Terceira reunião do projeto aborda a violência silenciosa contra a mulher — Rádio Senado

Terceira reunião do projeto aborda a violência silenciosa contra a mulher

LOC: A TERCEIRA REUNIÃO DO PROJETO QUINTAS FEMININAS ABORDOU A VIOLÊNCIA SILENCIOSA QUE É COMETIDA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA. 

LOC: AS PARTICIPANTES ACREDITAM QUE A EDUCAÇÃO É A MELHOR FORMA DE DIMINUIR A DISCRIMINAÇÃO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: Durante o encontro, a professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Tânia Mara de Almeida, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher, e a advogada especialista em ciências criminais, Ana Carolina Barbosa, da União Brasileira de Mulheres, chamaram a atenção para a agressão velada que a mulher sofre na sociedade brasileira, tipicamente machista e patriarcal. Como exemplo, Ana Carolina mencionou a dificuldade de implantação da Lei Maria da Penha e o tratamento discriminatório dispensado por médicos dos IMLs às mulheres vítimas de violência física e sexual. A deputada federal Rosane Ferreira, do PV do Paraná, que presidiu a reunião, mostrou preocupação com a disseminação de imagens em momentos íntimos na internet. Ela lembrou da situação que levou uma jovem do seu estado a cometer suicídio. Rosane Ferreira acrescentou ainda que muitas mulheres se sentem vítimas de seus próprios parceiros. 

(Rosane ferreira) mas porque eu sei de inúmeras historias que estão atrás disso, de mulheres que hoje são reféns , reféns de namorados, ex-namorados, parceiros e ex-parceiros por conta de filmagens de intimidades. Que é uma outra questão que é de suma violência mas não deixa marcas, mas pode levar ao ápice que foi a morte dessa jovem que nos temos que debater.

(Repórter) A professora Tânia de Almeida destacou também que, além da violência física, o tratamento discriminatório atinge todas as mulheres brasileiras e é mais difícil de ser combatido porque é aceito com algo costumeiro e cultural. Para ela, uma das formas de combater esse preconceito é focar na educação de meninos e meninas para o respeito e para a igualdade e evitar que os meios de comunicação propaguem situações que denigrem a mulher, como propagandas, mensagens divulgadas em redes sociais e até mesmo obras de ficção como filmes e novelas. O projeto Quintas Femininas é uma parceria da bancada feminina do Congresso Nacional e da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal .
28/11/2013, 00h59 - ATUALIZADO EM 28/11/2013, 00h59
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00