Sudeco quer mapear região para definir investimentos prioritários — Rádio Senado
Investimentos

Sudeco quer mapear região para definir investimentos prioritários

A superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) vai fazer um levantamento e investir nas regiões que mais precisam de dinheiro para se desenvolverem com rapidez. O superintendente Marcos Derzi disse em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) que os recursos são poucos e precisam ser bem alocados. O senador Flávio Arns (REDE-PR) sugeriu critérios para que as desigualdades regionais não aumentem. O presidente da CDR, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), pediu menos burocracia na liberação dos créditos para beneficiar os pequenos empreendedores.

13/03/2019, 16h15 - ATUALIZADO EM 13/03/2019, 17h49
Duração de áudio: 01:44
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza audiência pública interativa para apresentar as ações da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) para os próximos dois anos. 

Mesa (E/D): 
coordenadora-geral de Fundos e Promoção de Investimentos da Sudeco, Luciana de Sousa Barros; 
diretor de Governo do Banco do Brasil (BB), Ênio Mathias Ferreira; 
presidente da CDR, senador Izalci (PSDB-DF); 
superintendente da Sudeco, Marcos Henrique Derzi Wasilewski; 
diretor de Planejamento e Avaliação da Sudeco, Roberto Postiglione de Assis Ferreira Júnior. 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS, A SUDECO VAI FAZER LEVANTAMENTO DAS LOCALIDADES PRIORITÁRIAS PARA INVESTIR E INCENTIVAR O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO CENTRO-OESTE. LOC: AS METAS DA SUPERINTENDÊNCIA FORAM APRESENTADAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. TÉC: A Sudeco, Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, tem como meta para os próximos dois anos fazer um levantamento das localidades que precisam de recursos para se desenvolverem, mas que possam ter rápido retorno, informou o superintendente Marcos Derzi. (Marcos Derzi): “Nós temos que fazer mais com menos. Porque hoje o recurso é pouco, nós precisamos direcionar recurso onde vai gerar desenvolvimento, não ficar jogando dinheiro pelo ralo. Nossa política agora é essa na próxima gestão: fazer o mapeamento da região Centro-Oeste para ver onde, de fato, é necessário se investir para não se gastar errado”. (Rep): O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, pediu que os recursos sejam liberados sem tanta burocracia. (Izalci Lucas): “Hoje, muitos pequenos produtores e pequenos empresários, muitas vezes, não têm acesso ao crédito pela exigência burocrática e pelas garantias, excesso de garantias. Nesse caso do fundo constitucional, a gente precisa trabalhar de uma forma que seja realmente valorizado mais o aspecto social do financiamento”. (Rep): O senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, observou que ao destinar dinheiro a determinadas cidades, as desigualdades não podem aumentar. (Flávio Arns): “A gente sempre tem que ter o critério de permitir que as regiões desenvolvidas se desenvolvam mais, mas não ampliar o fosso entre regiões menos desenvolvidas e mais desenvolvidas”. (Rep): A CDR vai ouvir ainda as Superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Nordeste (Sudene), da Zona Franca de Manaus (Sufram) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Codevasf. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00