Sessão Especial comemora 40 anos de gestão da UFSC nas fortalezas de defesa da ilha de Santa Catarina — Rádio Senado
Universidade

Sessão Especial comemora 40 anos de gestão da UFSC nas fortalezas de defesa da ilha de Santa Catarina

Plenário do Senado Federal tem sessão Especial para comemorar os 40 anos de gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nas fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, de Santo Antônio de Ratones e de São José de Ponta Grossa, que integravam o antigo sistema defensivo criado pela Coroa Portuguesa no litoral catarinense. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

21/11/2019, 18h28 - ATUALIZADO EM 21/11/2019, 18h28
Duração de áudio: 01:43
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar os 40 anos de gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nas Fortalezas de defesa da Ilha de Santa Catarina.

Mesa:
chefe de restauração das fortalezas da Ilha de Santa Catarina, Roberto Tonera;
reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 1988-1992, Bruno Rodolfo Schelemper Junior;
deputada Angela Amin (PP-SC);
presidente e requerente desta sessão de comemoração, senador Esperidião Amin (PP-SC), em pronunciamento;
reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Cesar Balthazar;
presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Santos Bogéa;
reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 1988-1992, Lúcio Botelho;
reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 1992-1996, Antônio Diomário de Queiroz.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: SESSÃO ESPECIAL COMEMORA OS 40 ANOS DE GESTÃO DA UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA EM FORTALEZAS CRIADAS PELA COROA PORTUGUESA NO LITORAL DO ESTADO. LOC: AS CONSTRUÇÕES FIZERAM PARTE DA HISTÓRIA DO BRASIL E HOJE ESTÃO CONSERVADAS E ABERTAS A VISITAÇÃO PÚBLICA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Há 40 anos, a Universidade Federal de Santa Catarina é responsável pela guarda e conservação das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, de Santo Antônio de Ratones e de São José de Ponta Grossa, que integravam o antigo sistema defensivo criado pela Coroa Portuguesa no litoral norte catarinense. O senador Espiridião Amin, do PP de Santa Catarina, conta um pouco da história dessas construções. (AMIN) Essas fortalezas guardam muitas histórias, não só do Brasil Colônia, mas também do turbulento período da Proclamação da República. O fato é que a partir de 1979, por acordo de cooperação com a Marinha, com o Iphan, que a Fortaleza de Santa Cruz passou a ser gerida pela Universidade Federal de Santa Catarina. Depois, no início da década de 90, as Fortalezas de Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa também passaram a ser administradas pela Universidade. Foram restauradas e finalmente abertas ao público em 92. Rep: O ex-reitor da UFSC, Lúcio Botelho, exaltou o esforço da universidade em preservar por tantos anos um patrimônio histórico do país. (LÚCIO) A nossa cidade, a nossa ilha se tornou diferente porque há uma universidade federal de Santa Catarina instalada nela. Ela se tornou cosmopolita por causa disso. É quão forte é a nossa universidade para conseguir durante esses anos todos manter um patrimônio que durante algum tempo foi visto como um empecilho, como uma via de gastos e hoje a gente a entende num processo muito mais amplo. Rep: As fortalezas de Santa Catarina estão abertas à visitação pública e foram declaradas Patrimônio Histórico Nacional em 1938. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00