Senadores elogiam decisão do STJ de levar a júri popular acusados pelas mortes na Boate Kiss — Rádio Senado

Senadores elogiam decisão do STJ de levar a júri popular acusados pelas mortes na Boate Kiss

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta terça-feira (18), mandar a júri popular os acusados pelo incêndio na boate Kiss, tragédia que ocorreu na madrugada de 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria (RS). Os três senadores do Rio Grande do Sul elogiaram a decisão do Tribunal. Saiba mais na reportagem de Poliana Fontenele.

19/06/2019, 18h00 - ATUALIZADO EM 19/06/2019, 18h00
Duração de áudio: 02:02
Santa Maria (RS) - Um ano do incêncio na Boate Kiss durante show na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013. Entrada da boate (Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo)
Wilson Dias/Agência Brasil

Transcrição
LOC: O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DECIDIU MANDAR A UM JÚRI POPULAR OS ACUSADOS PELO INCÊNDIO NA BOATE KISS. LOC: A DECISÃO FOI COMEMORADA PELOS TRÊS SENADORES DO RIO GRANDE DO SUL, ESTADO ONDE OCORREU A TRAGÉDIA. A REPORTAGEM É DE POLIANA FONTENELE. TÉC: O incêndio na boate Kiss ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. 242 pessoas morreram e outras 636 ficaram feridas. Após pouco mais de seis anos do ocorrido, o STJ, Superior Tribunal de Justiça, decidiu mandar os acusados pelo incêndio a um júri popular. O senador Luis Carlos Heinze, do PP do Rio Grande do Sul, lamentou o tempo que o assunto está levando para ser solucionado. (Luis Carlos Heinze) Esse assunto se arrastou por muito tempo. A gente lamenta tanto tempo levou para tomar uma decisão. Então acho que é em boa hora que vem para polir quem teve culpa no processo. (Repórter) Os acusados pela tragédia são os sócios da boate Kiss e os músicos que tocavam na mesma noite. No entendimento dos ministros, o que ocorreu foi o chamado dolo eventual, ou seja, quando é assumido o risco de matar. O senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, concordou com a decisão do STJ. (Lasier Martins) Quem fazia funcionar aquela boate totalmente irregular e permitiu fogo naquela circunstância deve pagar, porque, afinal, não foi não foi um crime comum, foi um crime que morreram 242 jovens. (Repórter) Para o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, a decisão do Tribunal foi um avanço, mas ainda faltam pontos a serem resolvidos, como a indenização das famílias das vítimas. (Paulo Paim) Agora nós temos que ver a questão da indenização, das famílias. Tem muita coisa pela frente ainda que terá que ser resolvido. Já pelo menos agora tivemos um avanço. O tribunal do júri, com essa visão de encaminhar para um júri popular, já anuncia que houve um crime cometido e aqueles terão que responder. (Repórter) Os próximos passos do processo e a marcação do júri popular cabem à justiça de Santa Maria. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Poliana Fontenele.

Ao vivo
00:0000:00