Senadores sobrevoam queimadas no Pantanal com ministro do Meio Ambiente — Rádio Senado
Comissão do Pantanal

Senadores sobrevoam queimadas no Pantanal com ministro do Meio Ambiente

A comissão temporária externa criada para acompanhar a situação dos incêndios no Pantanal visitou neste final de semana a cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Após sobrevoo de helicóptero, o presidente do colegiado, senador Wellington Fagundes (PL-MT), reforçou a necessidade de mais brigadistas e pessoas treinadas para evitar incêndios descontrolados nos próximos anos. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) destacou a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no sobrevoo que mostrou a destruição da fauna e flora. A reportagem é de Marcella Cunha.

05/10/2020, 13h07 - ATUALIZADO EM 05/10/2020, 19h04
Duração de áudio: 02:15
Cuiabá-19-09-2020 Comissão de senadores e deputados durante visita ao pantanal. Animais sofrendo na seca e após queimadas. Foto Lula Marques
Lula Marques

Transcrição
LOC: ACOMPANHADOS DO MINISTRO DO MEIO AMBIENTE, SENADORES SOBREVOARAM NO FINAL DE SEMANA AS ÁREAS QUEIMADAS NO PANTANAL. LOC: APÓS VISITA A CORUMBÁ, EM MATO GROSSO DO SUL, PARLAMENTARES DEFENDEM MEDIDAS PREVENTIVAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS, COM UMA BRIGADA DE INCÊNDIO PERMANENTE. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA (Repórter) A comissão temporária criada para acompanhar o combate aos incêndios no Pantanal sobrevoou de helicóptero a região de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, neste final de semana. O presidente do colegiado, senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, destacou a necessidade de prevenção para evitar novas queimadas. (Wellington Fagundes) Esse sobrevoo só constatou aquilo que a gente sabe. É um fogo intenso, o volume de animais mortos. Então, nós temos que aprender com essa situação. Nós temos todas as informações meteorológicas para tomar as decisões. Então, se tardamos muito esse ano, temos que fazer com que o ano que vem isso não volte a acontecer. Mais brigadistas, mais pessoas treinadas, os voluntários também. (Repórter) Participaram do sobrevoo os três senadores de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke, do PSL, Nelsinho Trad, do PSD e Simone Tebet, do MDB. Ela ressaltou a importância da presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na comitiva. (Simone Tebet) Era necessário que o ministro do Meio Ambiente visse com os próprios olhos essa tragédia ambiental que comoveu a todo mundo, mas mais do que comoveu exigiu e exige de todos nós uma ação imediata. Infelizmente, temos mais 3 ou 4 anos de estiagem, de seca, e não podemos estar despreparados como estávamos para combater o incêndio. (Repórter) Segundo Salles, ainda é preciso definir qual será a participação do Governo Federal, dos estados e dos municípios em termos de tarefas e de recursos. (Ricardo Salles) Estamos vivendo uma questão de clima, o ano mais quente dos últimos 60 anos. Isso reduz a capacidade de resposta de ambos os estados do ponto de vista de água e de umidade. Nós precisamos aqui ter muita objetividade, como vamos enfrentar o problema agora. (Repórter) Os senadores vão apresentar, nos próximos dias, projetos de lei para garantir a proteção do Bioma. Além da criação de uma brigada permanente de combate a incêndio no Pantanal, eles defendem a retomada do turismo ecológico e a criação de linhas de crédito específicas para o desenvolvimento da região. Esta foi a segunda visita da comissão à região das queimadas, conforme previsto no plano de trabalho. A primeira foi a Poconé, no Mato Grosso.

Ao vivo
00:0000:00