Subcomissão quer lista de todas as obras inacabadas no país — Rádio Senado

Subcomissão quer lista de todas as obras inacabadas no país

LOC: SUBCOMISSÃO QUER LISTA DE TODAS AS OBRAS INACABADAS NO PAÍS 

LOC: SENADORES QUEREM, AINDA, INFORMAÇÕES SOBRE AS LIBERAÇÕES DE DINHEIRO, COMO INFORMA O REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter): A subcomissão quer saber quais são, atualmente, as obras inacabadas, inclusive as apenas iniciadas, que ultrapassaram o valor do custo inicial ou tiveram o dinheiro liberado sem o andamento das atividades. Três requerimentos com esse teor foram aprovados e serão encaminhados ao Ministério do Planejamento, ao Tribunal de Contas da União e à Controladoria-Geral da União. Para o senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins, que preside a Subcomissão de Obras Inacabadas do Senado,há um descontrole. Ele informou que já solicitou o relatório final da CPI do Senado que, em 1996, tratou do mesmo assunto e apontou os casos de paralisação da hidroelétrica de Xingó e do metrô de Brasília. Ataídes Oliveira acredita que este é apenas o início do trabalho: 

(ATAÍDES): Nós já pedimos a remessa deste relatório e acredito que ele seja de grande valia prá nós também. Nós estamos dando o start. O resultado pode , acabar aí..sim, numa CPI, numa investigação mais profunda por parte do Ministério Público Federal, da Polícia Federal.  

(Repórter): Em 2011 houve uma proposta de o governo criar um relatório de obras inacabadas, entretanto não foi levada adiante. Em março de 2015, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado aprovou a criação da subcomissão temporária. O relator da comissão, senador Douglas Cintra, do PTB de Pernambuco, acredita que alguns casos podem ser emblemáticos: 

(DOUGLAS): Existem obras, por exemplo na região Nordeste, lá especificamente no nosso estado de Pernambuco, como a transposição do rio São Francisco e nós precisamos entender porque não só essa, como outras obras elas ficam paralisadas. 

(Repórter): O senador Ataídes Oliveira deve apresentar na próxima reunião um requerimento para saber quantas obras finalizadas não entraram em operação, tais como a usina eólica de Caitité, na Bahia. 

Da Rádio Senado.
09/06/2015, 06h22 - ATUALIZADO EM 09/06/2015, 06h22
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00