Senadores reúnem-se com Dias Toffoli para tratar da Reforma Política — Rádio Senado

Senadores reúnem-se com Dias Toffoli para tratar da Reforma Política

LOC: SENADORES SE REUNIRAM NESTA QUINTA-FEIRA COM O PRESIDENTE DO TSE, DIAS TOFFOLI, PARA TRATAR DA REFORMA POLÍTICA. 

LOC: TOFFOLI DISSE QUE O JUDICIÁRIO SÓ DEVE SE MANIFESTAR SOBRE O TEMA APÓS A CONCLUSÃO DAS VOTAÇÕES. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli, esteve no Congresso Nacional para conversar com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados sobre as votações de temas relacionados à Reforma Política. O ministro afirmou que as votações são positivas e servem para mostrar quais temas são apoiados pelos parlamentares. 

(Dias Toffoli) “A intenção de se votar a reforma política e sistema eleitoral é a busca realmente de aperfeiçoamento. O importante é que o tema está indo a voto. Depois virá uma outra fase sobre a matéria infraconstitucional. Vamos acompanhar. O que cabe ao Poder Judiciário no momento é desejar que o Congresso delibere da melhor maneira possível para aprimorar os nossos sistemas.” 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, disse que vai se empenhar para aprofundar a reforma política, especialmente em relação a alguns pontos. 

(Renan Calheiros) “A transparência do financiamento das campanhas, a limitação pra os doadores, de modo que não haja donos das candidaturas. E vamos também fazer um esforço para votarmos uma cláusula de barreira que seja digna desse nome.” 

(Repórter) Já o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, que também participou da reunião, afirmou que as ideologias partidárias dificultam que haja consenso quando o tema é reforma política. 

(Aloysio Nunes Ferreira) “Em matéria de reforma política, cada cabeça é uma sentença. Essa que é a verdade. Não é por acaso que nunca se consegue fazer uma reforma de grande profundidade. E esse problema, da diversidade de opiniões, ele é tanto mais agudo quanto maior o número de partidos.” 

(Repórter) Na próxima terça-feira, serão definidos na reunião de líderes partidários os temas da Reforma Política que serão votados no Senado e assuntos ligados ao Pacto Federativo.
11/06/2015, 07h38 - ATUALIZADO EM 11/06/2015, 07h38
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00