Tombini admite adoção de novas medidas para reduzir inflação — Rádio Senado

Tombini admite adoção de novas medidas para reduzir inflação

LOC: O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL ADMITIU, NO SENADO, A ADOÇÃO DE NOVAS MEDIDAS PARA CONTROLAR OS PREÇOS E COMBATER INFLAÇÃO.
 
LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS QUESTIONARAM ALEXANDRE TOMBINI SOBRE AS AÇÕES DE COMBATE À INFLAÇÃO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

(Repórter) Alexandre Tombini afirmou durante a audiência que o Banco Central vem acompanhando com cuidado e avaliando suas ações para combater o aumento de preços no país. O presidente do Banco Central reconheceu que, embora sob controle, o governo vem enfrentando certa dificuldade para controlar a inflação no curto prazo. Afirmou, ainda, que o BC poderá tomar novas medidas para controlar os preços. Tombini vem ao Senado logo depois das declarações da presidente Dilma Rousseff, sobre a política adotada pelo País para controlar a inflação. Atualmente, o Brasil adota o sistema de metas inflacionárias e define os juros para controlar os preços, o que muitas vezes inibe o crescimento econômico. A senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, questionou o ministro.
 
(Ana Amélia) O que aconteceu em relação a declaração da presidente Dilma. O mercado não interpretou adequadamente a declaração da presidente sobre essa matéria: controle da inflação e crescimento econômico? 

(Repórter) Alexandre Tombini afirmou que não há hipótese de tolerância com a inflação.

(Alexandre Tombini) Nada do que foi dito pela presidente na semana passada da implica em qualquer tolerância com a inflação. Logo o mercado deve entender que o governo por um lado e o BC por outro estão imbuídos da missão de manter a inflação sob controle e no caso do BC, trazê-la para as metas estabelecidas pelo próprio governo.
 
(Repórter) O senador José Agripino, do DEM do Rio Grande do Norte, afirmou que embora o presidente do Banco Central já tenha participado de diversas audiências na Comissão de Assuntos Econômicos, dessa vez ficou claro que o assunto inflação, é a preocupação da autoridade monetária nesse momento.
 
(José Agripino) Já houve momentos em que o assunto básico era a retomada do crescimento,era isso, era aquilo, mas agora não, ficou claríssimos que o Banco Central nesse momento tem uma tarefa precípua que é o combate a inflação que é uma coisa que está nos assustando a todos.
 
(Repórter) Tombini lembrou que o Brasil encerrou 2012 com um IPCA, índice que mede a inflação, de 5,84 por centro, acima do centro da meta estabelecida pelo Banco Central, de quatro e meio por cento, mas dentro da margem de tolerância, de dois pontos percentuais para cima e dois pontos percentuais para baixo.
02/04/2013, 01h44 - ATUALIZADO EM 02/04/2013, 01h44
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00