENTES PROTELARAM A CONSTITUINTE O QUANTO PUDERAM. A CRISE ECONÔMICA ERA ENORME, COM DOIS MILHÕES DE DESEMPREGADOS SÓ NAS CIDADES. GETÚLIO VARGAS CRIOU O MINISTÉRIO DO TRABALHO, E ESCOLHEU PARA O CARGO O GAÚCHO LINDOLFO COLLOR, AVÔ DO OUTRO COLLOR, O FERNANDO. LINDOLFO CRIOU A PRIMEIRA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA DO PAÍS, COM VÁRIAS DAS REIVINDICAÇÕES DOS SINDICATOS. LOC: OS OLIGARCAS PAULISTAS SE ORGANIZARAM E SE REBELARAM EM 1932, EXIGINDO A CONSTITUINTE. FOI A CHAMADA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALIZA DE SÃO PAULO, QUE DUROU TRÊS MESES E MOBILIZOU 30 MIL PESSOAS. LOC: O EX-SENADOR JARBAS PASSARINHO, ERA POUCO MAIS QUE UM ADOLESCENTE EM BELÉM DO PARA EM 1932, QUANDO ESTOROU A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA EM SÃO PAULO. ELE SE LEMBRA BEM: Técnica: entrevista, Jarbas Passarinho: “Eu era garoto ainda, até fui partícipe(?) do movimento no Pará. Um garotinho tirando pedra dos paralelepípedos maiores (...?), em favor e São Paulo, e assim por diante. Mas a impressão que fica hoje, de quem conheceu melhor (...?), pra mim, se saísse do túmulo hoje dava lição de política pra todos que estão aí. Ele estava retardando propositadamente. Aí veio a reação paulista. Você não está equivocada, não, é exatamente isso a (?) de São Paulo foi baseada no fato de que não se ordenava constitucionalmente o país. A constituição tinha sido, praticamente, revogada, um ato de força da revolução de 30, não havia, portanto, a garantia dos direitos fundamentais. Uns admitem que isso foi o pano de boca do teatro, que por trás havia mágoa de São Paulo porque o seu Júlio Prestes, seu candidato, tinha sido eleito presidente, embora fraudadamente. Então, era um pouco de revanchismo de São Paulo em relação Doutor Getúlio. LOC: JOÃO NEVES DA FONTOURA DISCURSOU, POR SÃO PAULO EM ARMAS: TÉC: trecho João Neves: “O (?) de São Paulo em armas entusiasmaria mesmo os céticos (?). Há uma estranha (...?) nessa metamorfose parcial. (...?) de trabalhadores veste a blusa e desce a farda. Tudo aqui vislumbra a imaginação mais ardente. Movimento que essa hora, se (...?) por cinco frentes de batalha em tais características de ordem e disciplina que (....?) assistir, apenas, a uma parada patriótica.” LOC: DEPOIS DE TRÊS MESES, A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE SÃO PAULO FOI DERROTADA PELO EXÉRCITO DOS TENENTES E PELAS FORÇAS COMBINADAS DO RIO GRANDE DO SUL E DE MINAS GERAIS. LOC: MAS GETÚLIO VARGAS ERA UM DOS POLÍTICOS MAIS ESPERTOS DA NOSSA HISTÓRIA. LOGO, COMEÇOU A SE RECOMPOR COM O PODER DAS OLIGARQUIAS, DA VELHA ORDEM. ALGUNS DOS TENENTES NOMEADOS INTERVENTORES NOS ESTADOS FIZERAM A MESMA COISA. LOC: GETÚLIO CONVOCOU ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE, QUE SE INSTALA EM 15 DE NOVEMBRO DE 1933, PARA TRABALHAR SOBRE UM ESBOÇO FEITO EM CONJUNTO POR CIVIS E MILITARES. O TENENTISMO COMEÇOU A CAIR AÍ, PORQUE AS OLIGARQUIAS, COMO ESPERAVAM, FIZERAM AMPLA MAIORIA NO NOVO CONGRESSO. VAMOS FALAR DISSO DAQUI A POUCO. AGORA, VAMOS DE NOVO A NOEL ROSA. LOC: COMO DISSEMOS ANTES, NOEL ROSA TINHA UMA SAÚDE FRÁGIL, MESMO ASSIM ERA UM BOÊMIO, BEBIA MUITO E VIVIA NO MEIO DA MALANDRAGEM CARIOCA, UM MEIO VIOLENTO. DIZ A LENDA, QUE ELE FOI OBRIGADO A DAR PARCERIA DE UMA DE SUAS MELHORES MÚSICAS A KID PEPE, SOB AMEAÇA DE LEVAR UMA SURRA. KID PEPE, CHAMADO JOSÉ GELSOMINO ERA UM EX BOXEADOR, UM IMIGRANTE ITALIANO FORTE E MALANDRO RESPEITADO NA BOEMIA CARIOCA, PELA FAMA DE VIOLENTO. ALGUNS HISTORIADORES DA ÉPOCA DIZEM QUE ELE ROUBAVA SAMBAS NA BASE DA VIOLÊNCIA E DAS AMEAÇAS. LOC: ISSO ERA COMUM. GENTE QUE GANHOU FAMA DE COMPOSITOR AGIA ASSIM, COMO BRANCURA, POR EXEMPLO. OPORTUNISTA, KID PEPE, FICOU AMIGO DE NOEL, GANHOU A CONFIANÇA DO POETA, ARRANJAVA NAMORADAS PARA ELE, TUDO NA EXPECTATIVA DE GANHAR PARCERIA EM ALGUMA MÚSICA. EM TROCA, DAVA PROTEÇÃO AO SAMBISTA NA NOITE. ERA UMA ESPÉCIE DE GUARDA COSTAS, DE SEGURANÇA PARTICULAR DE NOEL. POR FIM, DIZEM OS BIÓGRAFOS DE NOEL ROSA, KID PEPE AMEAÇOU DAR UMA SURRA NO AMIGO POETA SE ELE NÃO LHE DESSE A PARCERIA DE “ORVALHO VEM CAINDO”. UM GRANDE SUCESSO DE 1934. A GRAVAÇÃO QUE NÓS VAMOS OUVIR, GENTILMENTE CEDIDA PELA RÁDIO NACIONAL, É UMA RARIDADE. QUEM CANTA É ARACI DE ALMEIDA E ALMIRANTE: Técnica: O Orvalho Vem Caindo. LOC: EM 1933, UM JOVEM MALANDRO DE 18 ANOS CHAMADO WILSON BATISTA EMPLACOU UM SAMBA, QUE FOI GRAVADO POR SÍLVIO CALDAS: "LENÇO NO PESCOÇO".

Parte 2 - Noel Rosa, Wilson Batista e outros compositores
28:02

Transcrição ESTRANHAMENTE, NOEL ROSA, QUE SÓ TINHA 23 ANOS MAS JÁ ERA UM COMPOSITOR CONSAGRADO, RESOLVEU RESPONDER VERSO POR VERSO. VAMOS DEIXAR O BIÓGRAFO DE NOEL, O JORNALISTA JOÃO MÁXIMO, CONTAR O RESTO DA HISTÓRIA: TÉC: trecho João Máximo: “Essa polêmica, na época, não foi muito notada, não. Ela não foi muito discutida e não foi muito centralizada, vamos dizer assim, com uma ordem, hoje sai uma música, amanhã sai outra, depois de amanhã sai outra. O que começa é um samba do Wilson Batista, um excelente samba do Wilson Batista, chamado ‘Lenço no Pescoço’, que foi gravado em 1933 pelo Sílvio Caldas. Esse samba, na verdade, era um dos muitos sambas que o Wilson Batista, ainda iniciante, pouco conhecido, tinha vendido, porque no selo do disco está o nome de um certo Mário Toledo. Ele vendia sambas, sim, primeira parte, vendia a segunda parte, vendia samba inteiro. Isso era uma prática mais ou menos comum na música popular e muito comum na vida do Wilson Batista. É um samba interessantíssimo, que fala em malandragem, apologia da malandragem, daquele malandreco que o Wilson Batista efetivamente era. E o Noel Rosa, isso é que é pouco explicado, pouco dito, tinha, com o Wilson batista, uma certa rivalidade por causa de mulher; na Lapa, na velha Lapa boêmia dos anos 30, eles já tinham tido lá uma certa diferença por causa de uma daquelas damas do cabaré da Lapa. O Noel Rosa faz um samba chamado “Rapaz Folgado” que responde quase que verso por verso ao que o Wilson Batista prega em ‘Lenço no Pescoço’. O samba ‘Rapaz Folgado’ era cantado no rádio, o próprio Noel cantava no rádio, cantava-se no meio musical, mas isso não chegou ao público. Feito em 33, ele só vai ser gravado em 38. Aracy de Almeida só vai gravar esse samba cinco anos depois dele feito. Ele não chamou atenção imediatamente do público, só do pessoal do meio. Tanto que Wilson responde com um samba chamado ‘Mocinho da Vila’, que ele diz: ‘você que é mocinho da vila, fala tanto em violão e outros fricotes mais, cuide lá do seu microfone e deixe quem é malandro em paz’, esse samba nem sequer foi gravado, e nem sequer teve muito acesso ao rádio, porque o Wilson Batista não era um canto de rádio e não tinha ligações muito grandes com intérpretes de rádio. LOC: VAMOS OUVIR, ENTÃO, O DUELO MUSICAL NOEL ROSA/ WILSON BATISTA, COM JORGE VEIGA CANTANDO WILSON E ROBERTO PAIVA CANTANDO NOEL. PRIMEIRO, "LENÇO NO PESCOÇO", DE WILSON BATISTA, COM JORGE VEIGA: TÉC: Lenço no Pescoço. LOC: NOEL, JÁ FAMOSO, ENCIUMADO PORQUE HAVIA PERDIDO UMA MULHER PRA WILSON, RESPONDE COM "RAPAZ FOLGADO", QUE VAMOS OUVIR COM ROBERTO PAIVA: TÉC: Rapaz Folgado. LOC: WILSON BATISTA, AINDA DESCONHECIDO, GOSTOU DA IDÉIA DE UM DUELO MUSICAL COM UM COMPOSITOR FAMOSO, E CONTRA-ATACOU COM "MOCINHO DA VILA". VAMOS OUVIR: TÉC: Mocinho da Vila. LOC: NOEL FINGIU QUE NÃO FOI COM ELE. E, ESQUECIDO DA DISPUTA, LANÇOU UMA OBRA PRIMA, "FEITIÇO DA VILA", NO COMEÇO DE 1934: TÉC: Feitiço da Vila. LOC: WILSON BATISTA ESTAVA DE TOCAIA, ESPERANDO UMA CHANCE PRA ATACAR DE NOVO. E LANÇOU "CONVERSA FIADA", QUE RESPONDE A "FEITIÇO DA VILA" VERSO POR VERSO: TÉC: Conversa Fiada. LOC: NOEL ROSA PARTE PRA DEMOLIR O ADVERSÁRIO COM OUTRA OBRA PRIMA, "PALPITE INFELIZ", TAMBÉM COM RESPOSTA VERSO POR VERSO, E DÁ POR ENCERRADA A DISPUTA: TÉC: Palpite Infeliz. LOC: WILSON BATISTA ACUSOU O GOLPE E BAIXOU O NÍVEL DA DISPUTA. LANÇOU "FRANKENSTEIN DA VILA", DEBOCHANDO DA DEFORMIDADE FÍSICA DE NOEL: TÉC: Frankestein. LOC: NOEL FINGIU QUE NÃO OUVIU E FOI CUIDAR DA VIDA E DE OUTROS PROBLEMAS. WILSON BATISTA INSISTIU, QUERIA BRIGA. E LANÇOU "TERRA DE CEGO", QUE FICOU SEM RESPOSTA: TÉC: Terra de Cego. LOC: NOEL NEM PENSAVA MAIS NO ASSUNTO. E CUIDOU SE FAZER O QUE SABIA: MÚSICA E SÁTIRAS, COMO "CONVERSA DE BOTEQUIM", COM MOREIRA DA SILVA, O "MORINGUEIRA DA SILVA": TEC: "Conversa de Botequim" NO PRÓXIMO PROGRAMA DA SÉRIE SÉCULO 20, A CONSTITUINTE DE 1934, A OFENSIVA COMUNISTA CHAMADA INTENTONA, A TENTATIVA DE GOLPE DOS INTEGRALISTAS DE PLÍNIO SALGADO, E UMA FARSA POLÍTICA USADA COMO PRETEXTO PARA O GOLPE DO ESTADO NOVO DE GETULIO VARGAS. E A MÚSICA BRASILEIRA DESABROCHA, COM UMA FANTÁSTICA SAFRA DE CANTORES E COMPOSITORES CHEGANDO AO APOGEU. A MORTE DE NOEL ROSA, O SURGIMENTO DE ORLANDO SILVA E DE DORIVAL CAYMMI. ISMAEL SILVA É PRESO E NA SAÍDA FAZ UMA DE SUAS OBRAS PRIMAS: ANTONICO. ANTES DE TERMINAR VAMOS LEMBRAR O ENCONTRO MÁGICO DE ARI BARROSO, UM DOS CRAQUES QUE SURGIU NOS ANOS 30, COM A ESTRELA CARMEM MIRANDA. NA BATUCADA DA VIDA DE ARI BARROSO E LUIZ PEIXOTO COM CARMEM MIRANDA. SÉCULO 20 É UM PROGRAMA DA RÁDIO SENADO FM. ENCERRAMENTO ***************************************************************************************** TEMA A crise da República do Café-com-leite; O Movimento Tenentista; a Revolução de 30; A Formação da Aliança Liberal. LOCUÇÃO Cezar Motta, Taís Viváqua e João Marques. ENTREVISTA Roberto Freire; Pinheiro Chagas; Artur da Távola; Jarbas Passarinho; João Neves; João Máximo. ***************************************************************************************** MÚSICA Fita Amarela, de Noel Rosa; Estrela Dalva, com Ivan Lins; Com Que Roupa, de Noel Rosa; Pavilhão dos Inconfidentes; Hino de João Pessoa; O Barbado Foi-se, de Lamartine Babo, com Almirante; O Teu Cabelo Não Nega, de Lamartine Babo, com Castro Barbosa; O Orvalho Vem Caindo, com Araci de Almeida e Almirante; Lenço no Pescoço, de Wilson Batista, com Jorge Veiga; Rapaz Folgado, de Noel Rosa, com Roberto Paiva; Mocinho da Vila, de Wilson Batista; Feitiço da Vila, de Noel Rosa; Conversa Fiada, de Wilson Batista; Palpite Infeliz, de Noel Rosa; Frankestein da Vila, e Wilson Batista; Terra de Cego, e Wilson Batista; Conversa de Botequim, de Noel Rosa, com Moreira da Silva; Na Batucada da Vida, de Ari Barroso, com Carmen Miranda.

Transcrição
Parte 1 - Desabamento da República Velha
LOC: NESTE QUARTO PROGRAMA DA SÉRIE, A VIAGEM É PELA DÉCADA DE 30. DA REVOLUÇÃO DE 30 À DITADURA DO ESTADO NOVO. A CONSTITUINTE DE 34, O LEVANTE COMUNISTA DE 35 E O CANGAÇO NO NORDESTE. E A MAIOR DE TODAS AS GERAÇÕES DE TALENTOS DA MÚSICA BRASILEIRA. TÉC: "Fita Amarela", de Noel Rosa. LOC: COMO VIMOS NO ÚLTIMO PROGRAMA, SINHÔ, O MAIOR NOME DO COMEÇO DO SAMBA, MORREU EM AGOSTO DE 1930 DE TUBERCULOSE E DE DESGOSTO. SEU ENTERRO FOI UMA VERDADEIRA FESTA CARIOCA, COM PROSTITUTAS, MALANDROS, SAMBISTAS, INTELECTUAIS, JORNALISTAS, ...E VIÚVAS. MUITAS VIÚVAS, COMO DESCREVEU DARCY RIBEIRO. LOC: QUANDO SINHÔ MORREU, COM APENAS 42 ANOS, NÓS VIMOS NO PROGRAMA ANTERIOR QUE TINHA SURGIDO UMA CANTORA QUE IMPRESSIONOU PELA ORIGINALIDADE. O SUCESSO ERA "TAÍ", QUE LANÇOU TAMBÉM JOUBERT DE CARVALHO, COMPOSITOR. A CANTORA ERA MARIA DO CARMO MIRANDA DA CUNHA, DE 21 ANOS, NASCIDA EM MARCO DE CANAVESES, PORTUGAL. OU MELHOR, CARMEN MIRANDA, A CHAMADA "PEQUENA NOTÁVEL". TÉC: Estrela D’ Alva. Cai em BG. LOC: MAS NO MESMO ANO DE 1930, UM SAMBISTA AINDA MAIOR DO QUE SINHÔ COMEÇAVA A APARECER. UM RAPAZINHO DE CLASSE MÉDIA, ESTUDANTE DE MEDICINA, BRANCO, MAGRO E COM O MAXILAR DEFORMADO. É QUE A MÃE DELE, MARTHA, TEVE UM PARTO DIFÍCIL. O MÉDICO JOSÉ RODRIGUES GRAÇA MELLO TEVE QUE PEDIR AJUDA A UM COLEGA. USARAM O FÓRCEPS, UM FERRO, PRA APRESSAR O NASCIMENTO. O BEBÊ TEVE O QUEIXO AFUNDADO. LOC: NOEL ROSA TINHA MENOS DE 20 ANOS EM 1930. NASCEU EM 11 DE DEZEMBRO DE 1910. A DEFORMIDADE NO QUEIXO ERA MOTIVO DE AMARGURA PRA ELE. TINHA VERGONHA DE COMER EM PÚBLICO, E MESMO ESCONDIDO, SÓ INGERIA OVOS QUENTES OU SOPAS. ÀS VEZES, GELÉIA DE MOCOTÓ. SABIA QUE TINHA MAU HÁLITO, PORQUE NÃO CONSEGUIA TRATAR DOS DENTES E NÃO SE ALIMENTAVA BEM. LOC: MAS AOS 19 ANOS JÁ ERA UM BOÊMIO, QUE ABUSAVA DE CERVEJA E CONHAQUE. UM MÊS ANTES DA MORTE DE SINHÔ, EM JULHO DE 1930, NOEL LANÇOU "COM QUE ROUPA". SUCESSO TOTAL, E SURPRESA NO MEIO ARTÍSTICO: TÉC: “Com Que Roupa”. LOC: DAQUI A POUCO, NÓS VAMOS AINDA FALAR MUITO DE NOEL ROSA. E TAMBÉM DE OUTROS TALENTOS ENORMES QUE SURGIRAM AO LONGO DOS ANOS 30. A MAIOR SAFRA QUE A NOSSA MÚSICA JÁ TEVE. MAS ENQUANTO A MÚSICA BRASILEIRA DECOLAVA, A REPÚBLICA VELHA DESABOU. TÉC: música "Pavilhão dos inconfidentes", de Villa Lobos. Fica 5 ou 10 segundos e cai em BG até o fim do texto. LOC: OS BRASILEIROS JÁ ERAM QUASE 38 MILHÕES QUANDO ESTOUROU A REVOLUÇÃO DE 30. COMO JÁ VIMOS ANTES, O PODER FEDERAL NA REPÚBLICA VELHA SE ALTERNAVA ENTRE SÃO PAULO E MINAS GERAIS, A POLÍTICA DO CAFÉ- COM-LEITE. EM QUASE TODOS OS ESTADOS, O PODER ERA DOS "CORONÉIS", DAS OLIGARQUIAS. NÃO HAVIA PARTIDOS POLÍTICOS NACIONAIS. TODOS ERAM SÓ REGIONAIS, COMO O PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA, PARTIDO REPUBLICANO RIO-GRANDENSE E OUTROS. LOC: COM A GRANDE QUEBRA DA ECONOMIA INTERNACIONAL DE 1929, OS PODEROSOS PRODUTORES DE CAFÉ NO BRASIL FICARAM ARRUINADOS. MUITOS SE SUICIDARAM AO PERDER AS FAZENDAS. E ARRASTARAM JUNTO TODA A ECONOMIA BRASILEIRA, A BORRACHA, O ALGODÃO, INDÚSTRIAS QUE VIVIAM DO PODER DELES. SÓ QUE DESTA VEZ NÃO PUDERAM MANTER O CONTROLE DO PODER E BUSCAR A SALVAÇÃO NO ESTADO, COMO FIZERAM OUTRAS VEZES. LOC: É QUE O BRASIL JÁ ERA UM PAÍS MAIS COMPLEXO. JÁ TINHA UM ARREMEDO DE INDÚSTRIA, UMA BURGUESIA URBANA, UM OPERARIADO ATIVO E QUASE SEDUZIDO PELO NOVO PARTIDO COMUNISTA. E, PRINCIPALMENTE, DESDE 1922, EXISTIA UMA FORÇA QUE LUTAVA PRA DERRUBAR O PODER DAS OLIGARQUIAS E MODERNIZAR E MORALIZAR O PAÍS, EMBORA SEM UMA PROPOSTA CLARA: LOC: ERA O MOVIMENTO TENENTISTA, DOS OFICIAIS JOVENS DO EXÉRCITO, QUE NÃO SE CONFORMAVAM COM A CORRUPÇÃO, COM O PODER OLIGÁRQUICO. O SENADOR ROBERTO FREIRE DO PPS, EXPLICA QUE O TENENTISMO ERA UM MOVIMENTO MILITAR QUE REFLETIA O PENSAMENTO MÉDIO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. Téc: trecho Freire: “Durante toda a década de 20, o Tenentismo era um movimento democrático, um movimento de uma certa rebeldia contra as estruturas oligárquicas, dominantes no Brasil, mas não tinha nenhuma clareza, do ponto de vista social. Nem mesmo a Coluna Prestes, não tinha nenhuma componente que pudéssemos chamar de esquerda. Era uma componente de rebeldia, de revolta, e até numa visão revolucionária, mas sem muita clareza nos objetivos. Não tinha relação com o partido. O Tenentismo veio ter relação com o partido mais na sua época final, quando já tinha se esgotado como rebelião militar. Tanto é que dizem, muitas vezes que a Revolução de 35, a tentativa que se teve da revolução Comunista, conhecida como a “Intentona”, de 35, é como se fosse o estertor do Movimento Tenentista. Ele surgiu dentro dos quartéis. Aí já com essa componente comunista. Mas o Tenentismo era um outro movimento também de modernização, aí das instituições políticas e fora daquela componente operária e de partido comunista. Era um instrumento de luta que foi muito utilizado pelos setores médios da população, e as forças armadas, o Tenentismo era o setor médio da população militar. LOC: O PRESIDENTE WASHINGTON LUÍS, CARIOCA RADICADO EM SÃO PAULO, CONDUZIU MAL SUA PRÓPRIA SUCESSÃO EM 1929, QUANDO HOUVE A QUEBRA NA ECONOMIA. ELEITO EM NOME DOS PRODUTORES PAULISTAS DE CAFÉ, ELE NÃO QUIS PASSAR O BASTÃO PARA O CANDIDATO DO LEITE, O GOVERNADOR, OU MELHOR, O PRESIDENTE DE MINAS GERAIS, ANTÔNIO CARLOS DE ANDRADA. QUE ERA O CANDIDATO NATURAL DO RODÍZIO. LOC: WASHINGTON LUÍS INSISTIU EM ELEGER COMO SUCESSOR O PRESIDENTE DE SÃO PAULO, JÚLIO PRESTES, CARONEANDO ASSIM OS MINEIROS. A CONSPIRAÇÃO ERA GERAL NO PAÍS. A REPÚBLICA VELHA ESTAVA ESGOTADA, PRONTA PRA CAIR. LOC: ANTÔNIO CARLOS ORGANIZOU OS MINEIROS, REUNIU O RIO GRANDE DO SUL E A PARAÍBA E ABRIU MÃO DA CANDIDATURA EM NOME DO PRESIDENTE DO RIO GRANDE DO SUL, GETÚLIO VARGAS. FICOU FORMADA ASSIM A CHAMADA ALIANÇA LIBERAL PRA DISPUTA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. LOC: A ALIANÇA TINHA GETÚLIO VARGAS COMO CANDIDATO, COM O PRESIDENTE DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA, SOBRINHO DE EPITÁCIO, COMO VICE NA CHAPA. QUANDO WASHINGTON LUÍS TENTOU IMPLODIR A ALIANÇA E PEDIU O APOIO DE JOÃO PESSOA, RECEBEU A RESPOSTA QUE ATÉ HOJE ESTÁ INSCRITA NA BANDEIRA DO ESTADO DA PARAÍBA: "NEGO". LOC: A ALIANÇA ERA UM BALAIO DE GATOS. JUNTAVA OS TENENTES IDEALISTAS COM VELHOS INIMIGOS DELES, POLÍTICOS DA REPÚBLICA VELHA, COMO EPITÁCIO E JOÃO PESSOA, OS MINEIROS ARTUR BERNARDES E ANTÔNIO CARLOS, O GAÚCHO BORGES DE MEDEIROS... FOI COMO NA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA: UMA ALIANÇA DE SETORES DOMINANTES COM APOIO ATÉ DO POVÃO, PRA MUDAR UMA ORDEM QUE JÁ NÃO SERVIA MAIS. LOC: A CAMPANHA DE GETÚLIO E DA ALIANÇA LIBERAL FALAVA EM DIREITOS SOCIAIS E TRABALHISTAS. DIREITO DE VOTO PARA AS MULHERES. BUSCOU ATRAIR O VOTO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO, DOS SETORES URBANOS. DOS TENENTES, SÓ LUÍS CARLOS PRESTES NÃO ADERIU. DO EXÍLIO EM BUENOS AIRES, MANDOU DIZER QUE SE TRATAVA DE "MAIS UMA COMPOSIÇÃO DAS OLIGARQUIAS". ELE JÁ TINHA ADERIDO AO PARTIDO COMUNISTA, TANTO QUE EM MAIO LANÇOU O MANIFESTO DO PARTIDO. LOC: VEIO A ELEIÇÃO, NO DIA 3 DE MARÇO, E JÚLIO PRESTES VENCEU GETÚLIO. COMO TODA ELEIÇÃO NA REPÚBLICA VELHA, OS MORTOS VOTARAM E A FRAUDE CORREU SOLTA, SOB O COMANDO DAS OLIGARQUIAS ESTADUAIS. ANTES DE PASSAR O PODER, WASHINGTON LUÍS COMEÇOU A PERSEGUIÇÃO AOS ADVERSÁRIOS DERROTADOS. CASSOU TODOS DEPUTADOS PARAIBANOS E 14 DOS MINEIROS, ARMOU AS OLIGARQUIAS NO SERTÃO PRA PERSEGUIR OS ALIANCISTAS. LOC: OS TENENTES COMEÇARAM A PRESSIONAR PELA DERRUBADA DO GOVERNO. OS CONSPIRADORES ENVIARAM LUÍS ARANHA, IRMÃO DE OSVALDO ARANHA, À ENTÃO TCHECOSLOVÁQUIA, PRA COMPRAR ARMAS. OS LÍDERES POLÍTICOS DA ALIANÇA, BORGES DE MEDEIROS, GETÚLIO, ANTÔNIO CARLOS, VACILAVAM. TINHAM MEDO DE QUE PRESTES ASSUMISSE O CONTROLE DOS TENENTES E A COISA VIRASSE MESMO UMA REVOLUÇÃO DE VERDADE. LOC: A HISTÓRIA MARCOU PRESTES COMO O TENENTE DA ESQUERDA, E OS OUTROS COMO OS TENENTES DA DIREITA. ERAM OS IRMÃOS JOAQUIM E JUAREZ TÁVORA, CORDEIRO DE FARIAS, SIQUEIRA CAMPOS, JOÃO ALBERTO, EDUARDO GOMES, ESTILLAC LEAL, ALCIDES ALVES, ERNESTO GEISEL, JURACY MAGALHÃES, RIOGRANDINO KRUEL, FILINTO MULLER, E OUTROS. LOC: MAS, ENQUANTO O CRISTO REDENTOR ERA IÇADO AO ALTO DO MORRO DO CORCOVADO, NO RIO, E ILUMINADO PELO ITALIANO MARCONI, ENQUANTO CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE LANÇAVA O LIVRO "ALGUMA POESIA", E O DIRIGÍVEL ALEMÃO "ZEPPELIN" SOBREVOAVA O PAÍS, O CANDIDATO DERROTADO A VICE, JOÃO PESSOA, FOI ASSASSINADO A TIROS NO RECIFE, NO DIA 26 DE JULHO. NOEL ROSA TINHA ACABADO DE LANÇAR "COM QUE ROUPA". LOC: A MORTE DE JOÃO PESSOA NÃO TINHA NADA A VER COM POLÍTICA. FOI UM CRIME PASSIONAL, PRATICADO POR UM HOMEM CIUMENTO, JOÃO DANTAS. JOÃO PESSOA VIVIA UM ROMANCE COM UMA CONTERRÂNEA, ANAYDE BEIRIZ, DE QUEM DANTAS SE ACHAVA DONO. ANAYDE ERA UMA MULHER INDEPENDENTE, FORTE, REBELDE, QUE NÃO ACEITAVA A CAMISA-DE-FORÇA QUE A SOCIEDADE PARAIBANA IMPUNHA ÀS MULHERES. LOC: MESMO ASSIM, O ATENTADO ACABOU TENDO CARÁTER POLÍTICO, PORQUE WASHINGTON LUÍS VINHA ARMANDO E ESTIMULANDO OS "CORONÉIS" DA PARAÍBA CONTRA JOÃO PESSOA. LOC: ESTES CORONÉIS CHEGARAM A PROCLAMAR A REPÚBLICA DE "PRINCESA" COMO ESTADO INDEPENDENTE E EM ESTADO DE GUERRA CONTRA JOÃO PESSOA E A PARAÍBA. TUDO COM O APOIO DE WASHINGTON LUÍS. LOC: EDUARDO SOUTO E OSVALDO SANTIAGO COMPUSERAM ATÉ O "HINO A JOÃO-PESSOA", QUE CHICO ALVES GRAVOU: TÉC: Hino João Pessoa. LOC: O CADÁVER DE JOÃO PESSOA FOI TRAZIDO PARA O RIO E FOI O ESTOPIM QUE FALTAVA À REVOLUÇÃO. O DEPUTADO PINHEIRO CHAGAS DISCURSOU: TÉC: trecho Pinheiro Chagas: “Silêncio. Calem-se todos os sentimentos nesta hora angustiosíssima de luto nacional. O momento não comporta, se não a explosão da dor e a convulsão comovedora do soluço. Minas Gerais, aqui veio o meu bravo presidente, para mostrar-te a extensão imensa do seu pesar, e para dizer-te que a bala assassina que te prostrou assinalou, também, o teu lugar definitivo nas páginas da nossa história, e abriu-te, para o culto de teu exemplo, os portais da glória” LOC: MENOS DE TRÊS MESES DEPOIS, EM 3 DE OUTUBRO, JUAREZ TÁVORA PARTIU DA PARAÍBA COM SUAS TROPAS. DO SUL,VEIO GETÚLIO, DE TREM. MAS O COMANDO DA TROPA GAÚCHA FORA CUIDADOSAMENTE ENTREGUE AO CORONEL GÓIS MONTEIRO, QUE TINHA SUFOCADO A REBELIÃO DOS TENENTES EM 22. LOC: O ENCONTRO ENTRE AS TROPAS DE GÓIS MONTEIRO COM AS FORÇAS FEDERAIS SERIA EM ITARARÉ, SÃO PAULO. A "BATALHA DE ITARARÉ" SERIA A MÃE DE TODAS AS BATALHAS, SANGRENTA, CRUEL. MAS... NÃO HOUVE BATALHA ALGUMA! AS TROPAS DO GOVERNO ADERIRAM À REVOLUÇÃO. TRÊS MIL SOLDADOS GAÚCHOS DE LENÇO VERMELHO NO PESCOÇO CHEGARAM AO RIO AO AMANHECER DO DIA 23 DE OUTUBRO, E AMARRARAM SEUS CAVALOS NO OBELISCO DA AVENIDA RIO BRANCO. LOC: E ASSIM, OITO DIAS ANTES DO FIM DE SEU MANDATO, WASHINGTON LUÍS SAIU DEPOSTO DO PALÁCIO GUANABARA, RUMO AO EXÍLIO. UMA JUNTA MILITAR ASSUMIU O PODER E O TRANSFERIU A GETÚLIO VARGAS, NO DIA 3 DE NOVEMBRO. MORREU, DE VELHICE, AOS 39 ANOS, A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA, A DE 1891. LOC: O ESPÍRITO DEBOCHADO DO CARIOCA NÃO PODIA DEIXAR DE COMPARECER, E LAMARTINE BABO LANÇOU "O BARBADO FOI-SE", PRA GOZAR WASHINGTON LUÍS. QUEM CANTA É ALMIRANTE: TÉC: música O Barbado Foi-se. LOC: LAMARTINE BABO ERA OUTRO COMPOSITOR GENIAL DA GERAÇÃO DE 30 QUE SURGIA. VAMOS OUVIR UM PERFIL DELE PELO SENADOR ARTUR DA TÁVOLA: TÉC: trecho Artur da Távola: “Lamartine Babo foi u menino de classe média, magro, que sofra de asma, engraçado, talentoso. Teve a oportunidade de estudar em bons colégios, ele foi aluno do Colégio São Bento. E, aliás, pouca gente sabe que aluno do Colégio São Bento, ele andou tendo umas crises místicas, e chegou a escrever um hino em louvor à Nossa Senhora e alguns hinos religiosos rapazote. Mas, ao mesmo tempo, ele era já um boêmio que escapava do colégio e se metia nas alternativas da boêmia da Lapa. Cresce num Rio de Janeiro ameno e é um homem de absoluta capacidade de cantar o dia a dia; é uma espécie assim de grande cronista do seu tempo. Ele faz parte de um conjunto de cronistas musicais que o Rio possuiu: Nássara, Eratóstenes Frasão (?), Alcíperes Vermelho (?), Lamartine Babo, Braguinha; eu não diria Noel porque Noel já tem um veio sentimental profundo, maior, diferente, não é propriamente a crônica do dia a dia do Rio de Janeiro, salvo numa ou noutra música. A genialidade de Noel vai numa outra direção. Ao mesmo tempo Lamartine, precisando trabalhar, ele trilha o caminho do rádio. O rádio, na década de trinta, começa a sua expansão. Ele desde logo faz-se um homem de rádio, e no rádio o Lamartine fez de tudo. A tal ponto que há um fato na vida de Lamartine, pouco lembrado, que é de calor excepcional: ele fazia um programa – se não me engano na Rádio Marinck Veiga (?), no qual todos os dias ele comentava um fato acontecido, com música. Ou seja, ele fazia uma música, por dia, em forma de crônica musical do fato acontecido. LOC: EM 1932, OUTRO SUCESSO DE LAMARTINE: "O TEU CABELO NÃO NEGA", QUE VAMOS OUVIR COM CASTRO BARBOSA: TÉC: O Teu Cabelo. LOC: O GENIAL LAMARTINE BABO FOI TAMBÉM O AUTOR DOS GRANDES HINOS DOS CLUBES DE FUTEBOL DO RIO DE JANEIRO, ATÉ HOJE CANTADO POR MILHÕES DE TORCEDORES. FLAMENGO, FLUMINENSE, VASCO, BOTAFOGO, AMÉRICA E ATÉ BANGU EM SÃO CRISTÓVÃO, QUE CHEGARAM A SER CAMPEÕES CARIOCAS E ERAM CLUBES GRANDES. E ELE PRÓPRIO, LAMARTINE, ERA TORCEDOR DO AMÉRICA, O AMERIQUINHA QUE AFINAL SE TORNOU UM TIME PEQUENO DEPOIS DE UMA DECADÊNCIA QUE COMEÇOU NOS ANOS SESSENTA. ENQUANTO A ESTRELA DE LAMARTINE BRILHAVA, NOEL ROSA LANÇAVA OUTRO SUCESSO, FITA AMARELA QUE IREMOS OUVIR COM UMA RELEITURA DE IVAN LINS. Técnica: “Fita Amarela”, com Ivan Lins. LOC: NOEL ROSA E LAMARTINE BABO ERAM PARTE DE UM GRUPO DE RAPAZES DE CLASSE MÉDIA, BRANCOS QUE ACABARAM OFUSCANDO OS SAMBISTAS NEGROS, IGUALMENTE GENIAIS, COMO ISMAEL SILVA, CARTOLA, MARÇAL, (BIDE DE TODOS PRAZERES?), E OUTROS. ESSES RAPAZES DE CLASSE MÉDIA, ALÉM DE NOEL E LAMARTINE, INCLUIAM ARI BARROSO E JOÃO DE BARRO. LOC: É CLARO QUE O GOVERNO PROVISÓRIO DE GETÚLIO DEPOIS DA REVOLUÇÃO SERIA DE CRISE. AS DIFERENÇAS ENTRE OS VENCEDORES ERAM MUITO GRANDES. OS PRESIDENTES DOS ESTADOS FORAM AFASTADOS E SUBSTITUÍDOS POR INTERVENTORES. LOC: O MAJOR JUAREZ TÁVORA, CHAMADO DE "VICE-REI DO NORTE", ESCOLHEU OS INTERVENTORES DA BAHIA PRA CIMA. NO RIO GRANDE DO NORTE, O INTERVENTOR ERA O CAPITÃO ERNESTO GEISEL, QUE VIRIA A SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA. DO ESPÍRITO SANTO PRA BAIXO, AS NOMEAÇÕES FORAM DOS GAÚCHOS. LOC: A GRANDE CRISE DO GOVERNO PROVISÓRIO SERIA ENTRA AS VELHAS OLIGARQUIAS E OS RENOVADORES TENENTES, QUE CERCARAM GETÚLIO E IMPUSERAM O CHAMADO "GABINETE NEGRO". OS OLIGARCAS PERCEBERAM QUE A ÚNICA FORMA DE RETOMAR O CONTROLE SERIA ATRAVÉS DE UMA ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE, PORQUE SEM DÚVIDA TERIAM MAIORIA. LOC: VARGAS E OS TENENTES PROTELARAM A CONSTITUINTE O QUANTO PUDERAM. A CRISE ECONÔMICA ERA ENORME, COM DOIS MILHÕES DE DESEMPREGADOS SÓ NAS CIDADES. GETÚLIO VARGAS CRIOU O MINISTÉRIO DO TRABALHO, E ESCOLHEU PARA O CARGO O GAÚCHO LINDOLFO COLLOR, AVÔ DO OUTRO COLLOR, O FERNANDO. LINDOLFO CRIOU A PRIMEIRA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA DO PAÍS, COM VÁRIAS DAS REIVINDICAÇÕES DOS SINDICATOS. LOC: OS OLIGARCAS PAULISTAS SE ORGANIZARAM E SE REBELARAM EM 1932, EXIGINDO A CONSTITUINTE. FOI A CHAMADA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALIZA DE SÃO PAULO, QUE DUROU TRÊS MESES E MOBILIZOU 30 MIL PESSOAS. LOC: O EX-SENADOR JARBAS PASSARINHO, ERA POUCO MAIS QUE UM ADOLESCENTE EM BELÉM DO PARA EM 1932, QUANDO ESTOROU A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA EM SÃO PAULO. ELE SE LEMBRA BEM: Técnica: entrevista, Jarbas Passarinho: “Eu era garoto ainda, até fui partícipe(?) do movimento no Pará. Um garotinho tirando pedra dos paralelepípedos maiores (...?), em favor e São Paulo, e assim por diante. Mas a impressão que fica hoje, de quem conheceu melhor (...?), pra mim, se saísse do túmulo hoje dava lição de política pra todos que estão aí. Ele estava retardando propositadamente. Aí veio a reação paulista. Você não está equivocada, não, é exatamente isso a (?) de São Paulo foi baseada no fato de que não se ordenava constitucionalmente o país. A constituição tinha sido, praticamente, revogada, um ato de força da revolução de 30, não havia, portanto, a garantia dos direitos fundamentais. Uns admitem que isso foi o pano de boca do teatro, que por trás havia mágoa de São Paulo porque o seu Júlio Prestes, seu candidato, tinha sido eleito presidente, embora fraudadamente. Então, era um pouco de revanchismo de São Paulo em relação Doutor Getúlio. LOC: JOÃO NEVES DA FONTOURA DISCURSOU, POR SÃO PAULO EM ARMAS: TÉC: trecho João Neves: “O (?) de São Paulo em armas entusiasmaria mesmo os céticos (?). Há uma estranha (...?) nessa metamorfose parcial. (...?) de trabalhadores veste a blusa e desce a farda. Tudo aqui vislumbra a imaginação mais ardente. Movimento que essa hora, se (...?) por cinco frentes de batalha em tais características de ordem e disciplina que (....?) assistir, apenas, a uma parada patriótica.” LOC: DEPOIS DE TRÊS MESES, A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE SÃO PAULO FOI DERROTADA PELO EXÉRCITO DOS TENENTES E PELAS FORÇAS COMBINADAS DO RIO GRANDE DO SUL E DE MINAS GERAIS. LOC: MAS GETÚLIO VARGAS ERA UM DOS POLÍTICOS MAIS ESPERTOS DA NOSSA HISTÓRIA. LOGO, COMEÇOU A SE RECOMPOR COM O PODER DAS OLIGARQUIAS, DA VELHA ORDEM. ALGUNS DOS TENENTES NOMEADOS INTERVENTORES NOS ESTADOS FIZERAM A MESMA COISA. LOC: GETÚLIO CONVOCOU ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE, QUE SE INSTALA EM 15 DE NOVEMBRO DE 1933, PARA TRABALHAR SOBRE UM ESBOÇO FEITO EM CONJUNTO POR CIVIS E MILITARES. O TENENTISMO COMEÇOU A CAIR AÍ, PORQUE AS OLIGARQUIAS, COMO ESPERAVAM, FIZERAM AMPLA MAIORIA NO NOVO CONGRESSO. VAMOS FALAR DISSO DAQUI A POUCO. AGORA, VAMOS DE NOVO A NOEL ROSA. LOC: COMO DISSEMOS ANTES, NOEL ROSA TINHA UMA SAÚDE FRÁGIL, MESMO ASSIM ERA UM BOÊMIO, BEBIA MUITO E VIVIA NO MEIO DA MALANDRAGEM CARIOCA, UM MEIO VIOLENTO. DIZ A LENDA, QUE ELE FOI OBRIGADO A DAR PARCERIA DE UMA DE SUAS MELHORES MÚSICAS A KID PEPE, SOB AMEAÇA DE LEVAR UMA SURRA. KID PEPE, CHAMADO JOSÉ GELSOMINO ERA UM EX BOXEADOR, UM IMIGRANTE ITALIANO FORTE E MALANDRO RESPEITADO NA BOEMIA CARIOCA, PELA FAMA DE VIOLENTO. ALGUNS HISTORIADORES DA ÉPOCA DIZEM QUE ELE ROUBAVA SAMBAS NA BASE DA VIOLÊNCIA E DAS AMEAÇAS. LOC: ISSO ERA COMUM. GENTE QUE GANHOU FAMA DE COMPOSITOR AGIA ASSIM, COMO BRANCURA, POR EXEMPLO. OPORTUNISTA, KID PEPE, FICOU AMIGO DE NOEL, GANHOU A CONFIANÇA DO POETA, ARRANJAVA NAMORADAS PARA ELE, TUDO NA EXPECTATIVA DE GANHAR PARCERIA EM ALGUMA MÚSICA. EM TROCA, DAVA PROTEÇÃO AO SAMBISTA NA NOITE. ERA UMA ESPÉCIE DE GUARDA COSTAS, DE SEGURANÇA PARTICULAR DE NOEL. POR FIM, DIZEM OS BIÓGRAFOS DE NOEL ROSA, KID PEPE AMEAÇOU DAR UMA SURRA NO AMIGO POETA SE ELE NÃO LHE DESSE A PARCERIA DE “ORVALHO VEM CAINDO”. UM GRANDE SUCESSO DE 1934. A GRAVAÇÃO QUE NÓS VAMOS OUVIR, GENTILMENTE CEDIDA PELA RÁDIO NACIONAL, É UMA RARIDADE. QUEM CANTA É ARACI DE ALMEIDA E ALMIRANTE: Técnica: O Orvalho Vem Caindo. LOC: EM 1933, UM JOVEM MALANDRO DE 18 ANOS CHAMADO WILSON BATISTA EMPLACOU UM SAMBA, QUE FOI GRAVADO POR SÍLVIO CALDAS: "LENÇO NO PESCOÇO".

Parte 2 - Noel Rosa, Wilson Batista e outros compositores
ESTRANHAMENTE, NOEL ROSA, QUE SÓ TINHA 23 ANOS MAS JÁ ERA UM COMPOSITOR CONSAGRADO, RESOLVEU RESPONDER VERSO POR VERSO. VAMOS DEIXAR O BIÓGRAFO DE NOEL, O JORNALISTA JOÃO MÁXIMO, CONTAR O RESTO DA HISTÓRIA: TÉC: trecho João Máximo: “Essa polêmica, na época, não foi muito notada, não. Ela não foi muito discutida e não foi muito centralizada, vamos dizer assim, com uma ordem, hoje sai uma música, amanhã sai outra, depois de amanhã sai outra. O que começa é um samba do Wilson Batista, um excelente samba do Wilson Batista, chamado ‘Lenço no Pescoço’, que foi gravado em 1933 pelo Sílvio Caldas. Esse samba, na verdade, era um dos muitos sambas que o Wilson Batista, ainda iniciante, pouco conhecido, tinha vendido, porque no selo do disco está o nome de um certo Mário Toledo. Ele vendia sambas, sim, primeira parte, vendia a segunda parte, vendia samba inteiro. Isso era uma prática mais ou menos comum na música popular e muito comum na vida do Wilson Batista. É um samba interessantíssimo, que fala em malandragem, apologia da malandragem, daquele malandreco que o Wilson Batista efetivamente era. E o Noel Rosa, isso é que é pouco explicado, pouco dito, tinha, com o Wilson batista, uma certa rivalidade por causa de mulher; na Lapa, na velha Lapa boêmia dos anos 30, eles já tinham tido lá uma certa diferença por causa de uma daquelas damas do cabaré da Lapa. O Noel Rosa faz um samba chamado “Rapaz Folgado” que responde quase que verso por verso ao que o Wilson Batista prega em ‘Lenço no Pescoço’. O samba ‘Rapaz Folgado’ era cantado no rádio, o próprio Noel cantava no rádio, cantava-se no meio musical, mas isso não chegou ao público. Feito em 33, ele só vai ser gravado em 38. Aracy de Almeida só vai gravar esse samba cinco anos depois dele feito. Ele não chamou atenção imediatamente do público, só do pessoal do meio. Tanto que Wilson responde com um samba chamado ‘Mocinho da Vila’, que ele diz: ‘você que é mocinho da vila, fala tanto em violão e outros fricotes mais, cuide lá do seu microfone e deixe quem é malandro em paz’, esse samba nem sequer foi gravado, e nem sequer teve muito acesso ao rádio, porque o Wilson Batista não era um canto de rádio e não tinha ligações muito grandes com intérpretes de rádio. LOC: VAMOS OUVIR, ENTÃO, O DUELO MUSICAL NOEL ROSA/ WILSON BATISTA, COM JORGE VEIGA CANTANDO WILSON E ROBERTO PAIVA CANTANDO NOEL. PRIMEIRO, "LENÇO NO PESCOÇO", DE WILSON BATISTA, COM JORGE VEIGA: TÉC: Lenço no Pescoço. LOC: NOEL, JÁ FAMOSO, ENCIUMADO PORQUE HAVIA PERDIDO UMA MULHER PRA WILSON, RESPONDE COM "RAPAZ FOLGADO", QUE VAMOS OUVIR COM ROBERTO PAIVA: TÉC: Rapaz Folgado. LOC: WILSON BATISTA, AINDA DESCONHECIDO, GOSTOU DA IDÉIA DE UM DUELO MUSICAL COM UM COMPOSITOR FAMOSO, E CONTRA-ATACOU COM "MOCINHO DA VILA". VAMOS OUVIR: TÉC: Mocinho da Vila. LOC: NOEL FINGIU QUE NÃO FOI COM ELE. E, ESQUECIDO DA DISPUTA, LANÇOU UMA OBRA PRIMA, "FEITIÇO DA VILA", NO COMEÇO DE 1934: TÉC: Feitiço da Vila. LOC: WILSON BATISTA ESTAVA DE TOCAIA, ESPERANDO UMA CHANCE PRA ATACAR DE NOVO. E LANÇOU "CONVERSA FIADA", QUE RESPONDE A "FEITIÇO DA VILA" VERSO POR VERSO: TÉC: Conversa Fiada. LOC: NOEL ROSA PARTE PRA DEMOLIR O ADVERSÁRIO COM OUTRA OBRA PRIMA, "PALPITE INFELIZ", TAMBÉM COM RESPOSTA VERSO POR VERSO, E DÁ POR ENCERRADA A DISPUTA: TÉC: Palpite Infeliz. LOC: WILSON BATISTA ACUSOU O GOLPE E BAIXOU O NÍVEL DA DISPUTA. LANÇOU "FRANKENSTEIN DA VILA", DEBOCHANDO DA DEFORMIDADE FÍSICA DE NOEL: TÉC: Frankestein. LOC: NOEL FINGIU QUE NÃO OUVIU E FOI CUIDAR DA VIDA E DE OUTROS PROBLEMAS. WILSON BATISTA INSISTIU, QUERIA BRIGA. E LANÇOU "TERRA DE CEGO", QUE FICOU SEM RESPOSTA: TÉC: Terra de Cego. LOC: NOEL NEM PENSAVA MAIS NO ASSUNTO. E CUIDOU SE FAZER O QUE SABIA: MÚSICA E SÁTIRAS, COMO "CONVERSA DE BOTEQUIM", COM MOREIRA DA SILVA, O "MORINGUEIRA DA SILVA": TEC: "Conversa de Botequim" NO PRÓXIMO PROGRAMA DA SÉRIE SÉCULO 20, A CONSTITUINTE DE 1934, A OFENSIVA COMUNISTA CHAMADA INTENTONA, A TENTATIVA DE GOLPE DOS INTEGRALISTAS DE PLÍNIO SALGADO, E UMA FARSA POLÍTICA USADA COMO PRETEXTO PARA O GOLPE DO ESTADO NOVO DE GETULIO VARGAS. E A MÚSICA BRASILEIRA DESABROCHA, COM UMA FANTÁSTICA SAFRA DE CANTORES E COMPOSITORES CHEGANDO AO APOGEU. A MORTE DE NOEL ROSA, O SURGIMENTO DE ORLANDO SILVA E DE DORIVAL CAYMMI. ISMAEL SILVA É PRESO E NA SAÍDA FAZ UMA DE SUAS OBRAS PRIMAS: ANTONICO. ANTES DE TERMINAR VAMOS LEMBRAR O ENCONTRO MÁGICO DE ARI BARROSO, UM DOS CRAQUES QUE SURGIU NOS ANOS 30, COM A ESTRELA CARMEM MIRANDA. NA BATUCADA DA VIDA DE ARI BARROSO E LUIZ PEIXOTO COM CARMEM MIRANDA. SÉCULO 20 É UM PROGRAMA DA RÁDIO SENADO FM. ENCERRAMENTO ***************************************************************************************** TEMA A crise da República do Café-com-leite; O Movimento Tenentista; a Revolução de 30; A Formação da Aliança Liberal. LOCUÇÃO Cezar Motta, Taís Viváqua e João Marques. ENTREVISTA Roberto Freire; Pinheiro Chagas; Artur da Távola; Jarbas Passarinho; João Neves; João Máximo. ***************************************************************************************** MÚSICA Fita Amarela, de Noel Rosa; Estrela Dalva, com Ivan Lins; Com Que Roupa, de Noel Rosa; Pavilhão dos Inconfidentes; Hino de João Pessoa; O Barbado Foi-se, de Lamartine Babo, com Almirante; O Teu Cabelo Não Nega, de Lamartine Babo, com Castro Barbosa; O Orvalho Vem Caindo, com Araci de Almeida e Almirante; Lenço no Pescoço, de Wilson Batista, com Jorge Veiga; Rapaz Folgado, de Noel Rosa, com Roberto Paiva; Mocinho da Vila, de Wilson Batista; Feitiço da Vila, de Noel Rosa; Conversa Fiada, de Wilson Batista; Palpite Infeliz, de Noel Rosa; Frankestein da Vila, e Wilson Batista; Terra de Cego, e Wilson Batista; Conversa de Botequim, de Noel Rosa, com Moreira da Silva; Na Batucada da Vida, de Ari Barroso, com Carmen Miranda.

Ao vivo
00:0000:00