Senadores pedem asfaltamento de rodovias que escoam produção agrícola — Rádio Senado
Rodovias

Senadores pedem asfaltamento de rodovias que escoam produção agrícola

16/03/2017, 20h22 - ATUALIZADO EM 16/03/2017, 20h29
Duração de áudio: 02:12
Marcos Oliveira / Agência Senado

Transcrição
LOC: A SITUAÇÃO DAS ESTRADAS QUE LIGAM AS REGIÕES PRODUTORAS DE GRÃOS AOS PORTOS PREOCUPA OS SENADORES. LOC: ATOLEIROS NO PARÁ CAUSAM PREJUÍZOS E AMEAÇAM PIORAR A CRISE ECONÔMICA, UMA VEZ QUE O SETOR AGRÍCOLA É UM DOS QUE MAIS RESISTE À RECESSÃO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. TÉC: Atoleiros em trechos não asfaltados da BR-163 no Pará paralisam o escoamento da produção agrícola desde o fim de fevereiro, gerando prejuízos e uma fila de caminhões nas estradas e de navios de carga nos portos de Miritituba e Santarém. O setor agrícola estima que as perdas são de pelo menos 400 mil dólares por dia só com os custos dos navios parados. O senador Flexa Ribeiro, do PSDB paraense, denunciou que esse problema acontece todos os anos e nunca é enfrentado por nenhum governo. Ele cobrou uma solução definitiva para as estradas do Pará. (Flexa Ribeiro) Elas hoje são a rota de escoamento da produção de grãos no centro-oeste do nosso país no momento em que a safra de grãos alcança a exuberante produção de quase 220 milhões de toneladas. Além do aumento de custo, você tem, lamentavelmente, a condição de perder vidas pelo congestionamento das rodovias. (Repórter) Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, destacou que a rota é a única alternativa para que a produção agrícola de seu estado não tenha que atravessar o centro e o sudeste do País. (Wellington Fagundes) Realmente isso não é um problema do Pará: isso é uma solução para o Brasil. E essa obra é muito importante para o Mato Grosso. Nós temos os maiores índices de produtividade do mundo competindo, infelizmente, com uma logística ainda ineficiente, ou seja, que não está à altura para permitir que o produtor tenha um custo mais barato. (Repórter) Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, sugeriu, ao assumir a presidência da Comissão de Infraestrutura, que o colegiado faça um plano de trabalho para avaliar toda a malha viária que precisa de atenção no Brasil. (Eduardo Braga) Não dá para que todos os anos, quando a gente tem uma supersafra de grãos, a gente assista na televisão os percalços que essa supersafra de grãos passa para poder retirar a produção, tendo em vista a situação de pontos de alagação, pontos em que as estradas não têm condições de escoar. (Repórter) A expectativa do setor agrícola é recuperar o prejuízo do início do ano em julho e agosto, com a safra do milho. Para isso, é preciso asfaltar os pontos críticos das rodovias até o meio do ano.

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