Senadores eleitos divergem sobre licença ambiental dada à Belo Monte — Rádio Senado

Senadores eleitos divergem sobre licença ambiental dada à Belo Monte

LOC: OS DOIS SENADORES ELEITOS PELO PARÁ EM OUTUBRO PASSADO TÊM OPINIÕES DIFERENTES SOBRE A LICENÇA AMBIENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CANTEIRO DA USINA DE BELO MONTE, CONCEDIDA NESTA QUARTA-FEIRA PELO IBAMA. 

LOC: MARINOR BRITO ESTÁ PREOCUPADA COM O IMPACTO DA OBRA NA REGIÃO DO RIO XINGU. JÁ FLEXA RIBEIRO DIZ QUE A LICENÇA VAI PERMITIR O INÍCIO DAS OBRAS ANTES DO PERÍODO CHUVOSO. 

TÉC: Sinal verde para a instalação do canteiro de obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, que vai ser construída no rio Xingu, a 40 quilômetros da cidade de Altamira, no Pará. A licença concedida pelo Ibama autoriza o desmatamento de uma área de 240 hectares para o canteiro e o acampamento dos operários, além de obras de melhoria e de implantação de estradas de acesso. Na opinião do senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, que renovou o mandato nas eleições de outubro passado, a licença saiu na hora certa: antes do período chuvoso, que começa em abril. (FLEXA) Se assim não acontecesse, nós perderíamos este ano de 2011 sem que se pudesse iniciar a construção efetiva da barragem. Porque na nossa região nós temos um inverno rigoroso e uma parte de obras de engenharia não são possíveis de serem feitas nessa época. (REPÓRTER) Já Marinor Brito, do PSOL, também senadora eleita do Pará, vê a licença para o canteiro com preocupação. Segundo ela, ainda não foram tomadas medidas para a redução do impacto ambiental da usina de Belo Monte. (MARINOR) Contraria todo o debate que o Ministério Público Federal no Pará tem feito em relação aos prejuízos ambientais que a região vai sofrer, aos prejuízos sociais, sobretudo das comunidades tradicionais: indígenas, quilombolas, pescadores, ribeirinhos. (REPÓRTER) O Ibama ainda analisa a licença da obra principal, que é a construção da barragem. Se depender do governo, ela deve começar no segundo semestre deste ano e ficar pronta em 2015. Belo Monte deverá gerar 11 mil e 200 megawatts de energia e vai ser a terceira maior hidrelétrica do mundo. 
27/01/2011, 00h09 - ATUALIZADO EM 27/01/2011, 00h09
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00