Balanço 2017

Transposição do São Francisco continuou em debate no Senado em 2017

02:39Transposição do São Francisco continuou em debate no Senado em 2017

Transcrição LOC: 2017 FOI MAIS UM ANO DE DEBATES SOBRE AS OBRAS DE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. LOC: SENADORES DO NORDESTE COBRARAM AGILIDADE NAS OBRAS, COMEMORARAM ALGUNS AVANÇOS, MAS RECONHECERAM QUE AINDA FALTA MUITO PARA QUE A TRANSPOSIÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO VELHO CHICO SEJAM CONCLUÍDAS. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. TÉC: Em 2017, vários senadores da região Nordeste alertaram em plenário: O Rio São Francisco está morrendo. As falas vieram de parlamentares de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte. Senadores e especialistas debateram ao longo do ano a situação do rio que abastece estados como Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Sergipe e que deve chegar a estados como Ceará, Paraíba e Pernambuco. A previsão inicial do projeto de transposição do São Francisco é beneficiar mais de 12 milhões de habitantes do semiárido nordestino. Mas a crise hídrica e a necessidade de revitalização do Rio, aliadas à necessidade de recursos, preocupam senadores e especialistas. Em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco estimou em 30 bilhões de reais os investimentos necessários para a recuperação, apontando a revitalização como fundamental para garantir a qualidade da água e a vazão eficiente do rio. Em plenário, o senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, protestou contra a falta de investimentos para a revitalização do velho Chico. (OTTO) O Rio São Francisco vem morrendo desde 1980 e não se fez absolutamente nada. Esse é um problema do Brasil. O próximo presidente do Brasil só terá o meu apoio se disser que vai apresentar o projeto da revitalização do Rio São Francisco. Se não tomarem, estão indo contra os interesses do povo do Nordeste. (PAULA) Em audiência pública no mês de agosto, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, previu que com a retomada das obras do Eixo Norte, seria possível levar água da transposição do São Francisco ao Ceará a partir de janeiro deste ano. As águas do Rio já chegaram a Pernambuco, mas as obras do Eixo Norte ainda não foram concluídas. Por outro lado, o senador licenciado Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, comemorou a chegada de mais recursos para as obras que vão levar água do Rio São Francisco para cidades sergipanas e da Bahia. Um relatório de avaliação sobre segurança hídrica no Norte e Nordeste apresentado pela presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, no entanto, concluiu que as obras de transposição do Rio São Francisco ainda precisarão de recursos públicos da ordem de 6,83 bilhões de reais além dos 10 bilhões já investidos desde o início da execução do projeto em 2007. Fátima Bezerra cobrou agilidade nas ações de revitalização. (FÁTIMA) Em matéria de revitalização praticamente as ações não saíram do papel. (Paula) No relatório, a senadora ainda considerou um risco a privatização da Eletrobras para a gestão da transposição do São Francisco. Da Rádio Senado, Paula Groba.

2017 foi mais um ano de debates sobre as obras de transposição do Rio São Francisco. Senadores do Nordeste cobraram agilidade nas obras, comemoraram alguns avanços, mas reconheceram que ainda falta muito para que a transposição e a revitalização do Velho Chico sejam concluídas. O senador Otto Alencar (PSD-BA) há muito luta pela revitalização do São Francisco. Ele reclama da falta de investimentos na recuperação desse importante curso d’água e diz que só vai apoiar candidato a presidente da República que encampe a revitalização. A presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), senadora Fátima Bezerra (PT-RN), fez um relatório de avaliação sobre a segurança hídrica no Norte e Nordeste e sobre o São Francisco concluiu que: “em matéria de revitalização praticamente as ações não saíram do papel”.

TÓPICOS:
Água  CDR  Cidades  Crise hídrica  Desenvolvimento  Desenvolvimento Regional  Integração Nacional  Investimentos  Pernambuco  Região Nordeste  Rio São Francisco  Senadora Fátima Bezerra  Senador Otto Alencar 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11