Senadores pedem revisão da política de reajuste de preços da Petrobras — Rádio Senado
Comissão de Infraestrutura

Senadores pedem revisão da política de reajuste de preços da Petrobras

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI) debateu a política da Petrobras para reajustar os preços dos combustíveis. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) critica a política de reajustes e pede a mudança do modelo. Segundo o senador, o sistema atual, além de gerar insegurança econômica e praticamente inviabilizar o trabalho dos caminhoneiros, dificulta o próprio desenvolvimento do País. A reportagem é de Floriano Filho.

22/05/2018, 12h09 - ATUALIZADO EM 22/05/2018, 14h37
Duração de áudio: 02:06
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza sabatina de indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Em pronnuciamento, à mesa, vice-presidente da CI, senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADORES PEDEM REVISÃO DA POLÍTICA DE REAJUSTE DE PREÇOS DA GASOLINA E DO DIESEL DA PETROBRAS. LOC: O ASSUNTO FOI DISCUTIDO NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) A decisão da Petrobras de reduzir os preços da gasolina em 2,08% e do diesel em 1,54% nas refinarias não foi suficiente para acalmar os ânimos no País. Só neste mês a gasolina teve 12 altas. Já o diesel, principal combustível para caminhões e ônibus, teve 10 altas e 5 quedas de preço em maio. Os aumentos muito acima da inflação e a instabilidade na correção dos preços provocaram paralisações de caminhoneiros e fechamento de rodovias na maioria dos estados brasileiros. No Senado, o assunto repercutiu na Comissão de Infraestrutura. O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, vice-presidente da comissão, acusou a política de reajustes de combustíveis praticada pela Petrobras de ser incoerente. (Acir Gurgacz) Quando o dólar sobe, sobe o diesel; mas quando ele caiu, não caiu o preço do diesel. Quando o barril de petróleo subiu, subiu o preço do óleo diesel; mas quando caiu o preço do barril de petróleo, não caiu o preço do diesel na bomba. (Repórter) Acir Gurgacz afirmou que além de gerar insegurança econômica e praticamente inviabilizar o trabalho dos caminhoneiros, essa política de preços dificulta o próprio desenvolvimento do país. Ele pediu uma revisão desse modelo. (Acir Gurgacz) Não há como se planejar com altas dessa natureza em relação ao preço do óleo diesel. São 10 aumentos neste mês de maio, volto a dizer, totalizando 13% de aumento apenas neste mês. Não há, pois, como haver um mínimo planejamento com relação a investimentos, à própria manutenção etc. (Repórter) A Comissão de Infraestrutura aprovou a indicação de Weber Ciloni como Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Ao vivo
00:0000:00