Senadores e empregados dos Correios fazem apelo por CPI dos Fundos de Pensão — Rádio Senado

Senadores e empregados dos Correios fazem apelo por CPI dos Fundos de Pensão

LOC: A CPI DOS FUNDOS DE PENSÃO DEVE ENTRAR EM FUNCIONAMENTO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. 

LOC: O APELO FOI FEITO POR SENADORES E CONVIDADOS QUE DISCUTIRAM NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE O ROMBO DE MAIS DE CINCO BILHÕES DE REAIS NO FUNDO DE PENSÃO POSTALIS, DOS EMPREGADOS DOS CORREIOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: O rombo de 5 bilhões e seiscentos milhões de reais nas contas do Postalis, o fundo de pensão dos funcionários dos Correios, foi causado por falhas na administração, ingerência política na indicação de diretores da entidade e em investimentos equivocados. A avaliação foi feita por senadores, dirigentes dos Correios e representantes dos trabalhadores da estatal em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. Os convidados fizeram um histórico dos problemas enfrentados pelo Postalis e lamentaram a falta de fiscalização da Previc, a entidade que supervisiona as empresas de previdência complementar. Ainda lembraram que a conta das fraudes está sendo paga pelos trabalhadores dos Correios, que vão descontar pelos próximos 15 anos um valor equivalente a 25 por cento de seus salários. O conselheiro fiscal do Postalis Angelo Donga explicou que entre as operações controversas feitas pelo fundo estão a compra de ações do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, de títulos das dívidas da Argentina e da Venezuela. 

(Donga) Um rosário de fraudes, de situações, em que nosso dinheiro foi aplicado e onde você nota que naquelas dezenas de situações só um risco não existia, era o risco de dar certo aquela aplicação. 

(REPÓRTER) Os convidados cobraram a instalação da CPI que vai investigar os fundos de pensão das estatais, como explicou o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará. 

(Flexa) A CPI está aprovada pelo Senado Federal, aguardando apenas que os líderes dos partidos políticos façam a indicação dos senadores que irão participar integrando esta CPI, o quer nós podemos fazer é cobrar para que esta indicação seja imediatamente feita. 

(REPÓRTER) A CPI do Senado deve investigar fraudes e prejuízos desde 2003 na administração dos fundos de pensão de estatais, como a Previ, o Petros e o Postalis.
09/06/2015, 02h03 - ATUALIZADO EM 09/06/2015, 02h03
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00