Senadores divergem sobre possibilidade de reeleição — Rádio Senado

Senadores divergem sobre possibilidade de reeleição

LOC: A POSSIBILIDADE DE REELEIÇÃO É UM DOS TEMAS QUE INTEGRAM A DISCUSSÃO NO SENADO SOBRE A REFORMA POLÍTICA. 

LOC: O ASSUNTO DIVIDE A OPINIÃO DOS SENADORES, COMO INFORMA A REPÓRTER MARCELLA CUNHA 

(Repórter) Desde o pleito de 1998, o Presidente da República, governadores e prefeitos podem se reeleger no Brasil. Após dezesseis anos em vigência, o fim da reeleição vem sendo sugerido no debate sobre a Reforma Política. Muitos defendem a ampliação do mandato dos cargos do Executivo para cinco anos, sem possibilidade de reeleição. O líder do PT no Senado, senador Humberto Costa, de Pernambuco, é um dos favoráveis à proposta.  

(Humberto Costa) “Eu acho que a reeleição, independente do tempo que nós a tenhamos no Brasil, ela já deu mostras cabais de que contribui pouco para o aprimoramento do processo democrático.” 

(Repórter) Um dos principais impedimentos apontados pelos parlamentares é a possibilidade de uso da máquina administrativa durante a campanha eleitoral. Para contornar o problema, a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, propõe a desincompatibilização dos candidatos à reeleição 6 meses antes do pleito. 

(Ana Amélia) “A reeleição, ao permitir que o governante fique no seu cargo até o dia da eleição cria uma desigualdade na competição. Porque não adianta dizer que o candidato só vai fazer campanha nos finais de semana. É inacreditável.” 

(Repórter) Durante a aprovação da proposta da senadora Ana Amélia na Comissão de Constituição e Justiça, em fevereiro, o senador Aloysio Nunes, do PMDB de São Paulo, declarou ser favorável à reeleição, por acreditar nos mecanismos de controle eleitoral. 

(Aloysio Nunes) “Eu confio na consciência de cidadãos que muitas vezes negaram a reeleição a prefeitos de cidades pequeninas e a prefeito de São Paulo, eu confio na justiça eleitoral, na possibilidade que temos de aperfeiçoar os controles para coibir o abuso do poder econômico e poder político.” 

(Repórter) Além da impossibilidade de reeleição para cargos do Poder Executivo, também está em análise no Senado proposta que limita a possibilidade de reeleição de senador para apenas um mandato subsequente.
24/10/2014, 06h54 - ATUALIZADO EM 24/10/2014, 06h54
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00