Sistema virtual do Senado será apresentado a parlamentos das Américas — Rádio Senado
Parlamericas

Sistema virtual do Senado será apresentado a parlamentos das Américas

O Sistema de Deliberação Remota (SDR) do Senado Federal será apresentado aos parlamentos das Américas e do Caribe, nesta sexta-feira (1º), durante evento promovido pela ParlAmerica, organização que congrega 35 parlamentos das Américas e do Caribe. O secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira, será um dos painelistas e apresentará o Manual de Transferência de Tecnologia para Sessões Parlamentares Remotas, que está disponível aos parlamentos estrangeiros.  A Câmara dos Deputados vai apresentar um vídeo sobre a implantação das sessões virtuais na Casa. Reportagem, Iara Farias Borges.

30/04/2020, 18h48 - ATUALIZADO EM 30/04/2020, 19h19
Duração de áudio: 02:01
Sessão Deliberativa Remota da 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 56ª Legislatura. Ordem do dia.

Em sessão virtual, o Senado vota quatro projetos de lei para o enfrentamento do coronavírus. O PL 1.006/2020 prevê a prestação de auxílio financeiro da União às santas casas e hospitais sem fins lucrativos que participam de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS). O PL 805/2020 suspende por 120 dias a obrigatoriedade da manutenção das metas quantitativas e qualitativas firmadas pelos prestadores de serviço de saúde no âmbito do SUS. O PL 696/2020 dispõe sobre o uso da telemedicina durante a crise causada pelo coronavírus. O PL 702/2020 dispensa o empregado de comprovar motivo de quarentena durante o período da emergência de saúde pública.

A sessão é realizada na sala da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado Federal (Prodasen) e conduzida pelo 1° vice-presidente do Senado Federal, senador Antonio Anastasia (PSD-MG). 

Participam:
1° vice-presidente do Senado Federal, senador Antonio Anastasia (PSD-MG);
senador Weverton (PDT-MA).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SDR, SISTEMA DE DELIBERAÇÃO REMOTA, DO SENADO SERÁ EXPOSTO AOS PARLAMENTOS DAS AMÉRICAS E DO CARIBE. LOC: A APRESENTAÇÃO ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA, PRIMEIRO DE MAIO, DURANTE EVENTO PROMOVIDO PELO PARLAMERICAS. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. TÉC: O Sistema de Deliberação Remota do Senado Federal tem sido usado para as votações de propostas durante a pandemia e despertou interesse de assembleias estrangeiras. Primeiro parlamento do mundo a fazer votações a distância, o Senado apresentará o sistema durante uma videoconferência promovida pelo ParlAmericas - organização que congrega 35 parlamentos das Américas do Sul, Central e do Norte e do Caribe. A apresentação do sistema será feita pelo secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira, um dos painelistas do evento. Os instrumentos adotados pelo Senado permitiram as atividades legislativas para enfrentar a covid-19, explicou Bandeira. (Luiz Fernando Bandeira): “Imagine vocês, se neste momento nós tivéssemos sem o Parlamento conseguir se reunir, sem conseguir aprovar as importantes mudanças legislativas para que o Executivo cumprisse seu papel. Então, eu diria que a principal simbologia, a principal importância do Sistema de Deliberação Remota é o de permitir que o Parlamento funcione, ainda que em tempos de pandemia e de isolamento social”. (Rep): O Manual de Transferência de Tecnologia para Sessões Parlamentares Remotas, que explica o funcionamento do sistema de votação virtual, está disponível a outras casas legislativas e já teve mais de dois mil acessos, informou Bandeira. (Luiz Fernando Bandeira): “Felizmente o Senado Federal brasileiro conseguiu passar para os outros países rapidamente essa tecnologia. É permitir transferência de tecnologia. Não queremos dizer que esse é o melhor jeito ou dizer que esse é o jeito certo, mas apenas dizer que no Senado fizemos dessa forma e deu certo. E estamos, assim, tentando colaborar com outros países”. (Rep):Na videoconferência do ParlAmericas, a Câmara dos Deputados vai apresentar um vídeo sobre a implantação das sessões virtuais na Casa. O evento também vai abordar a experiência dos Parlamentos para se adaptarem à situação de pandemia da covid-19. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00