Setembro Amarelo chama a atenção para prevenção do suicídio — Rádio Senado
Conscientização

Setembro Amarelo chama a atenção para prevenção do suicídio

Setembro marca a campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que acontece no dia 10 de setembro. Esse ano, em meio à pandemia da covid-19, o Setembro Amarelo chama a atenção para os impactos na saúde física e mental da população. Para dar visibilidade à causa e alertar para a importância da prevenção, o Congresso Nacional ficará iluminado de amarelo. O senador Eduardo Girão (PODE-CE), autor do pedido, destacou a importância do Legislativo na elaboração de ações efetivas para este problema de saúde pública. A reportagem é de Lara Kinue.

28/08/2020, 17h27 - ATUALIZADO EM 28/08/2020, 17h27
Duração de áudio: 01:17
Fachada do Congresso Nacional durante amanhecer. As cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados recebem iluminação amarela, símbolo da campanha do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
 
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio por iniciativa da International Association for Suicide Prevention

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: DESDE 2014 A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA, EM PARCERIA COM O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, ORGANIZA NACIONALMENTE O SETEMBRO AMARELO. LOC: A CAMPANHA PROMOVE A CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIOS E DÁ VISIBILIDA A CAUSA. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE: TÉC: O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que acontece no dia 10 de setembro. Esse ano a campanha acontece em meio à pandemia da covid-19, que causou diversos impactos na saúde física e mental da população. Especialistas apontam que a quarentena imposta para reduzir a transmissão do vírus agravou quadros de transtornos psicológicos pré-existentes, como a depressão, a ansiedade e a claustrofobia. A psicóloga clínica Jeiciany Lopes ponderou que ainda há muitos tabus em relação ao suicídio, e destacou a importância de dar visibilidade ao tema, especialmente no momento atual. (Jeiciany Lopes) De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida, e o atendimento de urgência relacionado ao suicídio cresce durante a pandemia. E sabemos que este tempo de pandemia trouxe, em diferentes níveis, o estresse, resultando em preocupações e alterações imunológicas. E essa soma de reações podem reforçar distúrbios de humor, ansiedade e angústia. (REP) Durante o mês de setembro, o Congresso ficará iluminado de amarelo para alertar a população para a importância da prevenção. Autor do pedido, o senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará, destacou a importância do Legislativo na elaboração de ações efetivas para este problema de saúde pública. (Eduardo Girão) Muita gente sofrendo, ainda mais nesse período de incertezas, de problemas com relação a desemprego, saúde pública. Então iniciativas do Congresso, de audiências públicas, de ações nesse sentido – nós temos projetos de lei também para fortalecer políticas públicas – são prioridade máxima, questão de humanidade. (REP) O CVV, Centro de Valorização da Vida, é um serviço voluntário que atua, gratuitamente, no apoio emocional e na prevenção do suicídio, ouvindo quem quer desabafar. Os contatos são feitos pelo telefone 188 ou pelo site cvv.org.br. Com supervisão de Leila Herédia, da Rádio Senado, Lara Kinue.

Ao vivo
00:0000:00