Inclusão

Senadores lembram conquistas brasileiras e novos desafios no Dia Mundial do Orgulho Autista

02:07Senadores lembram conquistas brasileiras e novos desafios no Dia Mundial do Orgulho Autista

Transcrição LOC: UMA EM CADA 59 CRIANÇAS É DIAGNOSTICADA HOJE COM AUTISMO, UM TRANSTORNO QUE COMPROMETE AS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO E DE INTERAÇÃO SOCIAL. LOC: 18 DE JUNHO É O DIA MUNDIAL DO ORGULHO AUTISTA E SENADORES DEFENDEM UM OLHAR ESPECÍFICO PARA ESSA PARCELA DA POPULAÇÃO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TEC: O Transtorno do Espectro Autista compromete o desenvolvimento social e da linguagem, apresentando sintomas emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais que podem ser diagnosticados a partir dos três anos de idade, quando o tratamento precisa ter início imediato. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, conta um pouco sobre as conquistas atuais desses brasileiros. (PAIM) A maior conquista foi a lei 12764 em 2012, foi estabelecido ali uma política de estado para o atendimento, o reconhecimento, o direto das pessoas autistas, antes o cenário era de invisibilidade. Essa lei estende a essas pessoas todos os direitos contidos no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Fizemos muito, mas há muito o que fazer. Rep: A senadora Zenaide Maia, do Pros do Rio Grande do Norte, afirma que há uma grande parcela da população brasileira com algum tipo de deficiência. (ZENAIDE) Pelo menos 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, então é uma grande população para a gente não ter um olhar diferenciado. Então, eu queria parabenizar essas famílias lutadoras, que vivem procurando um espaço, um direito social para tratar o seu filho. Rep: E o senador Veneziano Vital do Rêgo, do PSB da Paraíba, destaca o aumento dos casos nos últimos anos e apoia a inclusão do tema como questão de saúde pública mundial. (VENEZIANO) No final da década de 80, uma a cada 500 crianças era diagnosticada com autismo. Hoje, a incidência do autismo atinge uma em cada 59 crianças. Um fato que deve nos preocupar é que o tratamento para crianças autistas é muito caro, o que acaba por inviabilizá-lo para a maioria das famílias brasileiras. Rep: O Dia Mundial do Orgulho Autista foi criado pelos Estados Unidos em 2005, com o objetivo de mudar a visão dos meios de comunicação e da sociedade sobre o assunto e para assegurar que a condição não seja tratada como uma doença.

O dia 18 de junho é o Dia Mundial do Orgulho Autista. Senadores lembram das conquistas e dos problemas enfrentados pelos autistas e suas famílias no Brasil. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Autismo  Comunicação  Desenvolvimento  Estados  Estados Unidos  Meios de Comunicação  Paraíba  Política  PROS  PSB  PT  Rio Grande do Norte  Rio Grande do Sul  Saúde  Saúde Pública  Senador Paulo Paim  Senador Veneziano Vital do Rêgo  Senador Vital do Rêgo  Senadora Zenaide Maia 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo