Subcomissão debate andamento do Plano Nacional de Resíduos Sólidos — Rádio Senado

Subcomissão debate andamento do Plano Nacional de Resíduos Sólidos

LOC: A SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DISCUTIU O ANDAMENTO DO PLANO NACIONAL QUE TRATA DO ASSUNTO. 

LOC: SEGUNDO REPRESENTANTES DO GOVERNO, 85% DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS NÃO VÃO CONSEGUIR ACABAR COM OS LIXÕES. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Foram convidados para a audiência publica da Subcomissão Temporária de Resíduos Sólidos, representantes dos ministérios das Cidades e do Meio Ambiente, da Fundação Nacional de Saúde e da Confederação Nacional de Municípios. Segundo a CNM, 85 por cento dos municípios brasileiros não têm condições de cumprir a meta inicial prevista na lei de acabar com os lixões até agosto deste ano. Os municípios apontam diversas dificuldades para elaborar e implantar o plano de gestão de resíduos sólidos. Entre elas, a capacitação do pessoal técnico das prefeituras e a burocracia de acesso ao financiamento para os projetos. O representante da Confederação Nacional de Municípios, Eduardo Stanz, explicou que é necessário mais tempo e dinheiro para trocar os lixões por aterros sanitários. 

(Eduardo Stanz) Não ter um prazo limite de uma data e depois daquele dia virar uma página e tudo tem que estar solucionado. Se não houver o apoio financeiro, vai acontecer do jeito que está a acontecendo agora. Vai chegar agosto e ai a grande maioria dos municípios não vai conseguir cumprir a prerrogativa.

(Repórter) Para o presidente da subcomissão, Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, é preciso buscar solução para resolver o problema, principalmente nas cidades pequenas. 

(Cícero Lucena) aqui nós temos algo de concreto. provocados pelas exposições dos senhores, algo que me preocupa muito que é o suporte pra resolver o problema principalmente dos pequenos municípios. E não é apenas um suporte. São dois suportes, fundamentais. O técnico e o financeiro

(Repórter) A política nacional de resíduos sólidos foi aprovada em 2010. Pela lei, os municípios têm até agosto de 2014 para acabar com os lixões e implantar os aterros sanitários. Segundo o Ministério das Cidades, na Conferência Nacional das Cidades de 2013, as prefeituras solicitaram a extensão do prazo para acabar com os lixões até 2015.
02/04/2014, 02h25 - ATUALIZADO EM 02/04/2014, 02h25
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00