Tião Viana elogia decisão da Anvisa de só vender medicamento com receita — Rádio Senado

Tião Viana elogia decisão da Anvisa de só vender medicamento com receita

LOC: O SENADOR TIÃO VIANA ELOGIOU A RESOLUÇÃO DA ANVISA QUE SÓ VAI PERMITIR A VENDA DE ANTIBIÓTICOS COM APRESENTAÇÃO DE RECEITA MÉDICA.

LOC: JÁ O SENADOR ADELMIR SANTANA AVALIA QUE A NOVA REGRA PODE PREJUDICAR OS PACIENTES DE MUNICÍPIOS ONDE NÃO HÁ ATENDIMENTO MÉDICO. 

TÉC: A partir de agora, os antibióticos só podem ser vendidos com receita médica em duas vias. Uma das cópias ficará retida na farmácia. A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária tem o objetivo de impedir o comércio indiscriminado de antibióticos para evitar a resistência das bactérias aos medicamentos. A medida foi tomada após o aumento de casos da superbactéria KPC em hospitais de diversas cidades, como de Brasília. O senador Tião Viana, do PT do Acre, que é médico, avalia que a resolução da Anvisa é uma questão de saúde pública. (Tião) Sou inteiramente a favor da Resolução da ANVISA. Quando se coloca um leigo para prescrever antibiótico, você pode está causando graves problemas à saúde humana. Todos sabem que em qualquer lugar do mundo onde há uma saúde séria não se prescreve antibiótico de maneira leiga, como se fazia no Brasil de maneira apenas comercial. (Repórter) Já o senador Adelmir Santana, do Democratas do Distrito Federal, destacou as restrições levantadas pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias. Segundo a Abrafarma, a exigência da receita médica para a venda de antibióticos poderá prejudicar os moradores de municípios onde não há atendimento médico. (Adelmir) Quando vejo uma medida desta, ela é bonita e interessante para a Avenida Paulista e para a Rua das Farmácias no Distrito Federal. Mas se você se afastar 20 Km e ir a São Sebastião, você vai verificar que não há nem posto de saúde. Mas essas pessoas têm amidalite, que se não for tratada se transformará em uma pneumonia. O que falta é uma assistência médica. Não são medidas como essa que são paliativas que vão mudar a vida das pessoas. (Repórter) A resolução da Anvisa ainda prevê a validade de dez dias para as receitas médicas. Além disso, os laboratórios terão seis meses para incluir nas embalagens e bulas a seguinte inscrição: Venda sob Prescrição Médica- Só Pode Ser Vendido com Retenção da Receita. As farmácias que desobedecerem à resolução da Anvisa poderão ser multadas e até fechadas.
29/11/2010, 00h14 - ATUALIZADO EM 29/11/2010, 00h14
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00