Cinquenta e cinco cidades terão segundo turno para escolha de prefeitos — Rádio Senado
Eleições 2016

Cinquenta e cinco cidades terão segundo turno para escolha de prefeitos

Cinquenta e cinco cidades brasileiras terão segundo turno para a escolha de prefeitos. Na primeira etapa das votações, com as novas regras de financiamento de campanha, houve redução de mais de três bilhões de reais nos gastos declarados pelos candidatos, em comparação com as últimas eleições municipais. Os dados foram divulgados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, em coletiva com a imprensa.

03/10/2016, 13h38 - ATUALIZADO EM 03/10/2016, 19h34
Duração de áudio: 02:04
São Paulo - Eleitores votam na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUS-SP) para o primeiro turno das eleições municipais.
Rovena Rosa/Agência Brasil

Transcrição
LOC: 55 CIDADES BRASILEIRAS TERÃO SEGUNDO TURNO PARA A ESCOLHA DE PREFEITOS. LOC: NA PRIMEIRA ETAPA DAS VOTAÇÕES, COM AS NOVAS REGRAS DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA, HOUVE REDUÇÃO DE MAIS DE TRÊS BILHÕES DE REAIS NOS GASTOS DECLARADOS PELOS CANDIDATOS, EM COMPARAÇÃO COM AS ÚLTIMAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS. REPÓRTER MARCELA DINIZ: (Repórter) O primeiro turno das eleições municipais de 2016 inaugurou as novas regras de financiamento trazidas pela Reforma Eleitoral, aprovada pelo Congresso Nacional em 2015. Pela primeira vez, as empresas foram proibidas de fazer doações e as campanhas tiveram de respeitar um teto de gastos. Em comparação com 2012, quando aconteceu a última eleição para prefeito e vereador, houve redução de três bilhões, 917 milhões de reais nos gastos declarados. Os dados foram divulgados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, em coletiva com a imprensa: (Gilmar Mendes) Todos sabem, aqui nós não tivemos mais doação corporativa, doação de pessoa jurídica. Total de doações eleitoral declaradas: 2bilhões, 381 milhões, 924mil. Em 2012, portanto, para termos um paradigma com eleição municipal: 6bilhões, 299milhões, 569 mil reais, sem correção monetária. Nota-se uma redução significativa quanto aos gastos nesse período. (Repórter) Se os gastos declarados pelos candidatos diminuíram, o custo da eleição aumentou: em 2012, a Justiça Eleitoral gastou 483 milhões de reais; contra 650 milhões em 2016, um aumento de 167 milhões. Dos 92 municípios que poderiam ter segundo turno, 55 elegerão seus prefeitos em segunda votação. Manaus, Macapá, São Luís e Fortaleza estão entre as 18 capitais que voltarão às urnas no dia 30 de outubro. Já é permitida a distribuição de material de propaganda política, o uso de alto-falantes ou amplificadores de som; bem como a promoção de carreatas e comícios. De acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitoral, 15 de outubro é a data-limite para o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na tv, que deve terminar no dia 28, dois dias antes da votação final.

Ao vivo
00:0000:00