Dossiê antifascista

Senadores querem explicações de ministro da Justiça sobre relatório contra servidores

01:52Senadores querem explicações de ministro da Justiça sobre relatório contra servidores

Transcrição LOC: SENADORES QUEREM QUE MINISTRO DA JUSTIÇA EXPLIQUE EXISTÊNCIA DE SUPOSTO RELATÓRIO SIGILOSO EM COMISSÃO MISTA DE CONTROLE DAS ATIVIDADES DE INTELIGÊNCIA DO CONGRESSO. LOC: DOCUMENTO TERIA INFORMAÇÕES SOBRE SERVIDORES PÚBLICOS LIGADOS A MOVIMENTO DE OPOSIÇÃO AO GOVERNO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Os senadores Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, e Jaques Wagner, do PT da Bahia, apresentaram requerimento para que o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, seja convocado para prestar esclarecimentos sobre investigações de funcionários identificados como antifascistas. A notícia da existência do suposto relatório sigiloso foi divulgada pela imprensa no fim do mês passado, relacionando subordinados da pasta à produção de um dossiê sobre 579 servidores federais e estaduais de segurança e três professores universitários integrantes de movimentos opositores ao governo de Jair Bolsonaro. Randolfe classificou o ato como espionagem política, que viola a legalidade, a impessoalidade e a moralidade impostos pela Constituição Federal aos gestores públicos. (RANDOLFE) Há de se destacar a ofensa à Constituição, à ordem democrática por parte deste ato do governo. Há uma sequência de direitos que estão sendo flagrantemente ofendidos. Este senhor, ministro da Justiça e o seu patrão Jair Bolsonaro estão rasgando esse texto constitucional. Rep: Já o vice-líder do governo, Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, defendeu a postura do ministro da Justiça. (CHICO) O ministro obviamente está respondendo a todas as questões que foram levantadas no sentido dessas informações que circularam onde o governo estaria investigando aqueles que tem conduta contra a democracia brasileira e que na verdade fere a constituição. Rep: O Ministério Público Federal também já se pronunciou, pedindo explicações ao Executivo. Em nota, o Ministério respondeu que a atividade se refere apenas a preservação da segurança das pessoas e do patrimônio público. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Jaques Wagner (PT-BA) apresentaram requerimento para convocar o ministro da Justiça, André Mendonça, a prestar esclarecimentos sobre suposto relatório sigiloso com informações relacionadas a servidores públicos contrários ao governo de Jair Bolsonaro. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Amapá  Bahia  Bolsonaro  Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência  Constituição  Constituição Federal  Democracia  Imprensa  Inteligência  Justiça  Ministério Público  Oposição  Política  Professores  PT  Rede  Rede Sustentabilidade  Roraima  Segurança  Segurança Pública  Senador Chico Rodrigues  Senador Jaques Wagner  Senador Randolfe Rodrigues  Servidores públicos  Sustentabilidade 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo