8 - Década de 1950, Vargas outra vez no poder e as Marchinhas de Carnaval — Rádio Senado

8 - Década de 1950, Vargas outra vez no poder e as Marchinhas de Carnaval

Temas do programa:

O fracasso do Governo Dutra; As eleições de 50 e a volta e Vargas; O trauma da copa do mundo de 50; O apogeu do rádio; A chegada da televisão em 51; A criação da Petrobrás, BNDE e da Eletrobrás.

19/06/2001, 12h20 - ATUALIZADO EM 25/10/2023, 18h51
Duração de áudio: 50:08
50:088 - Década de 1950, Vargas outra vez no poder e as Marchinhas de Carnaval
Parte 1 - A década de 1950 e Vargas outra vez no poder
25:26

Transcrição Parte 1 - A década de 50, Vargas outra vez no poder téc: prefixo - depois, crescendo junto com o texto, o "Um a Zero", de Pixinguinha, com o grupo de Henrique Cazes. LOC: A NOSSA VIAGEM PELO SÉCULO VINTE LEVA AGORA À DÉCADA DE CINQUENTA. A VOLTA DE GETÚLIO VARGAS NOS BRAÇOS DO POVO E O SUICÍDIO DELE, SÓ E ENCURRALADO NO PALÁCIO DO CATETE. O TRAUMA DA COPA DO MUNDO NO MARACANÃ. O APOGEU DO RÁDIO, MESMO COM A CHEGADA DA TELEVISÃO AO BRASIL, EM 1950. téc: "Bota o Retrato do Velho". refrão todo e depois bg. LOC: COMO VIMOS NO PROGRAMA ANTERIOR, DEPOIS DE TODAS AS ESPERANÇAS NACIONAIS COM A REDEMOCRATIZAÇÃO E A ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE DE 46, O GOVERNO DO MARECHAL EURICO GASPAR DUTRA FOI UMA DECEPÇÃO. LOC: OS ESTADOS UNIDOS, DEPOIS DA GUERRA, AJUDARAM NA RECONSTRUÇÃO DA EUROPA COM O PLANO MARSHALL. PARA O BRASIL, NADA. OU MELHOR, FOI CRIADA, SIM, UMA INÚTIL COMISSÃO MISTA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, COM TECNOCRATAS BRASILEIROS COMO ROBERTO CAMPOS E OTÁVIO GOUVEIA DE BULHÕES E TECNOCRATAS NORTE-AMERICANOS. A ÚNICA FINALIDADE ERA MANTER O BRASIL FORA DA INFLUÊNCIA COMUNISTA E NA ÓRBITA NORTE-AMERICANA. LOC: O GOVERNO DUTRA TORROU TODAS AS RESERVAS CAMBIAIS EM MOEDA FORTE QUE O BRASIL TINHA ACUMULADO NA GUERRA. IMPORTAMOS LARGAMENTE AUTOMÓVEIS E COISA INÚTEIS. LOC: VEIO A CAMPANHA PARA A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL, QUE SERIA EM 3 DE OUTUBRO DE 1950. GETÚLIO VARGAS, DITADOR POR 15 ANOS, ESTAVA NO OSTRACISMO EM SUA FAZENDA DO ITU, EM SÃO BORJA, NO RIO GRANDE DO SUL, OCUPADO EM PLANTAR ÁRVORES E ORDENHAR VACAS. TINHA RENUNCIADO AOS MANDATOS DE SENADOR E DEPUTADO FEDERAL. MAS ESTAVA DOIDO PRA VOLTAR. TÉC: Touradas Em Madri. LOC: ESTA MARCHINHA FOI CANTADA EM CORO NO NOVÍSSIMO ESTÁDIO DO MARACANÃ POR QUASE DUZENTAS MIL PESSOAS, EM JULHO DE 1950. O JOGO ERA BRASIL E ESPANHA, PELA COPA DO MUNDO. O GIGANTESCO MARACANÃ, O MAIOR ESTÁDIO DO MUNDO, TINHA SIDO CONSTRUÍDO, COMO DISSEMOS, EM UM TEMPO RECORDE DE 20 MESES, ESPECIALMENTE PARA O MUNDIAL. LOC: O BRASIL VINHA BEM NO MUNDIAL, MASSACRANDO OS ADVERSÁRIOS. E TINHA SEM DÚVIDA O MELHOR TIME. VEIO O JOGO COM A ESPANHA. OS ESPANHÓIS GARANTIRAM NA VÉSPERA, QUE IAM VENCER E ACABAR COM A BANCA BRASILEIRA. QUANDO O BRASIL FEZ TRÊS A ZERO, A MULTIDÃO COMEÇOU A CANTAR "TOURADAS EM MADRI". LOC: OS GOLS FORAM SAINDO, O JOGO ERA FÁCIL. QUATRO A ZERO, CINCO A ZERO... OS DUZENTOS MIL BRASILEIROS CANTANDO. MENOS UM, QUE CHORAVA AFUNDADO NA CADEIRA CATIVA. O PESSOAL EM VOLTA COMEÇOU A IMPLICAR. "ELE É ESPANHOL, É ESPANHOL". LOC: ESPANHOL NADA. É QUE O BRASILEIRÍSSIMO CARLOS ALBERTO FERREIRA BRAGA, CHAMADO DE BRAGUINHA E DE JOÃO DE BARRO, ERA O AUTOR DE "TOURADAS EM MADRI", E NÃO ESPERAVA AQUELA CONSAGRAÇÃO ESPONTÂNEA. CHOROU FEITO CRIANÇA, APESAR DA VITÓRIA DO BRASIL SOBRE A ESPANHA POR CINCO A ZERO. TEC: Touradas Em Madri LOC: TOURADAS EM MADRI, DE BRAGUINHA E ALBERTO RIBEIRO, FEZ BRAGUINHA CHORAR OUTRAS VEZES. ELE OUVIU A MÚSICA NO EXTERIOR, VÁRIAS VEZES, GRAVADA POR XAVIER CUGAT, DINAH SHORE, AS ANDREW SISTERS E CARMEM MIRANDA. SE ESTIVESSE FORA DO BRASIL, CHORAVA MESMO. LOC: A MÚSICA FOI FEITA EM 1938, E APESAR DE GANHAR UM CONCURSO DE MARCHINHAS DE CARNAVAL DA PREFEITURA DO RIO, FOI DESCLASSIFICADA POR PRESSÃO DOS PERDEDORES, QUE ALEGARAM QUE, NA VERDADE, A MÚSICA NÃO ERA MARCHINHA, MAS PASODOBLE... LOC: MAS VAMOS À COPA DE 50. ERA ANO DE ELEIÇÕES GERAIS. E A COPA FOI LARGAMENTE USADA PELOS POLÍTICOS. MASSACRAMOS TODOS OS ADVERSÁRIOS E CHEGAMOS À FINAL CONTRA O URUGUAI. O BRASIL PRECISAVA APENAS DO EMPATE PRA GANHAR O TÍTULO. LOC: O BRASIL FEZ O PRIMEIRO GOL. A MULTIDÃO DELIROU. PARECIA QUE ESTAVA LIQUIDADO O ASSUNTO. MAS NO FINAL DO SEGUNDO TEMPO, QUASE NO FINAL DO JOGO, SCHAFFINO EMPATOU. E, PERTO DO FIM DO JOGO, MAIS PERTO AINDA, O FESTEJADO LOCUTOR ODUVALDO COZZI NARROU ASSIM O GOL QUE FEZ O BRASIL CHORAR: téc: narração do gol e música trágica, logo depois, antes do texto. com 15 segundos, cai em bg. LOC: POR QUE O BRASIL PERDEU PARA UM TIME INFERIOR, JOGANDO EM CASA, COM O APOIO DE DUZENTAS MIL PESSOAS?? O JORNALISTA PAULO PERDIGÃO ESCREVEU UM LIVRO CHAMADO "ANATOMIA DE UMA DERROTA" QUE BUSCA EXPLICAR TUDO ISSO. ELE ENTREVISTOU TODO MUNDO ENVOLVIDO NA TRAGÉDIA. E A RESPOSTA FOI UNÂNIME: O USO POLÍTICO DA SELEÇÃO ATRAPALHOU. TEC: "isso não foi uma opinião minha, isso foi o que se estabeleceu como um consenso geral entre os participantes, todos eles que eu ouvi disseram a mesma coisa: o jogo se ganha no campo, não importa o que haja. Mas, pelo o que me disseram, nem a noite foi bem dormida. Os políticos queriam aproveitar aquele momento, que o Brasil já era tido como campeão, os jornais anunciaram o Brasil campeão do mundo. Eu tenho filmes mostrando isso. Manchetes de jornais: ‘Brasil Campeão do Mundo’. Quer dizer, já havia esse clima de euforia, esse é um fato mais ou menos conhecido na história do Brasil. Eu também não sei se isso foi bem explorado. Eu pretendo fazer uma nova edição do livro, atualizada, com informações suplementares. Eu consegui muita coisa, depois da publicação do livro, inclusive, eu recebi muitas comunicações de participantes do evento, até mesmo da pessoa que levou a taça Jules Rimmet para o gramado. Ele me contou exatamente como se processou tudo aquilo. Então, eu tenho informações muito curiosas, que eu acho que numa edição nova pode enriquecer o trabalho, sabe? " LOC: PAULO PERDIGÃO DISSE AINDA QUE A TRISTEZA FOI GRANDE, MAS O GOL DE GIGHIA NÃO CALOU O MARACANÃ, COMO DIZEM ALGUNS. ELE ASSISTIU AO JOGO EM 50, AOS 11 ANOS DE IDADE, LEVADO PELO PAI: TEC: "a lembrança que eu tenho é de as pessoas saindo em silêncio (corta) "... e na gravação você ouve o estádio e, até pelo contrário, animando muito o time brasileiro. Depois do gol do Gighia, que derrotou o Brasil, o estádio ficou muito animado, ao contrário do que se diz. Houve uma empolgação tentado levar o time pra frente, até o final. O estádio ficou o tempo todo agitado, não houve um momento de silêncio no jogo". LOC: PERDIGÃO DISSE QUE CRIOU-SE OUTRO MITO. ELE GARANTE QUE NÃO ACONTECEU A FAMOSA BOFETADA DO CAPITÃO URUGUAIO OBDULIO VARELA NO LATERAL BRASILEIRO BIGODE. SEGUNDO ALGUNS RELATOS, ESTA BOFETADA DESMORALIZOU OS BRASILEIROS E NOS LEVOU À DERROTA. LOC: O ÓTIMO LATERAL ESQUERDA BIGODE, DO FLUMINENSE FICOU MARCADO PELO RESTO DA CARREIRA. PAULO PERDIGÃO DISSE QUE ESTA VERSÃO DA BOFETADA É CONSEQUÊNCIA DO INCONFORMISMO BRASILEIRO PELA DERROTA. NÃO HOUVE A BOFETADA: TÉC: "não. isso aí é uma história que me disseram, inclusive o próprio Obdulio Varela, que teria feito isso, foi uma bola lateral, eu particularmente não pude presenciar isso, porque eu estava do lado oposto ao campo, passou do lado oposto à cabine de rádio. A bola saiu pela lateral e os dois saíram do campo, e o Obdulio Varela segurou o pescoço do bigode e deu um tapa, dizendo ‘calma, muchacho’. E isso ficou dessa forma. Acontece que esse gesto dele, foi um gesto teatral que causou a impressão, a quem assistia, que ele teria dado um tapa. Talvez tivesse sido até esse o propósito dele, ele estava com esse objetivo, mas não foi o que aconteceu. Se fosse hoje, um evento como esse tivesse se passado agora, seria de tal natureza a documentação do fato, que o caráter mágico do evento teria se dissipado. Aquilo ali tudo se dispersa no imaginário e no mitológico, exatamente pela insuficiência de dados concretos.” escassez de dados concretos". LOC: O GRANDE NILTON SANTOS, A "ENCICLOPÉDIA DO FUTEBOL", O MAIOR ZAGUEIRO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO, ASSISTIU A BRASIL E URUGUAI SENTADO NO BANCO. TINHA 24 ANOS, ESTAVA NA RESERVA E GARANTE QUE O TÉCNICO FLÁVIO COSTA NÃO GOSTAVA DELE. MAS ATRIBUI A DERROTA À BADALAÇÃO DAS 24 HORAS ANTERIORES À PARTIDA, O QUE DESCONCENTROU O TIME: téc: '"desconcentrou. olha, na ocasião nós estávamos concentrados lá no Joá. Na época, tudo abandonado, não tinha um movimento. Hoje cresceu muito pro lado de lá, porque a tendência do Leblonn é invadir lá pra Barra da Tijuca. E nós ficávamos isolados lá. Na véspera, a gente veio para o campo do Vasco, eu lembro que o Zizinho reclamava muito porque, ali em volta do Campo do Vasco, nós dormíamos num alojamneto. Tinham muitas fábricas alí em volta do campo do Vasco, em volta do alojamneto, e às seis oras da manhã era sirene pra tudo quanto é lado. E o Zizinho era loucou, o Zizinho era um cara de dormir tarde e acordar tarde. Ele ficava louco, alucinado e aquilo deve ter influenciado também”. LOC: NILTON SANTOS DISSE TAMBÉM QUE O ZAGUEIRO JUVENAL, NA SEMANA DA DECISÃO, FOI A BOATES À NOITE, BEBEU BASTANTE, E TEVE CULPA NA DERROTA: TÉC: "olha, eu acho que teve muita injustiça; o Nena era um jogador fantástico. O culpado foi o Bigode, que foi driblado no meio do campo. Mas, a gente que joga na defesa, ali você tem que um socorrer o outro, um cobre o outro. O Bigode foi driblado no meio do campo, e o que tinha que sair no Gighia, que era o ponta, era o Juvenal, que era o central. Se Juvenal errasse, viria o augusto lá do outro lado, um vai cobrindo o outro. O Juvenal correu de costas até dentro da área, o Gighia correndo, correndo pra cima dele, chegou, entrou na área, chiou e fez o gol. Eu acho que qualquer um de nós pode ser driblado, como o Bigode foi driblado. Agora, o Juvenal é que não estava em forma, quando tinha um jogador, Nena. Só que o Juvenal era do Flamengo. E o Nena era da Portuguesa, de São Paulo. E o Flávio, na época, fazia aquela ponte, saía do Vasco, ia pro Flamengo, saía do Flamengo, ia pro Vasco. Então, ele queria fazer média com a torcida, sei lá, do Flamengo, e preferiu o Juvenal. Inclusive o Juvenal, é deselegante falar, mas o Nena era mais responsável. Eu lembro que, na semana da decisão, o Juvenal saiu pro cabaré, tomou uns negócios lá. Eu lembro que foi aquela correria de manhã, na época, para cortar o álcool se usava ‘Nicroton’, para eliminar. Eu dizia: ‘Nena, vai caprichar que você vai jogar”. Tenho certeza que se ele jogasse nós teríamos ganho.” LOC: PAULO PERDIGÃO LEMBRA QUE NO LANÇAMENTO DO LIVRO, EM 1985, FLÁVIO COSTA, JÁ BEM VELHINHO, ESTAVA SENDO A SEU LADO, NA NOITE DE AUTÓGRAFOS. E FOI ENGRAÇADO: TÉC: Perdigão: “Ele fez o prólogo do livro. E eu coloquei o Flávio na mesa. Tinha muita gente, os jogadores todos foram: o Barbosa, o Bigode; eu exibi, inclusive, esse documentário que eu fiz sobre o jogo Brasil x Uruguai. Eu pedi ao Flávio, que já era velho naquela época, isso tem 10 anos, pra sentar na mesa. O livro chama “Anatomia de Uma Derrota”. E aí veio uma moça, que se adianta a todo mundo da fila, um rapaz com uma câmara, e luzes em cima do Flávio Costa. Ela era uma moça nova, começou a entrevistar o Flávio Costa. Eu estou deixando ela entrevistar, eu pensando que ela sabe quem é o Flávio Costa. De repente, ela se afasta e pergunta ‘ué! Mas o senhor não é o autor do livro não?’. Ele diz: ‘não, minha filha; ele é o autor do livro, eu sou autor da derrota’. Logo depois, "Bota o Retrato do Velho". LOC: NO TRÊS DE MARÇO DE 49, UMA QUARTA-FEIRA DE CINZAS, O DIÁRIO "O JORNAL", DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS, DE ASSIS CATEAUBRIAND SAIU COM A MANCHETE: "EU VOLTAREI COMO LÍDER DE MASSAS". LOC: GETÚLIO VARGAS TINHA DADO UMA ENTREVISTA AO JORNALISTA SAMUEL WAINER NA FAZENDA DO ITU, EM SÃO BORJA. LANÇAVA SUA PRÓPRIA CANDIDATURA A PRESIDENTE EM 50. E ESCALOU ATÉ OS ADVERSÁRIOS: QUERIA ENFRENTAR O BRIGADEIRO EDUARDO GOMES, DE NOVO COMO CANDIDATO PELA UDN, E ADEMAR DE BARROS, O GOVERNADOR DE SÃO PAULO, DO PARTIDO SOCIAL PROGRESSISTA. LOC: NA VERDADE, GETÚLIO ESTAVA PROCURANDO ALIANÇAS, TORNAR SUA CANDIDATURA POSSÍVEL. E CONSEGUIU: ADEMAR DE BARROS LOGO PROPÔS UMA ALIANÇA: APOIAVA GETÚLIO, INDICAVA O VICE NA CHAPA, E GETÚLIO, EM TROCA, O APOIARIA NA SUCESSÃO PRESIDENCIAL, EM 55. LOC: ADEMAR DE BARROS VOAVA EM SEU AVIÃO D.C.3, CHAMADO DE "BOATE VOADORA", POR RAZÕES FÁCEIS DE IMAGINAR... LOC: SOBRE ADEMAR DE BARROS, DIZIAM: "ELE ROUBA, MAS FAZ". DIZEM ATÉ QUE ELE GOSTAVA DO SLOGAN. TINHA ATÉ MUSIQUINHA DE CAMPANHA, COM JARARACA E RATINHO: téc: Ele Rouba, Mas Faz LOC: PELO ACORDO, ADEMAR DE BARROS INDICOU CAFÉ FILHO PARA VICE-PRESIDENTE NA CHAPA DE GETÚLIO. ERA UM EX-DEPUTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, COM FAMA DE MEDÍOCRE E OPORTUNISTA. GETÚLIO NUNCA O SUPORTOU, MAS TEVE QUE ACEITÁ-LO EM TROCA DO APOIO DE ADEMAR. LOC: PELA UDN, SAIU MESMO CANDIDATO O BRIGADEIRO EDUARDO GOMES, COMO QUERIA GETÚLIO. PELO PSD, CRISTIANO MACHADO, UM DEPUTADO MINEIRO. MAS ALGUNS SETORES APOSTAVAM QUE O CRESCIMENTO POPULAR DA CANDIDATURA GETÚLIO LEVARIA A UM GOLPE MILITAR. LOC: OS GOLPISTAS TINHAM O APOIO DO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS, EM PLENA ERA DA CAÇA ÀS BRUXAS DO COMUNISMO E NO AUGE DA GUERRA FRIA CONTRA A UNIÃO SOVIÉTICA. MAS GETÚLIO NÃO TINHA NADA DE COMUNISTA. AO CONTRÁRIO. LOC: ELE TINHA, NA VERDADE, DESENVOLVIDO A IDÉIA DE UM CAPITALISMO BRASILEIRO COM UM ESTADO SOCIAL. TINHA UM PROJETO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO PAÍS CONDUZIDO PELO ESTADO, PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, MAS DE FORMA CONFUSA. EM SEU RETORNO, ISSO ERA BEM CLARO. MAS CONTRARIAVA MUITOS INTERESSES. LOC: GETÚLIO ERA UM CONCILIADOR. A ESQUERDA O ACUSAVA DE CEDER DEMAIS À DIREITA, DE SER POPULISTA, DE MANIPULAR O POVÃO EM BENEFÍCIO DOS RICOS E DE UM PROJETO PESSOAL DE PODER. LOC: PARA A DIREITA, NEM O PROJETO E NEM O POLÍTICO ERAM CONFIÁVEIS. DAVAM MUITO ESPAÇO PARA A MASSA DE TRABALHADORES, PARA A ORGANIZAÇÃO SINDICAL, PARA AS GREVES. OS ESTADOS UNIDOS ACHAVAM QUE GETÚLIO FACILITAVA MUITO A AÇÃO DOS COMUNISTAS, DAS ESQUERDAS. E CONTRARIAVA INTERESSES ECONÔMICOS. LOC: DOIS ÍDOLOS DA MÚSICA BRASILEIRA TINHAM TERMINADO UM CASAMENTO E BRIGAVAM POR MÚSICA. HERIVELTO MARTINS E DALVA DE OLIVEIRA, DO TRIO DE OURO, ESTAVAM SEPARADOS. HERIVELTO FEZ "CAMINHEMOS" PARA A EX-MULHER. LOC: VAMOS OUVIR CAMINHEMOS COM UM DOS TRÊS FILHOS DE DALVA E HERIVELTO: PERI RIBEIRO: téc: Caminhemos LOC: E DALVA DE OLIVEIRA ENCOMENDOU "TUDO ACABADO ENTRE NÓS", RESPONDENDO AO EX-MARIDO: téc.: Tudo Acabado Entre Nós LOC: E DALVA DE OLIVEIRA QUE ENCOMENDOU TUDO ACABADO ENTRE NÓS, AO AMIGO J. PIEDADE, RESPONDENDO AO EX-MARIDO. Técnica: Tudo Acabado Entre Nós. LOC: MAS A CAMPANHA DE GETÚLIO FOI UM SUCESSO ABSOLUTO DE PÚBLICO... E UM FRACASSO DE CRÍTICA. ELE PERCORREU MAIS DE 50 CIDADES DO BRASIL. FEZ MAIS DE 65 COMÍCIOS. NO CONGRESSO, FORMOU-SE A "BANDA DE MÚSICA" DA UDN. APARECEU TAMBÉM O "CLUBE DA LANTERNA", COMO EXPLICA O JORNALISTA RUBEM AZEVEDO LIMA: téc.: Rubem Azevedo Lima: “O Clube da Lanterna foi imaginado, nem foi pelo Lacerda, foi um colega nosso da Tribuna de Imprensa chamado Amaral Neto, que depois veio a ser deputado federal, que com o apoio de um grupo de mulheres, ele criou isso. Ele fiou presidente honorário, o Amaral presidente de fato, e tinha até um deputado da Paraíba chamado Alcídes Caneiro, que era orador. Tinha orador oficial, não era o Lacerda. E essa mulheres davam apoio no Rio de Janeiro ao Lacerda extraordinário.” LOC: OS JORNAIS "ESTADO DE SÃO PAULO", "O GLOBO", A "TRIBUNA DA IMPRENSA" DE CARLOS LACERDA, "CORREIO DA MANHÃ", DE PAULO BITTENCOURT, O "DIÁRIO CARIOCA" E OS PRÓPRIOS JORNAIS DA REDE "DIÁRIOS ASSOCIADOS", DE ASSIS CHATEAUBRIAND, COMBATIAM A CANDIDATURA GETÚLIO. ALGUNS PREGAVAM ABERTAMENTE O GOLPE DE ESTADO. LOC: NA TRIBUNA DA IMPRENSA, O ENTÃO VEREADOR PELO DISTRITO FEDERAL CARLOS LACERDA, DA UDN, ESQUECEU UM POUCO A LUTA CONTRA A CONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO DO MARACANÃ NO LOCAL ONDE É HOJE, E ESCREVEU: téc.: (João Marques): "Getúlio Vargas não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos fazer uma revolução para não deixá-lo governar". Parte 2 - Marchinhas de carnaval, campanha de Getúlio Vargas LOC: AS MARCHINHAS DE CARNAVAL, CHEGARAM AO AUGE DA CRIATIVIDADE NOS ANOS 50. MISTURAVAM SÁTIRA POLÍTICA, DEBOCHE, CARICATURA SOCIAL E DE TIPOS HUMANOS. EM 1950, PAQUITO E ROMEU GENTIL COMPUSERAM DAQUI NÃO SAIO, UMA EVIDENTE SÁTIRA POLÍTICA. A GRAVAÇÃO ORIGINAL ERA DOS VOCALISTAS TROPICAIS. Técnica: Daqui Não Saio. LOC: EM 1951, FERNANDO LOBO, E PAULO SOLEDAD, VIERAM COM ZUMZUM, EM HOMENAGEM A UM SAMBISTA MORTO. DALVA DE OLIVEIRA GRAVOU. Técnica: Zuzum. Cai Em Bg. LOC: EM 1954 SACA ROLHA DE ZÉ DA ZILDA E ZILDA DO ZÉ, GRAVADA PELOS DOIS, ZÉ E ZILDA. Técnica: Saca Rolha. Cai Em Bg. LOC: A CAMPANHA DE GETÚLIO VARGAS COMEÇOU PELA CAPITAL, O RIO DE JANEIRO, COM UM COMÍCIO NO DIA 12 DE AGOSTO DE 1950, NA ESPLANADA DO CASTELO, NO CENTRO DA CIDADE. DEPOIS, GETULIO SEGUIU PARA MANAUS, A BORDO DA "BOATE VOADORA", DE ADEMAR DE BARROS, E DE UM AVIÃO CEDIDO PELA EMPRESA "CRUZEIRO DO SUL". LOC: O SUCESSO POPULAR DO EX-DITADOR, O "PAI DOS POBRES" E "MÃE DOS RICOS", ERA ENORME. SAMUEL WAINER, O JORNALISTA QUE ACOMPANHAVA GETÚLIO, COMPAROU O CANDIDATO AO MAHATMA GHANDI, PELO AMOR QUE INSPIRAVA AO POVÃO. GETÚLIO GOSTOU DA COMPARAÇÃO E PASSOU A USÁ-LA. LOC: DE MANAUS, GETÚLIO FOI A BELÉM DO PARÁ E DEPOIS AOS ESTADOS DO NORDESTE. O POVÃO ACORRIA AOS COMÍCIOS E PEDIA "GETÚLIO", "GETÚLIO". SAMUEL WEINER COMPAROU O GRITO POPULAR A VERDADEIROS UIVOS. NÃO HAVIA PALAVRAS DE ORDEM, NEM PEDIDOS DE TERRA OU DE PÃO, APENAS PEDIDOS DE "VOLTA, GETÚLIO". LOC: A CAMPANHA SE RADICALIZOU. EM TERESINA, O CANDIDATO UDENISTA, O BRIGADEIRO EDUARDO GOMES, RECUSOU-SE A UM APERTO DE MÃO COM GETÚLIO. NO RECIFE, 300 MIL PESSOAS FORAM AO COMÍCIO, MAS CAIU UMA CHUVA TERRÍVEL, UM VERDADEIRO DILÚVIO... LOC: ESPERTO, GETÚLIO GUARDOU NO BOLSO DA CAMISA O DISCURSO QUE IA FAZER E DISSE APENAS O SEGUINTE: "TRABALHADORES DO BRASIL E DO MEU RECIFE! O QUE ESTÁ ESCRITO AQUI É O QUE ESTÁ ESCRITO NO MEU CORAÇÃO. E VOCÊS SABEM MUITO BEM O QUE ESTÁ ESCRITO NO MEU CORAÇÃO: EU AMO O POVO BRASILEIRO. E VAMOS EMBORA SAIR DESSA CHUVA." LOC: A MASSA HUMANA DELIROU E SE DISPERSOU AOS GRITOS DE "GETÚLIO!" COMO JÁ DISSEMOS, GETÚLIO VARGAS HAVIA CRIADO O PTB E O PSD. LOGO, O PSD PASSOU A APOIAR GETÚLIO POR BAIXO DOS PANOS, TRAINDO O PRÓPRIO CANDIDATO, O MINEIRO CRISTIANO MACHADO. ISTO GANHOU UM NOME NA HISTÓRIA: "CRISTIANIZAÇÃO". GETÚLIO GANHOU A ELEIÇÃO. téc: "Bota o Retrato do Velho" LOC": ESTA MARCHINHA, DE HAROLDO LOBO E MARINO PINTO, CANTADA POR FRANCISCO ALVES, FOI UM SUCESSO EM 1951, ANO DA POSSE DE GETÚLIO VARGAS. téc: "Vingança", com Jamelão. LOC: ESTA MÚSICA, "VINGANÇA", TAMBÉM ESTOUROU COMO SUCESSO EM 1951. O AUTOR ERA UM GAÚCHO, COMO GETÚLIO VARGAS. UM BOÊMIO INVETERADO CHAMADO LUPICÍNIO RODRIGUES QUE FOI DESCOBERTO POR CIRO MONTEIRO. E "VINGANÇA", COMO TODAS AS MÚSICAS DE LUPICÍNIO, ERA BASEADA EM SUA PRÓPRIA VIDA. LOC: NESTE CASO, A HOMENAGEM ERA A UMA PROSTITUTA MULATA CONHECIDA COMO "CARIOCA". EM UMA DE SUAS NOITADAS EM PORTO ALEGRE, LUPICÍNIO CONHECEU E SE APAIXONOU POR "CARIOCA". LEVOU-A PARA MORAR COM ELE, NA CHÁCARA QUE MANTINHA FORA DA CIDADE. LOC: UM DIA, O VELHO "LUPI", COMO ERA CHAMADO, TEVE QUE VIAJAR AO INTERIOR DO ESTADO. O CASEIRO DA CHÁCARA, A QUEM LUPICÍNIO TRATAVA COMO FILHO, TEVE ENTÃO UM ROMANCE COM "CARIOCA". LOC: QUANDO O COMPOSITOR VOLTOU, DESCOBRIU TUDO E EXPULSOU OS DOIS. SEMANAS DEPOIS, UM AMIGO CONTOU A ELE QUE "CARIOCA" ESTAVA MUITO ARREPENDIDA, EM SITUAÇÃO DIFÍCIL E QUERENDO VOLTAR. LUPICÍNIO NÃO ACEITOU E COMPÔS "VINGANÇA", QUE VAMOS OUVIR COM JAMELÃO: téc: "Vingança" LOC: GETÚLIO VARGAS ASSUMIU O GOVERNO NO DIA 31 DE JANEIRO DE 1951 COM UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PUXADO PELO ESTADO. POR SEU MINISTÉRIO, PASSARAM POLÍTICOS QUE TERIAM PAPEL DECISIVO NA HISTÓRIA POSTERIOR DO BRASIL, COMO TANCREDO NEVES, MINISTRO DA JUSTIÇA, E JOÃO GOULART, MINISTRO DO TRABALHO A PARTIR DE 1953. O BRASIL, SEGUNDO O ÚLTIMO CENSO, JÁ TINHA QUASE 52 MILHÕES DE HABITANTES. LOC: NO MESMO ANO, 1951, O GOVERNO INAUGUROU A HIDRELÉTRICA DE SÃO FRANCISCO, NA CACHOEIRA DE PAULO AFONSO, NO NORTE DA BAHIA. A MISÉRIA NA REGIÃO ERA TÃO GRANDE QUE O ACAMPAMENTO DOS OPERÁRIOS TINHA QUE SER PROTEGIDO DA MASSA DE MISERÁVEIS COM ARAME FARPADO. GETÚLIO ENVIOU LOGO AO CONGRESSO NACIONAL A LEI QUE CRIAVA A PETROBRÁS, NO MESMO ANO DA POSSE. LOC: TAMBÉM EM 1951, O CONGRESSO APROVOU E GETÚLIO SANCIONOU A LEI AFONSO ARINOS, QUE TORNAVA CRIME O PRECONCEITO RACIAL. CONTRA A CRIAÇÃO DA PETROBRÁS HOUVE UMA ENORME PRESSÃO DE EMPRESAS PRIVADAS, PRINCIPALMENTE MULTINACIONAIS. LOC: MAS A POPULAÇÃO SE MOBILIZOU E PÔS NA RUA A CAMPANHA "O PETRÓLEO É NOSSO". O JORNALISTA RUBEM AZEVEDO LIMA LEMBRA QUE A CAMPANHA COMEÇOU ENTRE MILITARES: téc.: Rubem Azevedo Lima: “Começou, na verdade, no Clube Militar. Foi uma questão militar. Porque foi exilado o autor do projeto, General Horta Barbosa; ele foi exilado pelo Getúlio porque ele combateu a favor dos revolucionários de São Paulo, então foi exilado, foi pra Portugal. Quando voltou, ele foi um dos homens que deram subsídio à elaboração da política de petróleo”. LOC: RUBEM AZEVEDO LIMA LEMBRA TAMBÉM QUE O PROJETO DA UDN SOBRE PETRÓLEO ERA MELHOR DO QUE O DE GETÚLIO, PORQUE PREVIA O MONOPÓLIO DO ESTADO. O PROJETO UDENISTA ACABOU APROVADO: téc.: Rubem Azevedo Lima: “O governo não estabelecia isso, pelo contrário, permitia a participação de capital estrangeiro privado, internacional e nacional. A UDN viu que esse era o filão. Me lembro que o Aleomar B. (?) disse, a certa altura, que ele era contra o monopólio; mas, considerando o governo que estava governando o país, que podia fazer qualquer negócio, inclusive alienar como quisesse uma riqueza nacional, eles se opuseram.’ LOC: O GOVERNO GETÚLIO VARGAS RECEBEU DA CHAMADA GRANDE IMPRENSA O TRATAMENTO MAIS HOSTIL DA HISTÓRIA BRASILEIRA. EM UMA TENTATIVA DE NEUTRALIZAR ISSO, ELE PROPÔS AO JORNALISTA SAMUEL WEINER A CRIAÇÃO DE UM NOVO JORNAL, QUE SERIA GOVERNISTA. LOC: O DINHEIRO VEIO DO BANCO DO BRASIL, EM FORMA DE UM EMPRÉSTIMO A PERDER DE VISTA; DO BANQUEIRO WALTER MOREIRA SALLES E DO GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, JUSCELINO KUBITSCHEK. POR 30 MIL CRUZEIROS, SAMUEL WEINER COMPROU A SEDE E AS MÁQUINAS DO FALIDO "DIÁRIO CARIOCA". LOC: ESTE JORNAL TINHA RENOVADO A LINGUAGEM E A FORMA DA IMPRENSA, SOB A LIDERANÇA DE POMPEU DE SOUSA. MAS NÃO TINHA RESISTIDO AO PESO DAS DÍVIDAS COM O BANCO DO BRASIL E COM A CAIXA ECONÔMICA. WEINER ASSUMIU AS DÍVIDAS, PORQUE SABIA QUE O GOVERNO DE GETÚLIO NÃO LHE COBRARIA. E CRIOU A "ÚLTIMA HORA". LOC: COMO VAMOS VER DAQUI A POUCO, O NOVO JORNAL FOI MAIS UM PRETEXTO PARA OS QUE QUERIAM DERRUBAR GETÚLIO. LOC: EM 1952, DUAS MARCHINHAS FIZERAM MUITO SUCESSO: UMA SÁTIRA AO EMPREGUISMO NO SERVIÇO PÚBLICO CHAMADA "MARIA CANDELÁRIA", E UMA CRÍTICA SOCIAL CHAMADA "LATA D'ÁGUA". VAMOS OUVIR "MARIA CANDELÁRIA, DE KLECIUS CALDAS E ARMANDO CAVALCANTI, COM BLECAUTE: téc: Maria Candelária LOC: E AGORA, "LATA D'ÁGUA, DE J. JÚNIOR E LUÍS ANTÔNIO, COM MARLENE: téc: Lata D'água LOC: EM 1952, GETÚLIO VARGAS CONSEGUIU APROVAR NO CONGRESSO A CRIAÇÃO DO BNDE, O BANCO NACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, QUE EXISTE ATÉ HOJE. O OBJETIVO ERA FINANCIAR O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, ATRAVÉS DO ESTADO, CRIAR UMA INFRA-ESTRUTURA COM CRÉDITO PÚBLICO, DO GOVERNO. GETÚLIO CRIOU TAMBÉM A CASECS E A SUMOC, A SUPERINTENDÊNCIA DA MOEDA E DO CÂMBIO, PARA CONTROLAR AS IMPORTAÇÕES E REPOR AS RESERVAS EXTERNAS QUE DUTRA TINHA DESTRUIDO. LOC: A VERBA DO BANCO ERA FORMADA POR UMA PARTE DO IMPOSTO DE RENDA, QUATRO POR CENTO DOS DEPÓSITOS DA CAIXA ECONÔMICA, 25 POR CENTO DAS RESERVAS TÉCNICAS DAS SEGURADORAS, TRÊS POR CENTO DAS RECEITAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. AINDA EM 1952, FOI CRIADO O INSTITUTO BRASILEIRO DO CAFÉ E, NO ANO SEGUINTE, O MINISTÉRIO DA SAÚDE. LOC: AINDA EM 1952, NA OLIMPÍADA DE HELSINQUE, NA FINLÂNDIA, O BRASIL GANHOU SUA PRIMEIRA MEDALHA DE OURO EM PROVAS DE ATLETISMO. ADEMAR FERREIRA DA SILVA, NA TARDE DE 23 DE JULHO DE 52, SALTOU 16 METROS E 23 CENTÍMETROS E QUEBROU O RECORDE MUNDIAL NO SALTO TRIPLO. LOC: NÃO TINHA APOIO DE NINGUÉM, TREINAVA SOZINHO E QUANDO PODIA, PORQUE TRABALHAVA PRA VIVER, COMO ELE PRÓPRIO CONTA: téc: Ademar Ferreira da Silva: “Eu treinava num clube, o São Paulo Futebol Clube; meu técnico era Dietrich Keerner (?). Minha rotina de treino era das mais sacrificadas. Eu trabalhava pela manhã, trabalhava à tarde, estudava à noite e treinava em hora de almoço.” LOC: MESMO SOB INTENSA PRESSÃO DOS ESTADOS UNIDOS, O CONGRESSO APROVOU A CRIAÇÃO DA PETROBRÁS E O MONOPÓLIO ESTATAL DO PETRÓLEO. COMO COMPENSAÇÃO, O GOVERNO BRASILEIRO SE COMPROMETEU A NÃO VENDER MINERAIS ESTRATÉGICOS A PAÍSES COMUNISTAS. téc: "cantoras do rádio" LOC: A TELEVISÃO JÁ EXISTIA NO BRASIL DESDE 1951, MAS O RÁDIO ESTAVA NO APOGEU. A NOVELA "O DIREITO DE NASCER", NA RÁDIO NACIONAL, FAZIA ENORME SUCESSO. ESTRELANDO, PAULO GRACINDO, COMO "ALBERTINHO LIMONTA". A QUALIDADE TÉCNICA É RUIM, POR CAUSA DO TEMPO, MAS VALE A PENA OUVIR UM PEDAÇO: téc: Albertinho Limonta LOC: OS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO ERAM O MAIOR SUCESSO. HOMENS E MULHERES BRIGAVAM POR UM LUGAR NO AUDITÓRIO DO "PROGRAMA CÉSAR DE ALENCAR". O PREFIXO ERA CANTADO PELOS "QUATRO AZES E UM CORINGA", E A CANTORA EMILINHA BORBA ERA PRESENÇA CONSTANTE: téc: Prefixo Rádio Nacional. LOC: TAMBÉM FAZIA MUITO SUCESSO ERA O PROGRAMA DO ATOR "PAULO GRACINDO", QUE MISTURAVA TUDO: MÚSICA, PIADAS, PRÊMIOS. PARTICIPAVAM ÂNGELA MARIA, FLORIANO FAISSAL E O MAESTRO CHIQUINHO: téc: Paulo Gracindo: “Se não vais voltar, se tudo acabou, se eu vivo a esperar, então porque deixar meu coração sofrer, sofrer assim. Vem, mais uma vez, vem dizer adeus. E vem reviver o que passou e amenizar a cruel paixão que deixaste em mim.” LOC: AS NARRAÇÕES DE FUTEBOL ERAM DISPUTADAS POR PATROCINADORES, PORQUE O JOGO JÁ ERA UMA IMENSA PAIXÃO POPULAR. tec: trecho da Rádio Nacional falando sobre esportes LOC: A COMPANHIA SIDERÚRGIA NACIONAL JÁ EXISTIA HÁ DEZ ANOS. COM A CRIAÇÃO DA PETROBRÁS, DO BNDE E DA ELETROBRÁS, EM 54, ESTAVA FORMADA A BASE PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO QUE JUSCELINO KUBITSCHEK PROMOVEU NO GOVERNO SEGUINTE. LOC: O ORGULHO NACIONAL, NO ENTANTO, FICOU FERIDO EM 54 POR UM MOTIVO SINGELO. A MISS BRASIL MARTHA ROCHA, UMA BAIANA LOURA E DE OLHOS CLAROS, COM PELE DE PÊSSEGO, FOI DERROTADA NO CONCURSO DE MISS UNIVERSO, EM MIAMI. SÓ PORQUE TINHA DUAS POLEGADAS A MAIS NOS COBIÇADOS E GENEROSOS QUADRIS... LOC: ALCIR PIRES VERMELHO, PEDRO CAETANO E CARLOS RENATO COMPUSERAM UM DESAGRAVO, CANTADO PELA PRÓPRIA MARTHA ROCHA: téc: Martha Rocha LOC: A CRIAÇÃO DA "ÚLTIMA HORA" ACIRROU AINDA MAIS A CAMPANHA DOS GRANDES JORNAIS CONTRA GETÚLIO. A IMPRENSA BRASILEIRA SEMPRE FOI A EXPRESSÃO DA VONTADE E DOS INTERESSES DAS FAMÍLIAS PROPRIETÁRIAS. O NOVO JORNAL, COM APOIO E VERBAS DO GOVERNO, ERA UM INIMIGO A SER ESMAGADO. NO PRÓXIMO PROGRAMA DA SÉRIE SÉCULO 20, O CERCO AO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS SE APERTA, E O DESFECHO DA CRISE É UM DOS MAIS DRAMÁTICOS E SURPREENDENTES DA HISTÓRIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA. E VAMOS CONTINUAR FALANDO DA ERA DO RÁDIO, AS MORTES DE CHICO ALVES, O REI DA VOZ E DE CARMEM MIRANDA DEIXAM OS BRASILEIROS EM ESTADO DE CHOQUE. SÉCULO 20 É UM PROGRAMA DA RÁDIO SENADO FM. PRODUÇÃO DE ... ENCERRAMENTO *************************************************************************************************** TEMA O fracasso do Governo Dutra; As eleições de 50 e a volta e Vargas; O trauma da copa do mundo de 50; O apogeu do rádio; A chegada da televisão em 51; A criação da Petrobrás, BNDE e da Eletrobrás. *************************************************************************** LOCUÇÃO Cezar Motta, Taís Vivaqua e João Marques. *************************************************************************** ENTREVISTAS Paulo Perdigão; Nilton Santos; Ruben Azevedo Lima; João Marques; Rubem Azevedo Lima; Ademar Ferreira da Silva; Paulo Gracindo; *************************************************************************** MÚSICAS Touradas em Madri, de Braguinha; Ele Rouba, Mas Faz, música da campanha de Ademar de Barros, com Jararaca e Ratinho; Caminhemos, de Erivelto Martins, com Peri Ribeiro; Tudo Acabado Entre Nós, de J. Piedade, com Dalva de Oliveira; Daqui Não Saio, de Paquito e Romeu Gentil, com os Vocalistas Tropicais; Saca Rolhas, de Zé da Zilda e Zilda do Zé, com eles mesmos; Bota o Retrato do Velho, de Haroldo Lobo e Marino Pinto, com Francisco Alves; Vingança, de Lupcínio Rodrigues e Jamelão; Maria Candelária, de Klecius Caldas e Armando Cavalcanti; Lata D’água, de J. Júnior, e Luiz Antônio, com Marlene; Um Desagravo, de Alcir Pires Vermelho, Pedro Caetano e Carlos Renato, com Martha Rocha.

Parte 2 - Marchinhas de Carnaval, campanha de Getúlio Vargas
24:42

Transcrição
Parte 1 - A década de 50, Vargas outra vez no poder téc: prefixo - depois, crescendo junto com o texto, o "Um a Zero", de Pixinguinha, com o grupo de Henrique Cazes. LOC: A NOSSA VIAGEM PELO SÉCULO VINTE LEVA AGORA À DÉCADA DE CINQUENTA. A VOLTA DE GETÚLIO VARGAS NOS BRAÇOS DO POVO E O SUICÍDIO DELE, SÓ E ENCURRALADO NO PALÁCIO DO CATETE. O TRAUMA DA COPA DO MUNDO NO MARACANÃ. O APOGEU DO RÁDIO, MESMO COM A CHEGADA DA TELEVISÃO AO BRASIL, EM 1950. téc: "Bota o Retrato do Velho". refrão todo e depois bg. LOC: COMO VIMOS NO PROGRAMA ANTERIOR, DEPOIS DE TODAS AS ESPERANÇAS NACIONAIS COM A REDEMOCRATIZAÇÃO E A ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE DE 46, O GOVERNO DO MARECHAL EURICO GASPAR DUTRA FOI UMA DECEPÇÃO. LOC: OS ESTADOS UNIDOS, DEPOIS DA GUERRA, AJUDARAM NA RECONSTRUÇÃO DA EUROPA COM O PLANO MARSHALL. PARA O BRASIL, NADA. OU MELHOR, FOI CRIADA, SIM, UMA INÚTIL COMISSÃO MISTA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, COM TECNOCRATAS BRASILEIROS COMO ROBERTO CAMPOS E OTÁVIO GOUVEIA DE BULHÕES E TECNOCRATAS NORTE-AMERICANOS. A ÚNICA FINALIDADE ERA MANTER O BRASIL FORA DA INFLUÊNCIA COMUNISTA E NA ÓRBITA NORTE-AMERICANA. LOC: O GOVERNO DUTRA TORROU TODAS AS RESERVAS CAMBIAIS EM MOEDA FORTE QUE O BRASIL TINHA ACUMULADO NA GUERRA. IMPORTAMOS LARGAMENTE AUTOMÓVEIS E COISA INÚTEIS. LOC: VEIO A CAMPANHA PARA A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL, QUE SERIA EM 3 DE OUTUBRO DE 1950. GETÚLIO VARGAS, DITADOR POR 15 ANOS, ESTAVA NO OSTRACISMO EM SUA FAZENDA DO ITU, EM SÃO BORJA, NO RIO GRANDE DO SUL, OCUPADO EM PLANTAR ÁRVORES E ORDENHAR VACAS. TINHA RENUNCIADO AOS MANDATOS DE SENADOR E DEPUTADO FEDERAL. MAS ESTAVA DOIDO PRA VOLTAR. TÉC: Touradas Em Madri. LOC: ESTA MARCHINHA FOI CANTADA EM CORO NO NOVÍSSIMO ESTÁDIO DO MARACANÃ POR QUASE DUZENTAS MIL PESSOAS, EM JULHO DE 1950. O JOGO ERA BRASIL E ESPANHA, PELA COPA DO MUNDO. O GIGANTESCO MARACANÃ, O MAIOR ESTÁDIO DO MUNDO, TINHA SIDO CONSTRUÍDO, COMO DISSEMOS, EM UM TEMPO RECORDE DE 20 MESES, ESPECIALMENTE PARA O MUNDIAL. LOC: O BRASIL VINHA BEM NO MUNDIAL, MASSACRANDO OS ADVERSÁRIOS. E TINHA SEM DÚVIDA O MELHOR TIME. VEIO O JOGO COM A ESPANHA. OS ESPANHÓIS GARANTIRAM NA VÉSPERA, QUE IAM VENCER E ACABAR COM A BANCA BRASILEIRA. QUANDO O BRASIL FEZ TRÊS A ZERO, A MULTIDÃO COMEÇOU A CANTAR "TOURADAS EM MADRI". LOC: OS GOLS FORAM SAINDO, O JOGO ERA FÁCIL. QUATRO A ZERO, CINCO A ZERO... OS DUZENTOS MIL BRASILEIROS CANTANDO. MENOS UM, QUE CHORAVA AFUNDADO NA CADEIRA CATIVA. O PESSOAL EM VOLTA COMEÇOU A IMPLICAR. "ELE É ESPANHOL, É ESPANHOL". LOC: ESPANHOL NADA. É QUE O BRASILEIRÍSSIMO CARLOS ALBERTO FERREIRA BRAGA, CHAMADO DE BRAGUINHA E DE JOÃO DE BARRO, ERA O AUTOR DE "TOURADAS EM MADRI", E NÃO ESPERAVA AQUELA CONSAGRAÇÃO ESPONTÂNEA. CHOROU FEITO CRIANÇA, APESAR DA VITÓRIA DO BRASIL SOBRE A ESPANHA POR CINCO A ZERO. TEC: Touradas Em Madri LOC: TOURADAS EM MADRI, DE BRAGUINHA E ALBERTO RIBEIRO, FEZ BRAGUINHA CHORAR OUTRAS VEZES. ELE OUVIU A MÚSICA NO EXTERIOR, VÁRIAS VEZES, GRAVADA POR XAVIER CUGAT, DINAH SHORE, AS ANDREW SISTERS E CARMEM MIRANDA. SE ESTIVESSE FORA DO BRASIL, CHORAVA MESMO. LOC: A MÚSICA FOI FEITA EM 1938, E APESAR DE GANHAR UM CONCURSO DE MARCHINHAS DE CARNAVAL DA PREFEITURA DO RIO, FOI DESCLASSIFICADA POR PRESSÃO DOS PERDEDORES, QUE ALEGARAM QUE, NA VERDADE, A MÚSICA NÃO ERA MARCHINHA, MAS PASODOBLE... LOC: MAS VAMOS À COPA DE 50. ERA ANO DE ELEIÇÕES GERAIS. E A COPA FOI LARGAMENTE USADA PELOS POLÍTICOS. MASSACRAMOS TODOS OS ADVERSÁRIOS E CHEGAMOS À FINAL CONTRA O URUGUAI. O BRASIL PRECISAVA APENAS DO EMPATE PRA GANHAR O TÍTULO. LOC: O BRASIL FEZ O PRIMEIRO GOL. A MULTIDÃO DELIROU. PARECIA QUE ESTAVA LIQUIDADO O ASSUNTO. MAS NO FINAL DO SEGUNDO TEMPO, QUASE NO FINAL DO JOGO, SCHAFFINO EMPATOU. E, PERTO DO FIM DO JOGO, MAIS PERTO AINDA, O FESTEJADO LOCUTOR ODUVALDO COZZI NARROU ASSIM O GOL QUE FEZ O BRASIL CHORAR: téc: narração do gol e música trágica, logo depois, antes do texto. com 15 segundos, cai em bg. LOC: POR QUE O BRASIL PERDEU PARA UM TIME INFERIOR, JOGANDO EM CASA, COM O APOIO DE DUZENTAS MIL PESSOAS?? O JORNALISTA PAULO PERDIGÃO ESCREVEU UM LIVRO CHAMADO "ANATOMIA DE UMA DERROTA" QUE BUSCA EXPLICAR TUDO ISSO. ELE ENTREVISTOU TODO MUNDO ENVOLVIDO NA TRAGÉDIA. E A RESPOSTA FOI UNÂNIME: O USO POLÍTICO DA SELEÇÃO ATRAPALHOU. TEC: "isso não foi uma opinião minha, isso foi o que se estabeleceu como um consenso geral entre os participantes, todos eles que eu ouvi disseram a mesma coisa: o jogo se ganha no campo, não importa o que haja. Mas, pelo o que me disseram, nem a noite foi bem dormida. Os políticos queriam aproveitar aquele momento, que o Brasil já era tido como campeão, os jornais anunciaram o Brasil campeão do mundo. Eu tenho filmes mostrando isso. Manchetes de jornais: ‘Brasil Campeão do Mundo’. Quer dizer, já havia esse clima de euforia, esse é um fato mais ou menos conhecido na história do Brasil. Eu também não sei se isso foi bem explorado. Eu pretendo fazer uma nova edição do livro, atualizada, com informações suplementares. Eu consegui muita coisa, depois da publicação do livro, inclusive, eu recebi muitas comunicações de participantes do evento, até mesmo da pessoa que levou a taça Jules Rimmet para o gramado. Ele me contou exatamente como se processou tudo aquilo. Então, eu tenho informações muito curiosas, que eu acho que numa edição nova pode enriquecer o trabalho, sabe? " LOC: PAULO PERDIGÃO DISSE AINDA QUE A TRISTEZA FOI GRANDE, MAS O GOL DE GIGHIA NÃO CALOU O MARACANÃ, COMO DIZEM ALGUNS. ELE ASSISTIU AO JOGO EM 50, AOS 11 ANOS DE IDADE, LEVADO PELO PAI: TEC: "a lembrança que eu tenho é de as pessoas saindo em silêncio (corta) "... e na gravação você ouve o estádio e, até pelo contrário, animando muito o time brasileiro. Depois do gol do Gighia, que derrotou o Brasil, o estádio ficou muito animado, ao contrário do que se diz. Houve uma empolgação tentado levar o time pra frente, até o final. O estádio ficou o tempo todo agitado, não houve um momento de silêncio no jogo". LOC: PERDIGÃO DISSE QUE CRIOU-SE OUTRO MITO. ELE GARANTE QUE NÃO ACONTECEU A FAMOSA BOFETADA DO CAPITÃO URUGUAIO OBDULIO VARELA NO LATERAL BRASILEIRO BIGODE. SEGUNDO ALGUNS RELATOS, ESTA BOFETADA DESMORALIZOU OS BRASILEIROS E NOS LEVOU À DERROTA. LOC: O ÓTIMO LATERAL ESQUERDA BIGODE, DO FLUMINENSE FICOU MARCADO PELO RESTO DA CARREIRA. PAULO PERDIGÃO DISSE QUE ESTA VERSÃO DA BOFETADA É CONSEQUÊNCIA DO INCONFORMISMO BRASILEIRO PELA DERROTA. NÃO HOUVE A BOFETADA: TÉC: "não. isso aí é uma história que me disseram, inclusive o próprio Obdulio Varela, que teria feito isso, foi uma bola lateral, eu particularmente não pude presenciar isso, porque eu estava do lado oposto ao campo, passou do lado oposto à cabine de rádio. A bola saiu pela lateral e os dois saíram do campo, e o Obdulio Varela segurou o pescoço do bigode e deu um tapa, dizendo ‘calma, muchacho’. E isso ficou dessa forma. Acontece que esse gesto dele, foi um gesto teatral que causou a impressão, a quem assistia, que ele teria dado um tapa. Talvez tivesse sido até esse o propósito dele, ele estava com esse objetivo, mas não foi o que aconteceu. Se fosse hoje, um evento como esse tivesse se passado agora, seria de tal natureza a documentação do fato, que o caráter mágico do evento teria se dissipado. Aquilo ali tudo se dispersa no imaginário e no mitológico, exatamente pela insuficiência de dados concretos.” escassez de dados concretos". LOC: O GRANDE NILTON SANTOS, A "ENCICLOPÉDIA DO FUTEBOL", O MAIOR ZAGUEIRO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO, ASSISTIU A BRASIL E URUGUAI SENTADO NO BANCO. TINHA 24 ANOS, ESTAVA NA RESERVA E GARANTE QUE O TÉCNICO FLÁVIO COSTA NÃO GOSTAVA DELE. MAS ATRIBUI A DERROTA À BADALAÇÃO DAS 24 HORAS ANTERIORES À PARTIDA, O QUE DESCONCENTROU O TIME: téc: '"desconcentrou. olha, na ocasião nós estávamos concentrados lá no Joá. Na época, tudo abandonado, não tinha um movimento. Hoje cresceu muito pro lado de lá, porque a tendência do Leblonn é invadir lá pra Barra da Tijuca. E nós ficávamos isolados lá. Na véspera, a gente veio para o campo do Vasco, eu lembro que o Zizinho reclamava muito porque, ali em volta do Campo do Vasco, nós dormíamos num alojamneto. Tinham muitas fábricas alí em volta do campo do Vasco, em volta do alojamneto, e às seis oras da manhã era sirene pra tudo quanto é lado. E o Zizinho era loucou, o Zizinho era um cara de dormir tarde e acordar tarde. Ele ficava louco, alucinado e aquilo deve ter influenciado também”. LOC: NILTON SANTOS DISSE TAMBÉM QUE O ZAGUEIRO JUVENAL, NA SEMANA DA DECISÃO, FOI A BOATES À NOITE, BEBEU BASTANTE, E TEVE CULPA NA DERROTA: TÉC: "olha, eu acho que teve muita injustiça; o Nena era um jogador fantástico. O culpado foi o Bigode, que foi driblado no meio do campo. Mas, a gente que joga na defesa, ali você tem que um socorrer o outro, um cobre o outro. O Bigode foi driblado no meio do campo, e o que tinha que sair no Gighia, que era o ponta, era o Juvenal, que era o central. Se Juvenal errasse, viria o augusto lá do outro lado, um vai cobrindo o outro. O Juvenal correu de costas até dentro da área, o Gighia correndo, correndo pra cima dele, chegou, entrou na área, chiou e fez o gol. Eu acho que qualquer um de nós pode ser driblado, como o Bigode foi driblado. Agora, o Juvenal é que não estava em forma, quando tinha um jogador, Nena. Só que o Juvenal era do Flamengo. E o Nena era da Portuguesa, de São Paulo. E o Flávio, na época, fazia aquela ponte, saía do Vasco, ia pro Flamengo, saía do Flamengo, ia pro Vasco. Então, ele queria fazer média com a torcida, sei lá, do Flamengo, e preferiu o Juvenal. Inclusive o Juvenal, é deselegante falar, mas o Nena era mais responsável. Eu lembro que, na semana da decisão, o Juvenal saiu pro cabaré, tomou uns negócios lá. Eu lembro que foi aquela correria de manhã, na época, para cortar o álcool se usava ‘Nicroton’, para eliminar. Eu dizia: ‘Nena, vai caprichar que você vai jogar”. Tenho certeza que se ele jogasse nós teríamos ganho.” LOC: PAULO PERDIGÃO LEMBRA QUE NO LANÇAMENTO DO LIVRO, EM 1985, FLÁVIO COSTA, JÁ BEM VELHINHO, ESTAVA SENDO A SEU LADO, NA NOITE DE AUTÓGRAFOS. E FOI ENGRAÇADO: TÉC: Perdigão: “Ele fez o prólogo do livro. E eu coloquei o Flávio na mesa. Tinha muita gente, os jogadores todos foram: o Barbosa, o Bigode; eu exibi, inclusive, esse documentário que eu fiz sobre o jogo Brasil x Uruguai. Eu pedi ao Flávio, que já era velho naquela época, isso tem 10 anos, pra sentar na mesa. O livro chama “Anatomia de Uma Derrota”. E aí veio uma moça, que se adianta a todo mundo da fila, um rapaz com uma câmara, e luzes em cima do Flávio Costa. Ela era uma moça nova, começou a entrevistar o Flávio Costa. Eu estou deixando ela entrevistar, eu pensando que ela sabe quem é o Flávio Costa. De repente, ela se afasta e pergunta ‘ué! Mas o senhor não é o autor do livro não?’. Ele diz: ‘não, minha filha; ele é o autor do livro, eu sou autor da derrota’. Logo depois, "Bota o Retrato do Velho". LOC: NO TRÊS DE MARÇO DE 49, UMA QUARTA-FEIRA DE CINZAS, O DIÁRIO "O JORNAL", DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS, DE ASSIS CATEAUBRIAND SAIU COM A MANCHETE: "EU VOLTAREI COMO LÍDER DE MASSAS". LOC: GETÚLIO VARGAS TINHA DADO UMA ENTREVISTA AO JORNALISTA SAMUEL WAINER NA FAZENDA DO ITU, EM SÃO BORJA. LANÇAVA SUA PRÓPRIA CANDIDATURA A PRESIDENTE EM 50. E ESCALOU ATÉ OS ADVERSÁRIOS: QUERIA ENFRENTAR O BRIGADEIRO EDUARDO GOMES, DE NOVO COMO CANDIDATO PELA UDN, E ADEMAR DE BARROS, O GOVERNADOR DE SÃO PAULO, DO PARTIDO SOCIAL PROGRESSISTA. LOC: NA VERDADE, GETÚLIO ESTAVA PROCURANDO ALIANÇAS, TORNAR SUA CANDIDATURA POSSÍVEL. E CONSEGUIU: ADEMAR DE BARROS LOGO PROPÔS UMA ALIANÇA: APOIAVA GETÚLIO, INDICAVA O VICE NA CHAPA, E GETÚLIO, EM TROCA, O APOIARIA NA SUCESSÃO PRESIDENCIAL, EM 55. LOC: ADEMAR DE BARROS VOAVA EM SEU AVIÃO D.C.3, CHAMADO DE "BOATE VOADORA", POR RAZÕES FÁCEIS DE IMAGINAR... LOC: SOBRE ADEMAR DE BARROS, DIZIAM: "ELE ROUBA, MAS FAZ". DIZEM ATÉ QUE ELE GOSTAVA DO SLOGAN. TINHA ATÉ MUSIQUINHA DE CAMPANHA, COM JARARACA E RATINHO: téc: Ele Rouba, Mas Faz LOC: PELO ACORDO, ADEMAR DE BARROS INDICOU CAFÉ FILHO PARA VICE-PRESIDENTE NA CHAPA DE GETÚLIO. ERA UM EX-DEPUTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, COM FAMA DE MEDÍOCRE E OPORTUNISTA. GETÚLIO NUNCA O SUPORTOU, MAS TEVE QUE ACEITÁ-LO EM TROCA DO APOIO DE ADEMAR. LOC: PELA UDN, SAIU MESMO CANDIDATO O BRIGADEIRO EDUARDO GOMES, COMO QUERIA GETÚLIO. PELO PSD, CRISTIANO MACHADO, UM DEPUTADO MINEIRO. MAS ALGUNS SETORES APOSTAVAM QUE O CRESCIMENTO POPULAR DA CANDIDATURA GETÚLIO LEVARIA A UM GOLPE MILITAR. LOC: OS GOLPISTAS TINHAM O APOIO DO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS, EM PLENA ERA DA CAÇA ÀS BRUXAS DO COMUNISMO E NO AUGE DA GUERRA FRIA CONTRA A UNIÃO SOVIÉTICA. MAS GETÚLIO NÃO TINHA NADA DE COMUNISTA. AO CONTRÁRIO. LOC: ELE TINHA, NA VERDADE, DESENVOLVIDO A IDÉIA DE UM CAPITALISMO BRASILEIRO COM UM ESTADO SOCIAL. TINHA UM PROJETO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO PAÍS CONDUZIDO PELO ESTADO, PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, MAS DE FORMA CONFUSA. EM SEU RETORNO, ISSO ERA BEM CLARO. MAS CONTRARIAVA MUITOS INTERESSES. LOC: GETÚLIO ERA UM CONCILIADOR. A ESQUERDA O ACUSAVA DE CEDER DEMAIS À DIREITA, DE SER POPULISTA, DE MANIPULAR O POVÃO EM BENEFÍCIO DOS RICOS E DE UM PROJETO PESSOAL DE PODER. LOC: PARA A DIREITA, NEM O PROJETO E NEM O POLÍTICO ERAM CONFIÁVEIS. DAVAM MUITO ESPAÇO PARA A MASSA DE TRABALHADORES, PARA A ORGANIZAÇÃO SINDICAL, PARA AS GREVES. OS ESTADOS UNIDOS ACHAVAM QUE GETÚLIO FACILITAVA MUITO A AÇÃO DOS COMUNISTAS, DAS ESQUERDAS. E CONTRARIAVA INTERESSES ECONÔMICOS. LOC: DOIS ÍDOLOS DA MÚSICA BRASILEIRA TINHAM TERMINADO UM CASAMENTO E BRIGAVAM POR MÚSICA. HERIVELTO MARTINS E DALVA DE OLIVEIRA, DO TRIO DE OURO, ESTAVAM SEPARADOS. HERIVELTO FEZ "CAMINHEMOS" PARA A EX-MULHER. LOC: VAMOS OUVIR CAMINHEMOS COM UM DOS TRÊS FILHOS DE DALVA E HERIVELTO: PERI RIBEIRO: téc: Caminhemos LOC: E DALVA DE OLIVEIRA ENCOMENDOU "TUDO ACABADO ENTRE NÓS", RESPONDENDO AO EX-MARIDO: téc.: Tudo Acabado Entre Nós LOC: E DALVA DE OLIVEIRA QUE ENCOMENDOU TUDO ACABADO ENTRE NÓS, AO AMIGO J. PIEDADE, RESPONDENDO AO EX-MARIDO. Técnica: Tudo Acabado Entre Nós. LOC: MAS A CAMPANHA DE GETÚLIO FOI UM SUCESSO ABSOLUTO DE PÚBLICO... E UM FRACASSO DE CRÍTICA. ELE PERCORREU MAIS DE 50 CIDADES DO BRASIL. FEZ MAIS DE 65 COMÍCIOS. NO CONGRESSO, FORMOU-SE A "BANDA DE MÚSICA" DA UDN. APARECEU TAMBÉM O "CLUBE DA LANTERNA", COMO EXPLICA O JORNALISTA RUBEM AZEVEDO LIMA: téc.: Rubem Azevedo Lima: “O Clube da Lanterna foi imaginado, nem foi pelo Lacerda, foi um colega nosso da Tribuna de Imprensa chamado Amaral Neto, que depois veio a ser deputado federal, que com o apoio de um grupo de mulheres, ele criou isso. Ele fiou presidente honorário, o Amaral presidente de fato, e tinha até um deputado da Paraíba chamado Alcídes Caneiro, que era orador. Tinha orador oficial, não era o Lacerda. E essa mulheres davam apoio no Rio de Janeiro ao Lacerda extraordinário.” LOC: OS JORNAIS "ESTADO DE SÃO PAULO", "O GLOBO", A "TRIBUNA DA IMPRENSA" DE CARLOS LACERDA, "CORREIO DA MANHÃ", DE PAULO BITTENCOURT, O "DIÁRIO CARIOCA" E OS PRÓPRIOS JORNAIS DA REDE "DIÁRIOS ASSOCIADOS", DE ASSIS CHATEAUBRIAND, COMBATIAM A CANDIDATURA GETÚLIO. ALGUNS PREGAVAM ABERTAMENTE O GOLPE DE ESTADO. LOC: NA TRIBUNA DA IMPRENSA, O ENTÃO VEREADOR PELO DISTRITO FEDERAL CARLOS LACERDA, DA UDN, ESQUECEU UM POUCO A LUTA CONTRA A CONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO DO MARACANÃ NO LOCAL ONDE É HOJE, E ESCREVEU: téc.: (João Marques): "Getúlio Vargas não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos fazer uma revolução para não deixá-lo governar". Parte 2 - Marchinhas de carnaval, campanha de Getúlio Vargas LOC: AS MARCHINHAS DE CARNAVAL, CHEGARAM AO AUGE DA CRIATIVIDADE NOS ANOS 50. MISTURAVAM SÁTIRA POLÍTICA, DEBOCHE, CARICATURA SOCIAL E DE TIPOS HUMANOS. EM 1950, PAQUITO E ROMEU GENTIL COMPUSERAM DAQUI NÃO SAIO, UMA EVIDENTE SÁTIRA POLÍTICA. A GRAVAÇÃO ORIGINAL ERA DOS VOCALISTAS TROPICAIS. Técnica: Daqui Não Saio. LOC: EM 1951, FERNANDO LOBO, E PAULO SOLEDAD, VIERAM COM ZUMZUM, EM HOMENAGEM A UM SAMBISTA MORTO. DALVA DE OLIVEIRA GRAVOU. Técnica: Zuzum. Cai Em Bg. LOC: EM 1954 SACA ROLHA DE ZÉ DA ZILDA E ZILDA DO ZÉ, GRAVADA PELOS DOIS, ZÉ E ZILDA. Técnica: Saca Rolha. Cai Em Bg. LOC: A CAMPANHA DE GETÚLIO VARGAS COMEÇOU PELA CAPITAL, O RIO DE JANEIRO, COM UM COMÍCIO NO DIA 12 DE AGOSTO DE 1950, NA ESPLANADA DO CASTELO, NO CENTRO DA CIDADE. DEPOIS, GETULIO SEGUIU PARA MANAUS, A BORDO DA "BOATE VOADORA", DE ADEMAR DE BARROS, E DE UM AVIÃO CEDIDO PELA EMPRESA "CRUZEIRO DO SUL". LOC: O SUCESSO POPULAR DO EX-DITADOR, O "PAI DOS POBRES" E "MÃE DOS RICOS", ERA ENORME. SAMUEL WAINER, O JORNALISTA QUE ACOMPANHAVA GETÚLIO, COMPAROU O CANDIDATO AO MAHATMA GHANDI, PELO AMOR QUE INSPIRAVA AO POVÃO. GETÚLIO GOSTOU DA COMPARAÇÃO E PASSOU A USÁ-LA. LOC: DE MANAUS, GETÚLIO FOI A BELÉM DO PARÁ E DEPOIS AOS ESTADOS DO NORDESTE. O POVÃO ACORRIA AOS COMÍCIOS E PEDIA "GETÚLIO", "GETÚLIO". SAMUEL WEINER COMPAROU O GRITO POPULAR A VERDADEIROS UIVOS. NÃO HAVIA PALAVRAS DE ORDEM, NEM PEDIDOS DE TERRA OU DE PÃO, APENAS PEDIDOS DE "VOLTA, GETÚLIO". LOC: A CAMPANHA SE RADICALIZOU. EM TERESINA, O CANDIDATO UDENISTA, O BRIGADEIRO EDUARDO GOMES, RECUSOU-SE A UM APERTO DE MÃO COM GETÚLIO. NO RECIFE, 300 MIL PESSOAS FORAM AO COMÍCIO, MAS CAIU UMA CHUVA TERRÍVEL, UM VERDADEIRO DILÚVIO... LOC: ESPERTO, GETÚLIO GUARDOU NO BOLSO DA CAMISA O DISCURSO QUE IA FAZER E DISSE APENAS O SEGUINTE: "TRABALHADORES DO BRASIL E DO MEU RECIFE! O QUE ESTÁ ESCRITO AQUI É O QUE ESTÁ ESCRITO NO MEU CORAÇÃO. E VOCÊS SABEM MUITO BEM O QUE ESTÁ ESCRITO NO MEU CORAÇÃO: EU AMO O POVO BRASILEIRO. E VAMOS EMBORA SAIR DESSA CHUVA." LOC: A MASSA HUMANA DELIROU E SE DISPERSOU AOS GRITOS DE "GETÚLIO!" COMO JÁ DISSEMOS, GETÚLIO VARGAS HAVIA CRIADO O PTB E O PSD. LOGO, O PSD PASSOU A APOIAR GETÚLIO POR BAIXO DOS PANOS, TRAINDO O PRÓPRIO CANDIDATO, O MINEIRO CRISTIANO MACHADO. ISTO GANHOU UM NOME NA HISTÓRIA: "CRISTIANIZAÇÃO". GETÚLIO GANHOU A ELEIÇÃO. téc: "Bota o Retrato do Velho" LOC": ESTA MARCHINHA, DE HAROLDO LOBO E MARINO PINTO, CANTADA POR FRANCISCO ALVES, FOI UM SUCESSO EM 1951, ANO DA POSSE DE GETÚLIO VARGAS. téc: "Vingança", com Jamelão. LOC: ESTA MÚSICA, "VINGANÇA", TAMBÉM ESTOUROU COMO SUCESSO EM 1951. O AUTOR ERA UM GAÚCHO, COMO GETÚLIO VARGAS. UM BOÊMIO INVETERADO CHAMADO LUPICÍNIO RODRIGUES QUE FOI DESCOBERTO POR CIRO MONTEIRO. E "VINGANÇA", COMO TODAS AS MÚSICAS DE LUPICÍNIO, ERA BASEADA EM SUA PRÓPRIA VIDA. LOC: NESTE CASO, A HOMENAGEM ERA A UMA PROSTITUTA MULATA CONHECIDA COMO "CARIOCA". EM UMA DE SUAS NOITADAS EM PORTO ALEGRE, LUPICÍNIO CONHECEU E SE APAIXONOU POR "CARIOCA". LEVOU-A PARA MORAR COM ELE, NA CHÁCARA QUE MANTINHA FORA DA CIDADE. LOC: UM DIA, O VELHO "LUPI", COMO ERA CHAMADO, TEVE QUE VIAJAR AO INTERIOR DO ESTADO. O CASEIRO DA CHÁCARA, A QUEM LUPICÍNIO TRATAVA COMO FILHO, TEVE ENTÃO UM ROMANCE COM "CARIOCA". LOC: QUANDO O COMPOSITOR VOLTOU, DESCOBRIU TUDO E EXPULSOU OS DOIS. SEMANAS DEPOIS, UM AMIGO CONTOU A ELE QUE "CARIOCA" ESTAVA MUITO ARREPENDIDA, EM SITUAÇÃO DIFÍCIL E QUERENDO VOLTAR. LUPICÍNIO NÃO ACEITOU E COMPÔS "VINGANÇA", QUE VAMOS OUVIR COM JAMELÃO: téc: "Vingança" LOC: GETÚLIO VARGAS ASSUMIU O GOVERNO NO DIA 31 DE JANEIRO DE 1951 COM UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PUXADO PELO ESTADO. POR SEU MINISTÉRIO, PASSARAM POLÍTICOS QUE TERIAM PAPEL DECISIVO NA HISTÓRIA POSTERIOR DO BRASIL, COMO TANCREDO NEVES, MINISTRO DA JUSTIÇA, E JOÃO GOULART, MINISTRO DO TRABALHO A PARTIR DE 1953. O BRASIL, SEGUNDO O ÚLTIMO CENSO, JÁ TINHA QUASE 52 MILHÕES DE HABITANTES. LOC: NO MESMO ANO, 1951, O GOVERNO INAUGUROU A HIDRELÉTRICA DE SÃO FRANCISCO, NA CACHOEIRA DE PAULO AFONSO, NO NORTE DA BAHIA. A MISÉRIA NA REGIÃO ERA TÃO GRANDE QUE O ACAMPAMENTO DOS OPERÁRIOS TINHA QUE SER PROTEGIDO DA MASSA DE MISERÁVEIS COM ARAME FARPADO. GETÚLIO ENVIOU LOGO AO CONGRESSO NACIONAL A LEI QUE CRIAVA A PETROBRÁS, NO MESMO ANO DA POSSE. LOC: TAMBÉM EM 1951, O CONGRESSO APROVOU E GETÚLIO SANCIONOU A LEI AFONSO ARINOS, QUE TORNAVA CRIME O PRECONCEITO RACIAL. CONTRA A CRIAÇÃO DA PETROBRÁS HOUVE UMA ENORME PRESSÃO DE EMPRESAS PRIVADAS, PRINCIPALMENTE MULTINACIONAIS. LOC: MAS A POPULAÇÃO SE MOBILIZOU E PÔS NA RUA A CAMPANHA "O PETRÓLEO É NOSSO". O JORNALISTA RUBEM AZEVEDO LIMA LEMBRA QUE A CAMPANHA COMEÇOU ENTRE MILITARES: téc.: Rubem Azevedo Lima: “Começou, na verdade, no Clube Militar. Foi uma questão militar. Porque foi exilado o autor do projeto, General Horta Barbosa; ele foi exilado pelo Getúlio porque ele combateu a favor dos revolucionários de São Paulo, então foi exilado, foi pra Portugal. Quando voltou, ele foi um dos homens que deram subsídio à elaboração da política de petróleo”. LOC: RUBEM AZEVEDO LIMA LEMBRA TAMBÉM QUE O PROJETO DA UDN SOBRE PETRÓLEO ERA MELHOR DO QUE O DE GETÚLIO, PORQUE PREVIA O MONOPÓLIO DO ESTADO. O PROJETO UDENISTA ACABOU APROVADO: téc.: Rubem Azevedo Lima: “O governo não estabelecia isso, pelo contrário, permitia a participação de capital estrangeiro privado, internacional e nacional. A UDN viu que esse era o filão. Me lembro que o Aleomar B. (?) disse, a certa altura, que ele era contra o monopólio; mas, considerando o governo que estava governando o país, que podia fazer qualquer negócio, inclusive alienar como quisesse uma riqueza nacional, eles se opuseram.’ LOC: O GOVERNO GETÚLIO VARGAS RECEBEU DA CHAMADA GRANDE IMPRENSA O TRATAMENTO MAIS HOSTIL DA HISTÓRIA BRASILEIRA. EM UMA TENTATIVA DE NEUTRALIZAR ISSO, ELE PROPÔS AO JORNALISTA SAMUEL WEINER A CRIAÇÃO DE UM NOVO JORNAL, QUE SERIA GOVERNISTA. LOC: O DINHEIRO VEIO DO BANCO DO BRASIL, EM FORMA DE UM EMPRÉSTIMO A PERDER DE VISTA; DO BANQUEIRO WALTER MOREIRA SALLES E DO GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, JUSCELINO KUBITSCHEK. POR 30 MIL CRUZEIROS, SAMUEL WEINER COMPROU A SEDE E AS MÁQUINAS DO FALIDO "DIÁRIO CARIOCA". LOC: ESTE JORNAL TINHA RENOVADO A LINGUAGEM E A FORMA DA IMPRENSA, SOB A LIDERANÇA DE POMPEU DE SOUSA. MAS NÃO TINHA RESISTIDO AO PESO DAS DÍVIDAS COM O BANCO DO BRASIL E COM A CAIXA ECONÔMICA. WEINER ASSUMIU AS DÍVIDAS, PORQUE SABIA QUE O GOVERNO DE GETÚLIO NÃO LHE COBRARIA. E CRIOU A "ÚLTIMA HORA". LOC: COMO VAMOS VER DAQUI A POUCO, O NOVO JORNAL FOI MAIS UM PRETEXTO PARA OS QUE QUERIAM DERRUBAR GETÚLIO. LOC: EM 1952, DUAS MARCHINHAS FIZERAM MUITO SUCESSO: UMA SÁTIRA AO EMPREGUISMO NO SERVIÇO PÚBLICO CHAMADA "MARIA CANDELÁRIA", E UMA CRÍTICA SOCIAL CHAMADA "LATA D'ÁGUA". VAMOS OUVIR "MARIA CANDELÁRIA, DE KLECIUS CALDAS E ARMANDO CAVALCANTI, COM BLECAUTE: téc: Maria Candelária LOC: E AGORA, "LATA D'ÁGUA, DE J. JÚNIOR E LUÍS ANTÔNIO, COM MARLENE: téc: Lata D'água LOC: EM 1952, GETÚLIO VARGAS CONSEGUIU APROVAR NO CONGRESSO A CRIAÇÃO DO BNDE, O BANCO NACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, QUE EXISTE ATÉ HOJE. O OBJETIVO ERA FINANCIAR O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, ATRAVÉS DO ESTADO, CRIAR UMA INFRA-ESTRUTURA COM CRÉDITO PÚBLICO, DO GOVERNO. GETÚLIO CRIOU TAMBÉM A CASECS E A SUMOC, A SUPERINTENDÊNCIA DA MOEDA E DO CÂMBIO, PARA CONTROLAR AS IMPORTAÇÕES E REPOR AS RESERVAS EXTERNAS QUE DUTRA TINHA DESTRUIDO. LOC: A VERBA DO BANCO ERA FORMADA POR UMA PARTE DO IMPOSTO DE RENDA, QUATRO POR CENTO DOS DEPÓSITOS DA CAIXA ECONÔMICA, 25 POR CENTO DAS RESERVAS TÉCNICAS DAS SEGURADORAS, TRÊS POR CENTO DAS RECEITAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. AINDA EM 1952, FOI CRIADO O INSTITUTO BRASILEIRO DO CAFÉ E, NO ANO SEGUINTE, O MINISTÉRIO DA SAÚDE. LOC: AINDA EM 1952, NA OLIMPÍADA DE HELSINQUE, NA FINLÂNDIA, O BRASIL GANHOU SUA PRIMEIRA MEDALHA DE OURO EM PROVAS DE ATLETISMO. ADEMAR FERREIRA DA SILVA, NA TARDE DE 23 DE JULHO DE 52, SALTOU 16 METROS E 23 CENTÍMETROS E QUEBROU O RECORDE MUNDIAL NO SALTO TRIPLO. LOC: NÃO TINHA APOIO DE NINGUÉM, TREINAVA SOZINHO E QUANDO PODIA, PORQUE TRABALHAVA PRA VIVER, COMO ELE PRÓPRIO CONTA: téc: Ademar Ferreira da Silva: “Eu treinava num clube, o São Paulo Futebol Clube; meu técnico era Dietrich Keerner (?). Minha rotina de treino era das mais sacrificadas. Eu trabalhava pela manhã, trabalhava à tarde, estudava à noite e treinava em hora de almoço.” LOC: MESMO SOB INTENSA PRESSÃO DOS ESTADOS UNIDOS, O CONGRESSO APROVOU A CRIAÇÃO DA PETROBRÁS E O MONOPÓLIO ESTATAL DO PETRÓLEO. COMO COMPENSAÇÃO, O GOVERNO BRASILEIRO SE COMPROMETEU A NÃO VENDER MINERAIS ESTRATÉGICOS A PAÍSES COMUNISTAS. téc: "cantoras do rádio" LOC: A TELEVISÃO JÁ EXISTIA NO BRASIL DESDE 1951, MAS O RÁDIO ESTAVA NO APOGEU. A NOVELA "O DIREITO DE NASCER", NA RÁDIO NACIONAL, FAZIA ENORME SUCESSO. ESTRELANDO, PAULO GRACINDO, COMO "ALBERTINHO LIMONTA". A QUALIDADE TÉCNICA É RUIM, POR CAUSA DO TEMPO, MAS VALE A PENA OUVIR UM PEDAÇO: téc: Albertinho Limonta LOC: OS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO ERAM O MAIOR SUCESSO. HOMENS E MULHERES BRIGAVAM POR UM LUGAR NO AUDITÓRIO DO "PROGRAMA CÉSAR DE ALENCAR". O PREFIXO ERA CANTADO PELOS "QUATRO AZES E UM CORINGA", E A CANTORA EMILINHA BORBA ERA PRESENÇA CONSTANTE: téc: Prefixo Rádio Nacional. LOC: TAMBÉM FAZIA MUITO SUCESSO ERA O PROGRAMA DO ATOR "PAULO GRACINDO", QUE MISTURAVA TUDO: MÚSICA, PIADAS, PRÊMIOS. PARTICIPAVAM ÂNGELA MARIA, FLORIANO FAISSAL E O MAESTRO CHIQUINHO: téc: Paulo Gracindo: “Se não vais voltar, se tudo acabou, se eu vivo a esperar, então porque deixar meu coração sofrer, sofrer assim. Vem, mais uma vez, vem dizer adeus. E vem reviver o que passou e amenizar a cruel paixão que deixaste em mim.” LOC: AS NARRAÇÕES DE FUTEBOL ERAM DISPUTADAS POR PATROCINADORES, PORQUE O JOGO JÁ ERA UMA IMENSA PAIXÃO POPULAR. tec: trecho da Rádio Nacional falando sobre esportes LOC: A COMPANHIA SIDERÚRGIA NACIONAL JÁ EXISTIA HÁ DEZ ANOS. COM A CRIAÇÃO DA PETROBRÁS, DO BNDE E DA ELETROBRÁS, EM 54, ESTAVA FORMADA A BASE PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO QUE JUSCELINO KUBITSCHEK PROMOVEU NO GOVERNO SEGUINTE. LOC: O ORGULHO NACIONAL, NO ENTANTO, FICOU FERIDO EM 54 POR UM MOTIVO SINGELO. A MISS BRASIL MARTHA ROCHA, UMA BAIANA LOURA E DE OLHOS CLAROS, COM PELE DE PÊSSEGO, FOI DERROTADA NO CONCURSO DE MISS UNIVERSO, EM MIAMI. SÓ PORQUE TINHA DUAS POLEGADAS A MAIS NOS COBIÇADOS E GENEROSOS QUADRIS... LOC: ALCIR PIRES VERMELHO, PEDRO CAETANO E CARLOS RENATO COMPUSERAM UM DESAGRAVO, CANTADO PELA PRÓPRIA MARTHA ROCHA: téc: Martha Rocha LOC: A CRIAÇÃO DA "ÚLTIMA HORA" ACIRROU AINDA MAIS A CAMPANHA DOS GRANDES JORNAIS CONTRA GETÚLIO. A IMPRENSA BRASILEIRA SEMPRE FOI A EXPRESSÃO DA VONTADE E DOS INTERESSES DAS FAMÍLIAS PROPRIETÁRIAS. O NOVO JORNAL, COM APOIO E VERBAS DO GOVERNO, ERA UM INIMIGO A SER ESMAGADO. NO PRÓXIMO PROGRAMA DA SÉRIE SÉCULO 20, O CERCO AO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS SE APERTA, E O DESFECHO DA CRISE É UM DOS MAIS DRAMÁTICOS E SURPREENDENTES DA HISTÓRIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA. E VAMOS CONTINUAR FALANDO DA ERA DO RÁDIO, AS MORTES DE CHICO ALVES, O REI DA VOZ E DE CARMEM MIRANDA DEIXAM OS BRASILEIROS EM ESTADO DE CHOQUE. SÉCULO 20 É UM PROGRAMA DA RÁDIO SENADO FM. PRODUÇÃO DE ... ENCERRAMENTO *************************************************************************************************** TEMA O fracasso do Governo Dutra; As eleições de 50 e a volta e Vargas; O trauma da copa do mundo de 50; O apogeu do rádio; A chegada da televisão em 51; A criação da Petrobrás, BNDE e da Eletrobrás. *************************************************************************** LOCUÇÃO Cezar Motta, Taís Vivaqua e João Marques. *************************************************************************** ENTREVISTAS Paulo Perdigão; Nilton Santos; Ruben Azevedo Lima; João Marques; Rubem Azevedo Lima; Ademar Ferreira da Silva; Paulo Gracindo; *************************************************************************** MÚSICAS Touradas em Madri, de Braguinha; Ele Rouba, Mas Faz, música da campanha de Ademar de Barros, com Jararaca e Ratinho; Caminhemos, de Erivelto Martins, com Peri Ribeiro; Tudo Acabado Entre Nós, de J. Piedade, com Dalva de Oliveira; Daqui Não Saio, de Paquito e Romeu Gentil, com os Vocalistas Tropicais; Saca Rolhas, de Zé da Zilda e Zilda do Zé, com eles mesmos; Bota o Retrato do Velho, de Haroldo Lobo e Marino Pinto, com Francisco Alves; Vingança, de Lupcínio Rodrigues e Jamelão; Maria Candelária, de Klecius Caldas e Armando Cavalcanti; Lata D’água, de J. Júnior, e Luiz Antônio, com Marlene; Um Desagravo, de Alcir Pires Vermelho, Pedro Caetano e Carlos Renato, com Martha Rocha.

Ao vivo
00:0000:00