Subcomissão quer definir projeto unificado para toda a região — Rádio Senado

Subcomissão quer definir projeto unificado para toda a região

LOC: A SUBCOMISSÃO DO SENADO VOLTADA PARA OS INTERESSES DO NORDESTE QUER DEFINIR UM PROJETO UNIFICADO PARA TODA A REGIÃO. 

LOC: PARA ISSO SERÃO REALIZADOS ENCONTROS COM A POPULAÇÃO DE TODOS OS ESTADOS. CONFIRA TUDO NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: A Subcomissão do Desenvolvimento do Nordeste definiu o calendário de visitas a todos os estados da região. Também serão visitados Espírito Santo e Minas Gerais porque esses estados também estão na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, a SUDENE. O objetivo é fazer reuniões com representantes dos governos estaduais e realizar audiências públicas. A ideia é fazer um debate sobre os projetos prioritários no Congresso e definir uma estratégia unificada de desenvolvimento para toda a região. A primeira etapa vai ser já na próxima segunda-feira, em Maceió, e o foco vai ser o desequilíbrio estrutural em Alagoas. Para cada estado, há uma proposta prioritária. Na Paraíba, a recuperação do atraso em infraestrutura e o estabelecimento de zonas de livre comércio. No Piauí, o combate à miséria. Na Bahia, educação. Em Pernambuco, os investimentos do governo federal. Em Sergipe o turismo. No Ceará, os recursos hídricos. No Maranhão, a revitalização dos rios São Francisco e Parnaíba. No Espírito Santo, as políticas voltadas para o desenvolvimento da mineração. E em Minas Gerais o combate à miséria no Vale do Jequitinhonha. Como subsídio para os encontros nos estados, os senadores fizeram uma reunião com Elvio Gaspar, diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES. Na reunião o presidente da Subcomissão do Nordeste, senador Wellington Dias, do PT do Piauí, falou sobre o que pretende com este projeto. (WELLINGTON DIAS): Que possamos ter um planejamento integral. Eu acho que é um momento bom no Nordeste, há hoje um conjunto de lideranças com este olhar. Ou seja, parar de olhar cada um para o seu umbigo e pensar o Nordeste integrado no Brasil. (REP): Na reunião, Elvio Gaspar disse que os investimentos do BNDES no Nordeste equivalem hoje a cerca de 15% dos recursos do banco, mas o número não agradou aos senadores. Eles lembram que o Nordeste tem hoje cerca de 28% da população do país. Gaspar disse que o objetivo do BNDES é chegar a pelo menos 30% de investimentos no Nordeste já nos próximos anos.
17/05/2011, 01h55 - ATUALIZADO EM 17/05/2011, 01h55
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00