Situação de assentamentos em Rondônia será analisada pela CRA — Rádio Senado
Comissões

Situação de assentamentos em Rondônia será analisada pela CRA

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta terça-feira (13) dois requerimentos para audiências públicas. A primeira, solicitada pelo presidente do colegiado, senador Ivo Cassol (PP-RO), vai discutir a situação dos assentamentos no estado de Rondônia. A outra, do senador Lasier Martins (PSD-RS), debaterá a importância dos insetos polinizadores para a agropecuária e os estudos recentes sobre o tema. Os detalhes na reportagem de Gustavo Azevedo, da Rádio Senado.

13/03/2018, 18h00 - ATUALIZADO EM 13/03/2018, 18h00
Duração de áudio: 01:32
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza reunião com 7 itens. Na pauta, o PLC 88/2014, que diminui custos e burocracia para produtores de flores ornamentais.

À mesa, presidente da CRA, senador Ivo Cassol (PP-RO).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA VAI DEBATER A SITUAÇÃO DOS ASSENTAMENTOS NO ESTADO DE RONDÔNIA. LOC: O PEDIDO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TEMA FOI APROVADO EM REUNIÃO NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO. TÉC: A solicitação para a audiência pública partiu do presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia. Ele disse que recebeu reclamações de assentados e comunidades sobre os constantes problemas vividos por eles na região das terras indígenas Uru-Eu-Wau-Wau, no estado. Segundo o senador, muitas pessoas têm sido obrigadas a deixar suas terras sem qualquer avaliação ou indenização. Cassol destacou ainda que o debate é necessário tendo em vista os inúmeros conflitos ocasionados, inclusive, em razão de fraudes e assentamentos criados sem critérios. (Ivo Cassol) O Incra assentou centenas e centenas, para não dizer milhares, de famílias, que são assentadas, algumas a mais de 20 anos e foram obrigadas a deixar suas áreas sem qualquer ressarcimento com todos naquele local. (REP) De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, existem 9.256 assentamentos em todo o país. Em Rondônia, são 155, sendo mais de 30 mil famílias assentadas. A Comissão de Agricultura também aprovou requerimento para promover um debate sobre a importância dos insetos polinizadores para a agropecuária e os estudos recentes sobre o tema. Devem participar da discussão representantes da Universidade de Brasília e da Associação de Estudo das Abelhas. Da Rádio Senado, Gustavo Azevedo.

Ao vivo
00:0000:00