Sessão especial presta homenagem a Joaquim Roriz — Rádio Senado
Homenagem

Sessão especial presta homenagem a Joaquim Roriz

Uma sessão especial em homenagem ao ex-governador e ex-senador Joaquim Roriz foi realizada no Senado nesta sexta-feira (27). A sessão solicitada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) relembrou projetos de Roriz, como os restaurantes comunitários e a Cidade Digital.

27/09/2019, 17h17 - ATUALIZADO EM 27/09/2019, 17h17
Duração de áudio: 01:23
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a homenagear o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, pelo transcurso do 1º ano de seu falecimento. 

Apresentação da contadora de histórias Nyedja Gennari. 

Mesa: 
filha do homenageado e deputada federal, no período de 2011 a 2014, Jaqueline Roriz; 
senador Reguffe (Podemos-DF); 
requerente e presidente da sessão, senador Izalci Lucas (PSDB-DF); 
filha do homenageado e deputada distrital nos períodos de 2011 a 2014 e de 2015 a 2018, Liliane Roriz; 
conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal e grande amigo do homenageado, Manoel Paulo de Andrade Neto; 
jornalista e presidente do Jornal Diário da Manhã de Goiânia, Batista Custódio.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: O EX GOVERNADOR DO DISTRITO FEREDAL, JOAQUIM RORIZ, FOI HOMENAGEADO EM SESSÃO ESPECIAL NO SENADO. LOC: A SESSÃO FOI PEDIDA PELO SENADOR IZALCI LUCAS, DO PSDB DO DISTRITO FEDERAL. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES: TÉC: Joaquim Roriz, foi o primeiro governador eleito do Distrito Federal e esteve no cargo por quatro mandatos. Exatamente um ano após sua morte, Roriz foi homenageado em sessão especial do Senado. O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, lembrou de projetos do governador, como a cidade digital, restaurantes comunitários e programas, como o “Pão e Leite”. O senador comentou sobre o empenho de Roriz para transformar o Distrito Federal: (Sonora Izalci 19’’) “Joaquim Roriz estava adiante do seu tempo. Com a incomparável visão estratégica, ele vislumbrava o futuro do Distrito Federal na vanguarda do desenvolvimento. Em suas diversas viagens internacionais, ele buscava os recursos e experiências que pudessem garantir aos brasilienses, um futuro prospero e feliz” (Rep) Jaqueline Roriz, filha do ex governador, se emocionou ao falar sobre o pai e a forma como ele lidava com as pessoas:(Sonora Jaqueline) “Papai era isso. Era a simplicidade, a humildade de estar com o povo dele” (Rep) Roriz também foi eleito senador pelo partido PMDB em 2006, mas renunciou ao cargo no ano seguinte. Nascido em 1936 em Luziânia, município de Goiás, Roriz faleceu em 2018, após um choque séptico resultado de complicações de um quadro de pneumonia. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00