Dos 32 senadores que disputaram a reeleição, 24 não conseguiram vaga — Rádio Senado
Eleições 2018

Dos 32 senadores que disputaram a reeleição, 24 não conseguiram vaga

Nesta eleição, 54 vagas no Senado estavam na disputa. Concluído o processo eleitoral, dos 32 senadores que disputaram a reeleição, apenas oito conseguiram renovar o mandato: os petistas Paulo Paim (RS) e Humberto Costa (PE); os emedebistas Renan Calheiros (AL), Eduardo Braga (AM) e Jader Barbalho (PA); Ciro Nogueira (PP-PI), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Sérgio Petecão (PSD-AC).

08/10/2018, 01h43 - ATUALIZADO EM 08/10/2018, 16h41
Duração de áudio: 02:43
Domingo, 07 de outubro de 2018, dia de votação em primeiro turno das eleições no Brasil. O brasileiro escolherá candidatos para os cargos de deputado federal, deputado estadual (distrital), senador (duas vagas), governador e presidente. 

Biometria é feita durante votação nas zonas eleitorais. 

Faculdade Projeção - Taguatinga Norte - DF. 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: VINTE E QUATRO DOS 32 SENADORES QUE BUSCAVAM A REELEIÇÃO NÃO CONSEGUIRAM RENOVAR O MANDATO. LOC: CONSULTOR POLÍTICO DIZ QUE SENTIMENTO DE MUDANÇA E “ONDA BOLSONARO” CONTRIBUÍRAM PARA O RESULTADO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: Apenas oito dos trinta e dois senadores que disputaram a reeleição conseguiram renovar o mandato: os emedebistas Renan Calheiros de Alagoas, Eduardo Braga do Amazonas e Jader Barbalho do Pará; os petistas Paulo Paim do Rio Grande do Sul e Humberto Costa de Pernambuco; Ciro Nogueira do PP do Piauí, Randolfe Rodrigues da Rede Sustentabilidade do Amapá e Sérgio Petecão do PSD do Acre. Sete senadores do MDB não conseguiram a reeleição: Edison Lobão do Maranhão, Eunício Oliveira do Ceará, Garibaldi Alves do Rio Grande do Norte; Roberto Requião do Paraná, Valdir Raupp de Rondônia, Waldemir Moka de Mato Grosso do Sul e Romero Jucá de Roraima. Também não tiveram sucesso cinco tucanos: Ataídes Oliveira de Tocantins, Cássio Cunha Lima da Paraíba, Flexa Ribeiro do Pará, Paulo Bauer de Santa Catarina e Ricardo Ferraço do Espírito Santo. Não terão mandato no ano que vem os petistas Lindbergh Farias do Rio de Janeiro e Jorge Viana do Acre, nem a pedetista Ângela Portela de Roraima. Também não renovaram o mandato no Senado Lúcia Vânia de Goiás e Antonio Carlos Valadares de Sergipe, do PSB; Wilder Morais, do Democratas de Goiás; Magno Malta do PR do Espírito Santo e Vicentinho Alves também do PR de Tocantins; Cristovam Buarque do PPS do Distrito Federal; Eduardo Lopes do PRB do Rio de Janeiro, Benedito Lira do PP de Alagoas e Vanessa Grazziotin do PC do B do Amazonas. Para o consultor legislativo, Gilberto Guerzoni, o desejo de mudança do eleitorado e o crescimento de Bolsonaro explicam a baixa reeleição para o Senado. (Guerzoni) A onda Bolsonaro e o próprio discurso da renovação que a gente teve nessa eleição, que acabou sendo reforçado nos últimos dias. Porque o que a gente viu foi uma mudança no voto nos últimos dias e principalmente o voto para o Senado. O eleitor mudou seu voto nas últimas 24 a 48 horas, se levarmos em conta as pesquisas anteriores. REP: Já os senadores Aécio Neves do PSDB mineiro, Lídice da Mata do PSB da Bahia, Gleisi Hoffmann do PT do Paraná e José Medeiros do Podemos de Mato Grosso foram eleitos deputados federais. José Agripino Maia do Democratas do Rio Grande do Norte e Hélio José do PROS do Distrito Federal não conseguiram uma vaga na Câmara. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00