Senadores vão cobrar do governo descontaminação de cidade baiana — Rádio Senado

Senadores vão cobrar do governo descontaminação de cidade baiana

LOC: OS SENADORES VÃO MOBILIZAR O GOVERNO FEDERAL PARA AÇÕES DE REPARAÇÃO E DE DESCONTAMINAÇÃO DA CIDADE DE SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO NA BAHIA.

 LOC: ESSA FOI UMA DAS DECISÕES TOMADAS NESTA QUINTA-FEIRA EM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE ACOMPANHOU A REUNIÃO E TEM MAIS INFORMAÇÕES.  

TÉC: Os efeitos da contaminação por chumbo que ocorre há cinqüenta anos em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, incluem a morte de mais de 200 pessoas e o registro de nascimento de um número quase idêntico de crianças com má-formação. Uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado apresentou a situação. O problema inclui aproximadamente 500 ex-empregados de uma empresa multinacional de exploração de chumbo que foi vendida em 1986 a um grupo brasileiro que encerrou as atividades em 1993. Além de contaminados, esses cidadãos ficaram sem indenizações trabalhistas e não têm aposentadoria especial. O advogado ambientalista Itanor Júnior explicou a dificuldade técnica de resolver essa situação trabalhista. (0526Itanor ¿ 10¿) ¿São sistemas jurídicos, engenharias jurídicas que fazem com que se busque a reparação dentro do nosso sistema jurídico extremamente dificultoso.¿ (Rogério) O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, que foi um dos autores do requerimento para a audiência pública, propôs a mobilização parlamentar sobre diversas áreas do governo para solucionar globalmente o problema. (0526WPinheiro ¿ 10¿) ¿Nós temos que chegar no núcleo do governo pra dizer o seguinte: esse negócio aqui tem que ser resolvido com uma ação prioritária. Isso tem que entrar no PAC vida, velho! Esse é que é o jogo.¿ (Rogério) O coordenador da frente parlamentar ambientalista, o deputado Sarney Filho, do PV do Maranhão, alertou para a necessidade de descontaminação da cidade. O problema será levado a seis ministérios e à presidente Dilma Rousseff.
26/05/2011, 01h44 - ATUALIZADO EM 26/05/2011, 01h44
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00