Meio ambiente

Zequinha Marinho afirma que governo tem que priorizar proteção ambiental em 2020

01:45Zequinha Marinho afirma que governo tem que priorizar proteção ambiental em 2020

Transcrição LOC: SENADOR ZEQUINHA MARINHO DIZ QUE GOVERNO FEDERAL TEM QUE SER O PROTAGONISTA DA PROTEÇÃO AMBIENTAL EM 2020 LOC: SEGUNDO O SENADOR, HISTORICAMENTE AS ONG’S TÊM ASSUMIDO ESSE PAPEL. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Em 2019, o acirramento do debate sobre a proteção ambiental foi motivado pelo aumento do número de focos de incêndio no país, que triplicaram em comparação a 2018. De acordo com análises feitas pela Nasa e pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, os incêndios estão relacionados principalmente com a alta do desmatamento na região. Os estudos apontam ainda uma relação direta entre as queimadas e o aquecimento global. Para o presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, senador Zequinha Marinho, do PSC do Pará, o Governo Federal precisa urgentemente criar mecanismos de maior proteção ambiental, além de assumir para si o protagonismo na preservação do meio ambiente. (Zequinha Marinho). Nesses últimos 20 anos aí quem criou, quem pediu a criação de reservas indígenas no Brasil? Foi as ONG’s, todas elas. O governo precisa protagonizar em nome da sociedade a política ambiental, não ficar nessa dependência de alguém. A sociedade não pode viver assim. (Repórter) Ainda na avaliação do senador Zequinha Marinho, em 2020 a CMMC tem a missão de despolarizar o debate sobre a ação humana nas mudanças climáticas. (Zequinha Marinho). Gente que defende de um extremo ao outro, alguém que acha que a ação humana nada interessa ou nada importa como aqueles que acham que a ação humana faz tudo. Nosso objetivo não é estar nem em um extremo nem no outro extremo, nosso objetivo é buscar o equilíbrio da informação e a questão da sensatez. (Repórter) A Comissão Mista de Mudanças climáticas deve voltar a se reunir após o recesso parlamentar, em fevereiro.

O aumento do número de queimadas e do desmatamento da Amazônia acirrou o debate sobre proteção ambiental em 2019. O presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), senador Zequinha Marinho (PSC – PA), disse que o Governo Federal precisa assumir o protagonismo da preservação do meio ambiente. Segundo ele, historicamente esse papel vem sendo exercido por Organizações Não Governamentais. Confira a reportagem completa de José Odeveza da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Amazônia  CMMC  Desmatamento  Indígenas  Meio Ambiente  Mudanças Climáticas  Pará  Política  PSC  Senador Zequinha Marinho 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo