Subcomissão que avaliará qualidade dos gastos públicos e ações de combate à corrupção é instalada no Senado — Rádio Senado
Comissões

Subcomissão que avaliará qualidade dos gastos públicos e ações de combate à corrupção é instalada no Senado

A qualidade dos gastos públicos e as ações de combate à corrupção serão avaliadas por uma subcomissão instalada nesta terça-feira (03). A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) foi aclamada presidente do colegiado. A reportagem é de Marcela Diniz.

03/09/2019, 13h37 - ATUALIZADO EM 03/09/2019, 13h37
Duração de áudio: 02:01
Subcomissão Temporária sobre a Qualidade dos Gastos Públicos e Combate à Corrupção (CTFCGPCC) realiza reunião para instalação e eleição de presidente e vice.

Mesa:
presidente da (CTFCGPCC), senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) - em pronunciamento;
senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A QUALIDADE DOS GASTOS PÚBLICOS E AS AÇÕES DE COMBATE À CORRUPÇÃO SERÃO AVALIADAS POR UM GRUPO DE SENADORES DA COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA. LOC: A SUBCOMISSÃO FOI INSTALADA E ELEGEU, NESTA TERÇA, SUA PRESIDENTE. QUEM NOS CONTA É A MARCELA DINIZ. (Repórter) A senadora Mara Gabrilli, do PSDB de São Paulo, foi eleita, por aclamação, presidente da subcomissão que avaliará a qualidade dos gastos públicos, as ações de governança e as medidas do governo contra a corrupção. Mara Gabrilli foi quem propôs a criação do grupo que funcionará dentro da Comissão de Transparência e Governança. Ela acredita que o parlamento pode contribuir com o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle do uso do dinheiro público e de aumento da eficiência desses gastos, em um quadro orçamentário restrito, como o atual: (Mara Gabrilli) Como que a gente vai atender a essa demanda crescente por serviços públicos de qualidade com recursos tão limitados, como a gente se encontra? Por que é que uma escola que recebe o mesmo valor do Fundeb, uma no interior do DF, e outra no interior de São – e por quê uma apresenta melhores resultados do que a outra? E a instalação dessa subcomissão tem o objetivo de fomentar esse debate sobre a qualidade do gasto público e disseminar técnicas de mensuração da qualidade dos nossos gastos. (Repórter) Para a senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, o trabalho da subcomissão vai ao encontro do anseio popular por melhores ferramentas de combate à corrupção e um controle mais efetivo dos gastos do governo: (Eliziane Gama) Fazer com que, sobretudo, com que os gastos públicos possam ser controlados. Algumas ações do poder público precisam ser mantidas, mas aquelas que não têm a efetividade necessária, elas precisam ser cortadas e substituídas por ações que possam ser mais efetivas para a população brasileira. (Repórter) A subcomissão sobre a qualidade dos gastos públicos e combate à corrupção é formada por três titulares: Mara Gabrilli, Eliziane Gama e a senadora juíza Selma, do PSL de Mato Grosso. A ideia é que o grupo produza um relatório ao final de um ano, com diagnósticos, recomendações ao Executivo e projetos para aperfeiçoar a legislação.

Ao vivo
00:0000:00