Covid-19

Senadores elogiam decisão de adiar Olimpíadas devido ao coronavírus

02:14Senadores elogiam decisão de adiar Olimpíadas devido ao coronavírus

Transcrição LOC: JAPÃO ADIA OLIMPÍADAS PARA 2021 DEVIDO AO CORONAVÍRUS LOC: JOGOS AINDA NÃO TÊM NOVA DATA, MAS A MEDIDA FOI CONSIDERADA ACERTADA POR DIVERSOS SENADORES. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: O primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, confirmou que as Olímpiadas 2020, que começariam em julho em Tóquio, foi adiada para o próximo ano, devido à gravidade da pandemia do coronavírus. De acordo com o Comitê Olímpico Internacional, a aceleração da covid-19 justifica o adiamento do maior evento esportivo do mundo. Ainda não foi marcada uma nova data, mas a expectativa é que ocorra até a metade de 2021, quando será verão no hemisfério norte. A possibilidade do adiamento já vinha sendo levantada nas últimas semanas. Comitês olímpicos do mundo inteiro pressionaram o Comitê Olímpico Internacional pela mudança no calendário. Para o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, senador Dário Berger, do MDB de Santa Catarina, a medida foi acertada. (Dário Berger) Absolutamente nada é mais importante que a prevenção da doença e também a preocupação com as milhares de vidas envolvidas na elaboração dos jogos, porque o mundo precisa se unir contra o coronavírus. (REP) Vencedora de duas medalhas de bronze no vôlei feminino, em Atlanta 96 e Sydney 2000, a senadora Leila Barros, do PSB do Distrito Federal, aplaudiu a iniciativa e lembrou que atletas e público saem ganhando. (Leila Barros) Essa decisão, ela foi sábia, até porque preserva os atletas, preserva a população do país, a comunidade internacional, os turistas que iriam aos jogos e a qualidade técnica também. REP A qualidade técnica da competição também foi destacada pelo senador Romário, do Podemos do Rio de Janeiro, que ganhou a medalha de prata no futebol nos jogos de Seul, em 88 (Romário) O resultado final de uma olimpíada, onde a gente espera que todos os atletas possam dar o seu melhor, em todos os sentidos, na parte técnica, psicológica e física, com certeza isso não aconteceria. REP Esta é a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que a Olimpíada é adiada. No século vinte, o evento foi cancelado em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, e em 1940 e 1944, durante o segundo conflito. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

Os Jogos Olímpicos 2020, que aconteceriam em Tóquio, foram adiados para o próximo ano, devido à gravidade da pandemia do coronavírus. Os jogos ainda não têm uma nova data, mas a medida foi considerada acertada por diversos senadores. O presidente da Comissão de Educação e Esportes, Dario Berger (MDB-SC), lembrou que nada é mais importante do que a prevenção. Vencedora de duas medalhas de vôlei feminino, a senadora Leila Barros (PSB-DF) afirmou que atletas e público saem ganhando. Já o senador Romário (Pode-RJ), medalhista de prata em Seul, avaliou que dificilmente os atletas poderiam dar o seu melhor no atual contexto mundial. As informações com o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Comissão de Educação, Cultura e Esporte  Coronavírus  covid-19  Cultura  Distrito Federal  Educação  Esporte  Futebol  Japão  Jogos Olímpicos  MDB  Olimpíadas  Podemos  Primeira Guerra Mundial  PSB  Rio de Janeiro  Santa Catarina  Segunda Guerra Mundial  Senador Dário Berger  Senador Romário  Senadora Leila Barros 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo