Conscientização

Setembro Amarelo chama a atenção para prevenção do suicídio

01:17Setembro Amarelo chama a atenção para prevenção do suicídio

Transcrição LOC: DESDE 2014 A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA, EM PARCERIA COM O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, ORGANIZA NACIONALMENTE O SETEMBRO AMARELO. LOC: A CAMPANHA PROMOVE A CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIOS E DÁ VISIBILIDA A CAUSA. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE: TÉC: O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que acontece no dia 10 de setembro. Esse ano a campanha acontece em meio à pandemia da covid-19, que causou diversos impactos na saúde física e mental da população. Especialistas apontam que a quarentena imposta para reduzir a transmissão do vírus agravou quadros de transtornos psicológicos pré-existentes, como a depressão, a ansiedade e a claustrofobia. A psicóloga clínica Jeiciany Lopes ponderou que ainda há muitos tabus em relação ao suicídio, e destacou a importância de dar visibilidade ao tema, especialmente no momento atual. (Jeiciany Lopes) De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida, e o atendimento de urgência relacionado ao suicídio cresce durante a pandemia. E sabemos que este tempo de pandemia trouxe, em diferentes níveis, o estresse, resultando em preocupações e alterações imunológicas. E essa soma de reações podem reforçar distúrbios de humor, ansiedade e angústia. (REP) Durante o mês de setembro, o Congresso ficará iluminado de amarelo para alertar a população para a importância da prevenção. Autor do pedido, o senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará, destacou a importância do Legislativo na elaboração de ações efetivas para este problema de saúde pública. (Eduardo Girão) Muita gente sofrendo, ainda mais nesse período de incertezas, de problemas com relação a desemprego, saúde pública. Então iniciativas do Congresso, de audiências públicas, de ações nesse sentido – nós temos projetos de lei também para fortalecer políticas públicas – são prioridade máxima, questão de humanidade. (REP) O CVV, Centro de Valorização da Vida, é um serviço voluntário que atua, gratuitamente, no apoio emocional e na prevenção do suicídio, ouvindo quem quer desabafar. Os contatos são feitos pelo telefone 188 ou pelo site cvv.org.br. Com supervisão de Leila Herédia, da Rádio Senado, Lara Kinue.

Setembro marca a campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que acontece no dia 10 de setembro. Esse ano, em meio à pandemia da covid-19, o Setembro Amarelo chama a atenção para os impactos na saúde física e mental da população. Para dar visibilidade à causa e alertar para a importância da prevenção, o Congresso Nacional ficará iluminado de amarelo. O senador Eduardo Girão (PODE-CE), autor do pedido, destacou a importância do Legislativo na elaboração de ações efetivas para este problema de saúde pública. A reportagem é de Lara Kinue.

TÓPICOS:
CE  Ceará  Congresso Nacional  covid-19  Desemprego  Medicina  Organização Mundial da Saúde  pandemia  Pandemia da covid-19  Podemos  Saúde  Saúde Pública  Senador Eduardo Girão  Suicídio 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo