Economia

Senadores reclamam falta de crédito bancário para pequenas e médias empresas

01:43Senadores reclamam falta de crédito bancário para pequenas e médias empresas

Transcrição LOC: SENADORES RECLAMAM QUE BANCOS SÓ EMPRESTAM A PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS QUANDO AMPARADOS POR GARANTIAS DO GOVERNO. LOC: ELES TEMEM QUE A FALTA DE FINANCIAMENTO ATRASE A RECUPERAÇÃO ECONÔMICA APÓS A PANDEMIA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) Zenaide Maia, do Pros do Rio Grande do Norte, lembrou que o governo e o Congresso Nacional asseguraram 30 bilhões de reais para impulsionar o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O chamado Pronampe é um sucesso, como mostra o emprestômetro do Portal do Empreendedor. O problema, aponta Zenaide, é que os bancos não estão indo além. (Zenaide Maia) o Brasil foi um dos primeiros do mundo que ofereceram essa liquidez ao Banco Central para, como a gente diz, abastecer os bancos, teoricamente, para fazer empréstimos para micro e pequenas empresas. E a gente não está vendo isso, e não só às micro e pequenas empresas. Por exemplo, para eles liberaram esse recurso, a gente teve que aprovar o fundo garantidor, como disse, quase 30 bilhões o Governo vai garantir, e eles só liberaram 30 bilhões. (Repórter): Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, disse que os bancos poderiam emprestar até 15 vezes o valor do fundo garantidor. (Esperidião Amin) Parábola dos Talentos... Lembra aquele que recebeu um talento e o enterrou? Ao invés de multiplicar o talento, ele enterrou. É o que está acontecendo. Ou seja, o nosso sistema financeiro pura e simplesmente pegou o que era garantia do Governo, garantia do povo brasileiro para emprestar para as micro e pequenas empresas e emprestou. Só o dinheiro da garantia, para não correr risco. (Repórter) Esperidião Amin também reclamou que o governo não reservou nada no Orçamento do próximo ano para o Pronampe.

Senadores reclamam que bancos só estão emprestando a pequenas e médias empresas quando amparados por garantias do governo. Esperidião Amin (PP-SC) e Zenaide Maia (Pros-RN) temem que a falta de financiamento atrase a recuperação econômica após a pandemia. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Banco Central  Bancos  Congresso Nacional  Empresas  Micro e Pequenas Empresas  pandemia  PP  PROS  Rio Grande do Norte  Santa Catarina  Senador Esperidião Amin  Senadora Zenaide Maia  Sistema Financeiro  Economia 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo