Saúde

Vacinação de idosos contra gripe vai até dia 15

02:40Vacinação de idosos contra gripe vai até dia 15

Transcrição LOC: IDOSOS GANHAMA PRIORIDADE EM VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE POR INFLUENZA E CRIANÇAS SERÃO IMUNIZADAS APENAS A PARTIR DE 16 DE ABRIL LOC: CAMPANHA FOI ANTECIPADA ESTE ANO POR CONTA DO NOVO CORONAVÍRUS E EM ALGUMAS CIDADES IDOSOS SÃO VACINADOS SEM PRECISAR SAIR DO CARRO. REPORTAGEM DE REGINA PINHEIRO. TÉC: Este ano, a ordem de vacinação foi invertida, tendo os idosos e profissionais de saúde como público da primeira fase de vacinação, por conta da Covid-19. A vacinação de rotina de crianças está suspensa até o dia 15 de abril, quando termina a vacinação dos idosos. A vacina contra Influenza não combate o novo coronavírus, mas é uma maneira de ajudar os profissionais de saúde, durante o atendimento de triagem. Dessa forma, se acelera o diagnóstico ao se excluir a gripe por influenza. A enfermeira Gabriela Silva já tomou a vacina e informa a melhor maneira de o idoso se imunizar (Gabriela) “O melhor para o idoso, do grupo de risco, é ele se dirigir para o posto de saúde que seja mais próximo da sua casa. Aqui no Distrito federal o governo está fazendo as campanhas de vacinação no estilo Drive-Thru. Então, a pessoa do grupo de risco, ela pode receber a dose da vacina dentro do carro dela. Os profissionais vão fazer de uma maneira mais ágil o atendimento. Eles aplicam a dose, eles estão paramentados com máscara, com capote, com luvas. Com toda proteção para não transmitir nada pro idoso.” (Rep) Em locais onde não há o Drive Thru, Gabriela ensina como se manter seguro durante a espera para a aplicação nas filas. (Gabriela) “Caso, o posto que esteja próximo casa dela, tenha que ela descer do carro, o ideal é procurar horários mais alternativos: comecinho da manhã; final da tarde; aquele horário logo depois do almoço, são horários mais vazios nos postos de saúde. Procurar manter aquela distância que o Ministério da Saúde tá preconizando, que seria em torno de mais ou menos dois metros entre as pessoas. Evitar conversas paralelas com as pessoas que estiverem na fila. (Rep) A enfermeira ainda avisa que, em algumas situações, é melhor que a pessoa adie a vacinação. (Gabriela) “Não é recomendado que a pessoa com febre, gripada, ela tome essa vacina. Não somente para essa campanha, mas para a maior parte das doenças. Então se a pessoa tiver contemplada nessas faixas etárias e ela não puder tomar a vacina por febre, por gripe, ou por algum outro sintoma respiratório, ela se recupera e mais para frente ela pode procurar um posto de saúde (Rep) A vacinação das crianças será a partir do dia 16 de abril. Na segunda fase, também serão imunizados professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pessoas com doenças crônicas. Na última etapa da campanha, com início no dia 9 de maio devem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com 55 a 59 anos, gestantes e mulheres com até 45 dias de pós-parto e pessoas com deficiência.

Campanha de vacinação contra gripe deste ano foi antecipada. Tradicionalmente em abril, a vacinação começou no dia 23 de março por conta do novo coronavírus. Reportagem de Regina Pinheiro.

TÓPICOS:
Cidades  Coronavírus  covid-19  Distrito Federal  Idosos  Menores  Ministério da Saúde  Pessoas com Deficiência  Professores  Saúde  Segurança  H1N1 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo