Sete indicações de embaixadores aguardam votação — Rádio Senado

Sete indicações de embaixadores aguardam votação

LOC: SETE INDICAÇÕES DE EMBAIXADORES CHEGARAM DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E JÁ AGUARDAM VOTAÇÃO DOS SENADORES. 

LOC: OS INDICADOS PASSAM PRIMEIRO POR UMA SABATINA E UMA VOTAÇÃO SECRETA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, ANTES DE SEREM SUBMETIDOS A EXAME DO PLENÁRIO. 

LOC: ALÉM DE CHEFES DE MISSÕES DIPLOMÁTICAS, A COMISSÃO TAMBÉM AVALIA ACORDOS E TRATADOS INTERNACIONAIS, PROJETOS DE LEI QUE VIERAM DA CÂMARA E OUTROS APRESENTADOS POR SENADORES, COMO INFORMA A REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: Já são sete mensagens da Presidência da República com as primeiras indicações de embaixadores que seguirão para exame da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional: São os nomes de diplomatas que devem chefiar as missões diplomáticas do Brasil na Romênia, Cingapura, Guiné Equatorial, Zâmbia; dos embaixadores que devem acumular as embaixadas da Etiópia e Djibouti, na África; Quirguiz e Turcomenistão, na Ásia. O embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani, é indicado também para acumular o cargo no principado de Mônaco. Também aguardam votação dois projetos de lei que vieram da Câmara. Um deles autoriza o Executivo, por meio do Ministério da Defesa, a doar aeronaves C115 Buffalo à Força Terrestre Equatoriana. Há na pauta, no momento, ainda 21 Projetos de Decreto Legislativo que tratam de acordos e tratados internacionais. Também permaneceram na Comissão, vindos da legislatura passada, pelo menos dez projetos apresentados por senadores. Entre eles, o do Senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, que autoriza o governo a instituir o Programa de Melhoria Habitacional em Áreas Urbanas de Risco, com participação do Comando do Exército. O projeto, apresentado em 2007, vai ao encontro do anunciado para 2011 ¿ dar prioridade a propostas que possam evitar as catástrofes naturais que deixaram milhares de desabrigados e centenas de mortos no início deste ano. Ao ser empossado para mais um mandato na última terça-feira, Crivella defendeu inclusive um Novo Plano de Defesa Civil para o País. (CRIVELA) Não podemos visitar as vitimas depois que as catástrofes acontecem e chorar com os que perderam seus entes queridos, temos que fazer a prevenção, a mitigação, se não cada vez que vêm as chuvas, as coisas acontecem de maneira mais catastrófica. (REP) A secretaria da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional explicou que todos esses projetos que vieram da legislatura passada, porque não foram arquivados, terão novos relatores, designados pelo presidente da Comissão, que ainda será eleito. Da Rádio Senado, Nara Ferreira.
03/02/2011, 00h35 - ATUALIZADO EM 03/02/2011, 00h35
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00