Senadores querem mais apoio para brasileiros que vivem no exterior — Rádio Senado

Senadores querem mais apoio para brasileiros que vivem no exterior

LOC: DOIS EM CADA TRÊS BRASILEIROS QUE VIVEM FORA DO BRASIL ESTÃO EM SITUAÇÃO IRREGULAR, SEM APOIO JURÍDICO OU MÉDICO. E LEVANTAMENTO FEITO PELO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES INDICA QUE MAIS DE TRÊS MILHÕES DE BRASILEIROS ESTÃO LÁ FORA.

LOC: NO SENADO, PARLAMENTARES PEDEM MAIS APOIO A ESSE CONTINGENTE DE BRASILEIROS NO EXTERIOR. A MAIOR PARTE DELES ESTÁ NOS ESTADOS UNIDOS, SEGUIDO PELO PARAGUAI, JAPÃO, INGLATERRA E PORTUGAL.

TÉC: Segundo o Itamaraty, mais de 3 milhões de brasileiros deixaram o País para viver lá fora. E dois em cada três deles vivem em situação irregular. Na América do Sul, a situação mais critica é no Paraguai, onde no ano passado foi iniciado processo de regularização dos cerca de 300 mil brasileiros que vivem em terras na fronteira. Foi assinado um acordo de residência do Mercosul, o que melhorou a situação dos chamados brasilguaios. Na Bolívia, a situação mais grave é a de famílias que ocupam terras no Estado do Pando, na fronteira com o Acre. O senador acreano Geraldo Mesquita Junior, do PMDB, propõe a criação de uma comissão permanente para assuntos de migração no Parlamento do Mercosul. (MESQUITA) A situação social econômica, dramas terríveis que vivem essas pessoas oriundas de países que fazem parte do Mercosul...o assunto é tão importante que merece a atuação de uma comissão que se dedique ao tema com exclusividade. (REP) Para o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Eduardo Azeredo, do PSDB mineiro, é preciso abrir mais consulados lá fora para atender aos brasileiros. (AZEREDO) O governo abriu sete pequenas embaixadas em países que tem até 40 mil habitantes, sem nenhuma tradição comercial, cultural com o Brasil, sem a presença de brasileiros lá, e ao custo de cerca de um milhão de dólares de implantação e 500 mil dólares por ano para o funcionamento, quando esses recursos poderiam ser utilizados na ampliação dos consulados brasileiros...são três milhões de brasileiros que residem no exterior e precisam permanentemente do apoio do governo brasileiro (REP) Aguarda votação em segundo turno no plenário do Senado Proposta de Emenda Constitucional que dá aos brasileiros residentes no exterior o direito de eleger deputados federais que os representem em Brasília. A proposta é do Senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal. E está na Comissão de Relações Exteriores projeto do senador Geraldo Mesquita Junior que permite aos emigrantes brasileiros se filiarem como segurados facultativos da Previdência Social. Mesquita lembra que esses brasileiros enviam ao Brasil cerca de 6 bilhões e 500 milhões de dólares por ano. Também aguarda exame na comissão projeto do senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, que autoriza o Poder Executivo a criar a Secretaria de Apoio a Brasileiros no Exterior.
28/09/2010, 12h53 - ATUALIZADO EM 28/09/2010, 12h53
Duração de áudio: 02:41
Ao vivo
00:0000:00