Aniversário de Brasília

Sistema de comunicação do Senado homenageia os 60 anos de Brasília

02:17Sistema de comunicação do Senado homenageia os 60 anos de Brasília

Transcrição LOC: A JOVEM BRASÍLIA COMPLETA 60 ANOS NESTA TERÇA-FEIRA, 21 DE ABRIL, E OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO SENADO FAZEM UMA HOMENAGEM. LOC: PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA RÁDIO SENADO, DOCUMENTÁRIO NA TV E REPORTAGENS NA AGÊNCIA CELEBRAM O ANIVERSÁRIO DA CAPITAL. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. TÉC: Construída para ser o centro do poder político, com linhas arquitetônicas modernas, Brasília foi planejada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, e concretizada pelo presidente Juscelino Kubitschek. Projetada para uma população de quinhentas mil pessoas, hoje tem quase quatro milhões. O senador Reguffe, do Podemos do Distrito Federal, contou que chegou à cidade aos dez anos, foi deputado distrital e federal, e disse ter orgulho de poder trabalhar pelos brasilienses. (Reguffe): “Sou um apaixonado por esta cidade. Todos os anos eu destino recursos para a saúde pública do Distrito Federal, para compra de medicamentos e equipamentos para os hospitais públicos do distrito Federal. Agora, com o coronavírus, a bancada do Distrito Federal destinou 79 milhões de reais para o combate a esse vírus. Quero mandar um grande abraço a todos os brasilienses e dar os parabéns para a minha querida e amada Brasília”. (Rep): A história de Brasília é lembrada no documentário da TV Senado “A Menina de Sessenta”, dirigido pelo cineasta Jimi Figueiredo. Relatado por quem viveu a história, o filme mostra o tempo da construção da capital, com ruas vazias - como hoje, por causa da pandemia, e pode ser conferido no canal da emissora no Youtube. Com reportagens, entrevistas e fotos históricas, a Agência Senado vai lembrar os 60 anos de Brasília com uma viagem na linha do tempo. Já a Rádio Senado veicula uma programação especial e resgata uma entrevista com Lúcio Costa na década de 1970. Na audiência na Casa, que será relembrada no programa Conexão Senado desta segunda-feira, a partir das 8 da manhã, o urbanista fala sobre sua realização e o desvio que acontecia no planejamento da cidade. A Rádio também vai lembrar Brasília pela música. Clássicos como Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo, da Legião Urbana, estão no “Curta Musical”, que será apresentado no dia 21, durante a programação, assim como Oswaldo Montenegro, Djavan, Gal Costa e Capital Inicial, que falam das linhas e do cotidiano de Brasília. Uma sessão especial no Senado estava marcada para celebrar o aniversário de Brasília. Mas foi adiada em razão do isolamento social para evitar a covid-19. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Os veículos de comunicação do Senado – TV, Rádio e Agência – vão celebrar os 60 anos de Brasília. A Rádio Senado apresenta uma programação especial, com músicas sobre o cotidiano da capital, além de resgatar uma audiência da década de 70 com a participação de Lúcio Costa. O documentário da TV Senado “A Menina de Sessenta”, dirigido por Jimi Figueiredo,conta a história da cidade, pela voz de quem a viveu. O filme nos leva ao tempo da construção da capital, com ruas vazias. Já a Agência Senado oferece uma viagem no tempo por meio de entrevistas e fotografias.  A reportagem é de Iara Farias Borges, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Agência Senado  Brasília  Comunicação  Conexão Senado  Coronavírus  covid-19  Distrito Federal  História  Homenagem  Música  Medicamentos  pandemia  Podemos  Saúde  Saúde Pública  Senador Reguffe  TV Senado 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo