Vinícius de Moraes é promovido a embaixador

02:02Vinícius de Moraes é promovido a embaixador

LOC: O POETA E DIPLOMATA VINÍCIUS DE MORAES FOI PROMOVIDO NESTA SEGUNDA-FEIRA A EMBAIXADOR.

LOC: O PROJETO QUE ESTABELECE A PROMOÇÃO PÓSTUMA FOI APROVADO EM JUNHO NO SENADO E SANCIONADO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. 

Vinícius de Moraes é um dos mais renomados artistas da literatura e da música popular brasileira. São de Vinícius versos como os lidos por Maria Bethânia no início desta reportagem. Os amigos da música se referiam a ele como poetinha. Mas o que muitos não sabem é que, além de um músico consagrado, Vinícius de Moraes fez parte dos quadros do Ministério das Relações Exteriores, e representou o Brasil em países como a França. No entanto, em 1969, durante a ditadura militar, ele foi demitido do Itamaraty. O projeto aprovado no Senado e que agora é lei promove, após a morte, o primeiro-Secretário Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes a ministro de Primeira Classe da Carreira de Diplomata. Durante a votação, o senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, ressaltou que também, como diplomata, Vinícius de Moraes honrou o Brasil. (TEC:( JÁ) Ele, no campo da música, produziu das mais belas páginas da música brasileira. Ele ajudou a divulgar bem o nome do Brasil. Um homem por quem todos nós temos uma imensa admiração, pelo seu talento, pela sua qualidade de cidadão, pelo patriota que foi. (LB) O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, afirmou ter ficado comovido por ter presidido a sessão do Senado em que foi aprovado o projeto que promoveu Vinícius de Moraes. (JS) uma vez que não só tenho uma grande admiração pelo grande poeta que foi Vinícius de Moraes como, também, tive o prazer de sua convivência. (LB) Com a promoção, os dependentes de Vinícius de Moraes poderão receber pensão correspondente ao cargo de ministro de primeira classe da carreira de diplomata.

TÓPICOS:
Presidente da República  Senador José Agripino  Música  França  Amapá  José Sarney  Itamaraty  Rio Grande do Norte  Ditadura militar  Ministério das Relações Exteriores  Música Brasileira  Relações Exteriores  PMDB 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo