Suplicy pede a Dilma que implemente a Lei da Renda Básica Cidadã — Rádio Senado

Suplicy pede a Dilma que implemente a Lei da Renda Básica Cidadã

LOC: O SENADOR EDUARDO SUPLICY, DO PT DE SÃO PAULO, PEDIU À PRESIDENTE DILMA ROUSSEF A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DA RENDA BÁSICA CIDADÃ.

 

LOC: A LEI, SANCIONADA EM 2004, PREVÊ QUE CADA BRASILEIRO OU ESTRANGEIRO RESIDENTE NO BRASIL HÁ PELO MENOS CINCO ANOS TERÁ UMA RENDA MÍNIMA POR MÊS, SUFICIENTE PARA SUPRIR AS NECESSIDADES BÁSICAS. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:

 

TÉC (1230 A 32 ¿ NILO/SUPLICY ¿ RENDA BÁSICA ¿ LÁZARO ¿ T: 1¿58¿) REP: ¿Só será possível realizar os ideais de igualdade e fraternidade se houver o reconhecimento do Direito Universal à Renda Básica¿. Esse é o princípio que rege a Lei da Renda Básica Cidadã, criada no Brasil há seis anos e que até hoje não saiu do papel. O Brasil é o primeiro país do mundo a ter uma lei como essa, mas agora o senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, quer que ela seja posta em prática: Suplicy - Dado que a presidente Dilma Roussef colocou como seu objetivo principal a erradicação da miséria e da pobreza absoluta, tenho proposto à presidente Dilma que considere seriamente dar os passos necessários para a implementação da lei que institui progressivamente a renda básica de cidadania como um direito universal de toda a população.Rep: O Brasil possui um programa social, chamado Bolsa Família, que atende a mais de 12 milhões de famílias, cerca de 50 milhões de brasileiros. Trata-se de uma ajuda mensal, de até 140 reais. Mas esse programa está condicionado a algumas contrapartidas dos pais, entre elas a vacinação dos filhos e a permanência deles na escola. Já a lei da Renda Básica Cidadã estabelece um benefício mensal incondicionado, ou seja, sem qualquer contrapartida. Os defensores desse instrumento elogiam seu caráter anti-eleitoreiro, uma vez que, sendo garantido a todos, como um direito universal, não poderia ser usado em troca de votos. Já os críticos acreditam que essa lei incentiva o ócio, de forma que as pessoas deixariam de procurar emprego para sobreviver do benefício. De acordo com a lei, a renda básica deve ser implementada pelo Executivo aos poucos, priorizando as camadas mais pobres da população. Na semana passada, durante a festa de Natal com os povos da rua, a presidente Dilma Roussef recebeu uma carta assinada por 250 lideranças de todo o Brasil pedindo a implementação da lei. Da rádio Senado, Nilo Bairros.

 

30/12/2010, 05h55 - ATUALIZADO EM 30/12/2010, 05h55
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00