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Variação nos valores de passagens aéreas pode ser limitada

01:37Variação nos valores de passagens aéreas pode ser limitada

Transcrição LOC: AS VARIAÇÕES NOS VALORES DAS PASSAGENS AÉREAS PODE SER LIMITADA LOC: UMA PROPOSTA EM ANÁLISE NO SENADO PREVÊ AINDA QUE A OFERTA DE PREÇOS NOS SITES DAS COMPANHIAS ESTEJA CLARA AO CONSUMIDOR. REPÓRTER MARINA FERREIRA. TÉC: Desde 2001, o Brasil adotou o regime de liberdade tarifária para as companhias aéreas. A medida, na avaliação dos especialistas do setor, possibilitou a redução no valor das passagens e contribuiu para a democratização do transporte. Mas, para o senador Airton Sandoval, do PMDB de São Paulo, a iniciativa permitiu que as empresas alterem os preços dos bilhetes já no momento da compra. Para limitar os constantes reajustes nos valores praticados pelas companhias, Airton Sandoval apresentou um projeto que visa garantir mais transparência na oferta de preços pela internet. Para ele, a chamada a precificação dinâmica manipula a oferta de preços e prejudica o consumidor. (Airton) Se o avião sai do mesmo lugar para o mesmo destino no mesmo horário por que temos tarifas tão diferentes a depender de quando são compradas as passagens? Por que uma passagem vendida com um mês de antecedência pode custar cerca de R$300 e o mesmo voo comprados no dia da viagem pode custar R$1800? (Rep) Além de prever que as classes tarifárias não ultrapassem o valor de 50 por cento entre cada uma delas, a proposta determina ainda que a Agência Nacional de Aviação Civil fiscalize os reajustes nos valores dos bilhetes. Em abril do ano passado, a Anac autorizou que as empresas aéreas cobrassem pela bagagem despachada. O projeto aguarda o recebimento de emendas na Comissão de Constituição e Justiça. Da Rádio Senado, Marina Ferreira.

Uma proposta em análise no Senado (PLS 60/2018) pretende limitar as variações nos preços das passagens das companhias aéreas. Na avaliação do autor, o senador Airton Sandoval (PMDB-SP), existe manipulação de valores, já que o bilhete adquirido com antecedência custa menos do que o comprado pouco antes do voo. A proposta determina também que a oferta de preços nos sites das empresas esteja clara ao consumidor.

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