Sugestão quer retirar de Paulo Freire o título de patrono da educação brasileira — Rádio Senado
Comissões

Sugestão quer retirar de Paulo Freire o título de patrono da educação brasileira

Uma sugestão legislativa quer retirar de Paulo Freire o título de Patrono da Educação Brasileira. O assunto foi debatido em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa na terça-feira (28).

29/11/2017, 19h08 - ATUALIZADO EM 29/11/2017, 20h44
Duração de áudio: 02:05
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência interativa para discutir Sugestão 47/2017, que revoga Lei que institui Paulo Freire como patrono da educação brasileira.

Mesa:
professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marlúcia Menezes de Paiva; 
deputada Luiza Erundina (PSOL-SP);
presidente eventual da CDH, senadora Fátima Bezerra (PT-RN);
representante do Coletivo Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire;
representante do Coletivo Paulo Freire, Daniel Cara.

À bancada:
senadora Marta Suplicy (PMDB-SP);
senador Cristovam Buarque (PPS-DF).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: UMA SUGESTÃO LEGISLATIVA QUER RETIRAR DE PAULO FREIRE O TÍTULO DE PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. LOC: O ASSUNTO FOI DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. REPÓRTER MARINA FERREIRA. TÉC: Há cinco anos, o filósofo e professor Paulo Freire foi instituído como Patrono da Educação Brasileira. Mas, agora, uma sugestão legislativa em análise na Comissão de Direitos Humanos pode retirar esse título do educador. A iniciativa obteve mais de 20 mil apoios no portal E-cidadania e, por isso, passou a ser analisada pelo Senado. Relatora da proposta, a senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, que é professora, pediu a audiência pública com representantes da educação e de instituições ligadas a Paulo Freire. Durante o debate, Fátima Bezerra disse ter ficado assustada ao saber do teor da sugestão legislativa, que, na avaliação dela, demonstra a atual polarização política do País. (Fátima Bezerra) Uma sugestão inclusive que revela a total ignorância diante da grandiosidade do professor Paulo Freire. Uma proposta tão absurda surge nesses tempos de crescimento da intolerância. O meu parecer como não poderia ser diferente vai ser um parecer pela rejeição. (Repórter) Paulo Freire nasceu em Recife em 1921. Fez faculdade de Direito e doutorado em Filosofia e História da Educação. Em 1964, no governo do presidente João Goulart, coordenou o Plano Nacional de Alfabetização. Mas foi com o programa de educação para adultos, na cidade potiguar de Angicos, que ele teve reconhecimento internacional. A viúva de Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire, participou da audiência. Para ela, a proposta não é um ataque somente à educação, mas também à nação. O senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, avalia que as pessoas que fizeram a sugestão não conhecem os avanços feitos por Paulo Freire no sistema de ensino do País. (Cristovam Buarque) Só quem nunca leu nada, viu nada da educação, diria uma coisa dessa. Tem outros que merecem mais? No Brasil temos outros que estão perto, mas não tem um que mereça mais do que ele. (Repórter): A apresentação do relatório na CDH ainda não tem data prevista. Da Rádio Senado, Marina Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00