Senadores elogiam 13º do Bolsa Família, mas cobram combate à fraude — Rádio Senado
Audiência pública

Senadores elogiam 13º do Bolsa Família, mas cobram combate à fraude

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, apresentou aos senadores da Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) as principais iniciativas do Ministério, como o fortalecimento do Programa Criança Feliz. Terra também listou avanços no programa Bolsa Família, que conseguiu zerar a fila de espera e deve pagar pela primeira vez o décimo-terceiro em dezembro. O senador Dário Berger (MDB-SC) elogiou a decisão do governo de ampliar o Bolsa Família, mas cobrou o combate às fraudes. A reportagem é de George Rodrigues Cardim, da Rádio Senado.

19/03/2019, 13h57 - ATUALIZADO EM 19/03/2019, 14h05
Duração de áudio: 02:12
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública com o ministro de Estado da Cidadania para que apresente as diretrizes e os programas prioritários de sua pasta.

Mesa:
vice-presidente da CE, senador Flávio Arns (Rede-PR);
ministro de Estado da Cidadania, Osmar Terra;
presidente da CE, senador Dário Berger (MDB-SC).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: AS PESSOAS QUE RECEBEM O BOLSA-FAMÍLIA VÃO CONTAR COM O DÉCIMO-TERCEIRO EM DEZEMBRO. LOC: O ANÚNCIO FOI FEITO PELO MINISTRO DA CIDADANIA, OSMAR TERRA, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. OS SENADORES ELOGIARAM A INICIATIVA, MAS COBRARAM O COMBATE ÀS FRAUDES. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) O ministro da Cidadania, Osmar Terra, apresentou aos senadores da Comissão de Educação as prioridades da pasta para este ano e fez um balanço sobre as principais iniciativas do Ministério, como o fortalecimento do Programa Criança Feliz, para melhorar o atendimento de gestantes e de crianças na primeira infância, de zero a seis anos. Terra também listou avanços no programa Bolsa Família, que conseguiu zerar a fila de espera, beneficia 47 milhões de brasileiros e deve pagar pela primeira vez o décimo-terceiro em dezembro (Osmar Terra) “Nós conseguimos na previsão orçamentária para este ano colocar mais 2 bilhões e 600 milhões de reais milhões de reais que é o suficiente para pagar o décimo-terceiro do bolsa família. Então, vai se aumentar o poder aquisitivo destas famílias” (Repórter) Durante o debate, os senadores destacaram o tamanho, a importância e os desafios do Ministério da Cidadania, que reuniu as pastas da Cultura, Esporte e Desenvolvimento Social. O presidente da Comissão, senador Dário Berger, do MDB de Santa Catarina, elogiou a decisão do governo de ampliar o Bolsa Família, mas cobrou o combate às fraudes. (Dário Berger) “Recebemos com apluso o anúncio do governo que vai conceder o décimo terceiro para todos os beneficiários do bolsa família. Mas ressalto, ministro, que é preciso também que o governo combata efetivamente as fraudes e adote mecanismos capazes de construir uma porta de saída para as políticas ppúblicas de inclusão social. Entra, se recompõe e sai” (Repórter) O ministro Osmar Terra ainda anunciou medidas para a melhorar a profissionalização de jovens que não estudam e não trabalham e defendeu as recentes mudanças nas políticas de incentivo à Cultura e ao Esporte, que deixaram de patrocinar grandes clubes e dificultaram o acesso de empresários e artistas famosos.

Ao vivo
00:0000:00