Eleição da Mesa

STF determina votação secreta para Presidência do Senado

01:17STF determina votação secreta para Presidência do Senado

Transcrição LOC: O PLENÁRIO DO SENADO RETOMA NESTE SÁBADO A SESSÃO PREPARATÓRIA PARA A ESCOLHA DO PRESIDENTE DA CASA PARA OS PRÓXIMOS DOIS ANOS. LOC: ONTEM À NOITE, A SESSÃO FOI SUSPENSA POR FALTA DE ACORDO SOBRE O COMO DEVE SER A VOTAÇÃO. PELO MENOS QUATRO QUESTÕES DE ORDEM, QUE SÃO QUESTIONAMENTOS PRELIMINARES APRESENTADOS PELOS SENADORES, PEDIRAM QUE A VOTAÇÃO FOSSE ABERTA E QUE ACONTECESSE EM DOIS TURNOS, CASO NENHUM DOS CANDIDATOS OBTIVESSE 41 VOTOS ENTRE OS 81 SENADORES NA PRIMEIRA VOTAÇÃO. 50 SENADORES VOTARAM A FAVOR DO VOTO ABERTO E APENAS DOIS CONTRA. LOC: O PROBLEMA É QUE O REGIMENTO DA CASA DETERMINA O VOTO SECRETO NA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE E INTEGRANTES DA MESA DIRETORA. O IMPASSE FOI PARAR NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E NA MADRUGADA DESTE SÁBADO O PRESIDENTE DA CORTE, MINISTRO DIAS TOFFOLI, DETERMINOU QUE A VOTAÇÃO DEVE SEGUIR O QUE ESTÁ PREVISTO NAS REGRAS, OU SEJA, TEM QUE SER SECRETA. LOC: TOFFOLI DETERMINOU AINDA QUE A SESSÃO DESTE SÁBADO SEJA PRESIDIDA PELO SENADOR JOSÉ MARANHÃO, DO MDB DA PARAÍBA, QUE É O SENADOR MAIS VELHO EM EXERCÍCIO. A SESSÃO DE ONTEM FOI COMANDADA PELO SENADOR DAVI ALCOLUMBRE, DO DEMOCRATAS DO AMAPÁ, MAS MUITOS SENADORES QUESTIONARAM A CONDUÇÃO DOS TRABALHOS POR ALCOLUMBRE JÁ QUE ELE SERIA UM DOS PRÉ-CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO SENADO. DA RÁDIO SENADO, MAURÍCIO DE SANTI.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, determinou na madrugada deste sábado (2) que a votação para a Presidência do Senado e os demais integrantes da Mesa Diretora seja secreta. Também ficou determinado que o senador José Maranhão (MDB-PB) presida a sessão, que foi suspensa. Acompanhe as informações do repórter Maurício de Santi.

TÓPICOS:
Amapá  Dias Toffoli  Maranhão  Paraíba  Plenário do Senado  Presidência do Senado  Senador Davi Alcolumbre  Senador José Maranhão  Supremo Tribunal Federal  Voto Aberto  Voto Secreto 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo