Vital confia que relatório preliminar da LDO será votado na próxima terça — Rádio Senado

Vital confia que relatório preliminar da LDO será votado na próxima terça

LOC: O RELATOR DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, SENADOR VITAL DO REGO, ESTÁ CONFIANTE NA VOTAÇÃO DO PARECER PRELIMINAR NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA. 

LOC: A LDO ESTABELECE AS METAS E PRIORIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL E SERVE DE PARÂMETRO PARA A ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DA UNIÃO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) As prioridades que o governo apresentou na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2015 são os Programas de Aceleração do Crescimento, Brasil Sem Miséria e Minha Casa, Minha Vida. Deputados e senadores tentam, sem sucesso, votar o relatório preliminar do senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, desde julho. A Copa do Mundo no Brasil e a campanha eleitoral atrasaram a análise da proposta. Mas o senador Vital do Rego está otimista que a LDO avance na próxima semana: 

(Vital do Rego) Nós estamos muito atrasados nesse assunto até porque depois do relatório preliminar, que eu entreguei no tempo devido, a Oposição fez sérias restrições no curso da aprovação do relatório, não pelo relatório em si, mas numa tentativa de obstrução de outras matérias de interesse de Oposição. Nós agora esperamos que a LDO possa ser rapidamente votada. 

(Repórter) A LDO prevê salário mínimo de 788 reais, a partir de primeiro de janeiro. O texto fala de um crescimento do PIB de três por cento, e uma taxa de inflação de cinco por cento em 2015. O senador Vital do Rego disse que a Lei de Diretrizes Orçamentárias vai assegurar condições para a retomada do crescimento econômico e manutenção dos empregos: 

(Vital do Rego) caminha no caminho do desenvolvimento, na estabilidade econômica, mantendo os postulados de emprego total, baixa de inflação, inflação dentro da meta, capacidade de desenvolver, garantindo as conquistas sociais que nós já tivemos. 

(Repórter) Com a votação do relatório preliminar, abre-se o prazo para a apresentação de emendas à LDO. A novidade deste ano é que somente bancadas estaduais e comissões permanentes da Câmara dos Deputados e do Senado poderão apresentar emendas – três por bancada ou comissão. Nos anos anteriores, deputados e senadores também podiam sugerir mudanças no texto.
23/10/2014, 04h17 - ATUALIZADO EM 23/10/2014, 04h17
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00