Senadores lamentam resultados do Brasil em avaliação internacional do ensino médio — Rádio Senado
Pisa

Senadores lamentam resultados do Brasil em avaliação internacional do ensino médio

Senadores da Comissão de Educação lamentaram o resultado do Brasil no PISA, avaliação da OCDE para estudantes de ensino médio. Os estudantes brasileiros ficaram abaixo da média nas três competências no exame: Matemática, Leitura e Ciências. Para Dario Berger (MDB-SC), as escolas devem ser mais atrativas. E na opinião de Fabiano Contarato (Rede-ES), é urgente o investimento em infraestrutura dos espaços educativos. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

06/12/2019, 14h11 - ATUALIZADO EM 06/12/2019, 17h02
Duração de áudio: 01:49
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Transcrição
LOC: O BRASIL FICOU ABAIXO DA MÉDIA NAS COMPETÊNCIAS VERIFICADAS PELO PISA, EXAME INTERNACIONAL QUE AVALIA LEITURA, MATEMÁTICA E CIÊNCIA. LOC: OS RESULTADOS BRASILEIROS ESTÃO ESTAGNADOS DESDE 2009. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) O PISA é uma prova aplicada a cada três anos em 79 países e territórios. Em 2018 a avaliação mediu o conhecimento de estudantes de ensino médio em três áreas: matemática, leitura e ciência. E os resultados dos estudantes brasileiros ficaram abaixo da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, responsável pela prova. Na avaliação de leitura, pelo menos metade dos 10 mil estudantes apresentou nível abaixo do considerado básico, mesmo dado encontrado na área de Ciências. Na área de Matemática, os resultados são ainda mais preocupantes, como aponta o presidente da Comissão de Educação do Senado, Dario Berger, senador do MDB de Santa Catarina: (Dario Berger) Os resultados dos brasileiros, como já era de se esperar, infelizmente ficaram abaixo da média. Dois terços dos brasileiros de 15 anos sabem menos que o básico de matemática. Em leitura, os dados do Brasil apresentam estagnação nos últimos dez anos. (Repórter) Para o senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, os dados do PISA mostram que é necessário um verdadeiro choque de gestão na área educacional, e uma das prioridades deve ser a infraestrutura das escolas: (Fabiano Contarato) Apenas 27,3% das escolas públicas do ensino fundamental no Brasil contam com biblioteca, 37%, com quadra esportiva, 37%; e apenas 8,1% têm laboratório de ciências. Que educação que nós estamos dando para os filhos dos pobres? (Repórter) 600 mil estudantes em todo o mundo fizeram a prova em 2018. No Brasil, apenas dois por cento dos alunos avaliados conseguiram o nível máximo de proficiência em pelo menos uma das áreas analisadas.

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