Sociedade espera julgamento técnico do Mensalão, afirma Sarney — Rádio Senado

Sociedade espera julgamento técnico do Mensalão, afirma Sarney

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO AFIRMA QUE SOCIEDADE ESPERA UM JULGAMENTO TÉCNICO DO MENSALÃO, QUE COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. 

LOC: O ESCÂNDALO FOI ALVO DE UMA CPI MISTA NO CONGRESSO NACIONAL EM 2005 APÓS DENÚNCIAS DE COMPRA DE VOTO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER) Sete anos após as denúncias feitas pelo então deputado Roberto Jefferson, do PTB do Rio de Janeiro, da existência de um esquema de compra de apoio político na Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal começa a julgar nesta quinta-feira o processo do mensalão. No banco dos réus estão 38 pessoas, entre políticos e empresários. O caso foi alvo da CPI Mista dos Correios instalada em 2005. Na avaliação do presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, o julgamento do mensalão deverá ser técnico e não político.

(Sarney) O que toda a Nação está esperando é que seja um julgamento isento, justo e que atenda às expectativas nacionais, mas ao mesmo tempo que ele seja feito sem pressão e emoção. Acho que a Justiça é feita para não ter influência política nenhuma. Há uma frase consagrada que sem justiça seria impossível democracia. Isso significa justiça com independência. 

(REPÓRTER) O senador Aloysio Nunes Ferreira do PSDB de São Paulo avalia que todo o processo foi bem fundamentado.

(Aloysio) Espero que seja um julgamento justo e rigoroso. As provas são muito contundentes. Entre a denúncia e o julgamento, houve toda uma instrução processual com provas muito fortes que justificam o juízo do historiador José Muniz de Carvalho que esse foi um dos maiores crimes cometidos contra as instituições da República brasileira.

(REPÓRTER) Já o senador Jorge Viana, do PT do Acre espera que o julgamento do mensalão faça com que o Congresso Nacional retome a discussão do financiamento público de campanha.

(Jorge Viana) É um tema complicado e está diretamente vinculado ao financiamento público de campanha. É uma vergonha o Brasil não fazer uma Reforma Política. O financiamento de campanha está ficando pior do que já era. Isso vai tudo para debaixo do tapete. Tomara que esse julgamento sirva para que o Brasil tome uma decisão de fazer uma Reforma Política e tratar de financiamento público de campanha.

(REPÓRTER) O senador Pedro Taques do PDT de Mato Grosso pediu que o ministro do Supremo, José Antonio Dias Toffoli, se declare impedido de julgar o mensalão por ter sido advogado do PT e pelo falo de a namorada dele defender um dos réus.

(Pedro Taques) Temos que entender que o ministro Dias Toffoli é um ministro honesto, trabalhador e decente. O Código de Processo Civil e o Código de Processo Penal falam em suspeição e em impedimento. Eu entendo que existe impedimento para o julgamento por parte do ministro Toffoli no caso do mensalão. A sua namorada ou companheira foi advogada de um dos réus do mensalão. Isso é caso de impedimento de acordo com o Código Penal. 

(REPÓRTER) O julgamento do mensalão, que começa nesta quinta-feira, tem a previsão de durar pelo menos dois meses.
01/08/2012, 06h53 - ATUALIZADO EM 01/08/2012, 06h53
Duração de áudio: 02:57
Ao vivo
00:0000:00