Senadores destacam atuação dos veterinários para o setor do agronegócio — Rádio Senado
Sessão especial

Senadores destacam atuação dos veterinários para o setor do agronegócio

Os senadores e convidados homenagearam em sessão especial no plenário o aniversário de 110 anos da criação da diretoria de indústria animal, os 99 anos da sociedade brasileira de medicina veterinária, e os 36 anos da Academia Brasileira de Medicina Veterinária. O senador Wellington Fagundes (PR-MT), destacou a importância dos médicos veterinários na proteção da saúde animal e para o desenvolvimento do agronegócio no país. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) ressaltou a atuação destes profissionais para aumentar a produtividade dos rebanhos e a produção de alimentos. Os parlamentares e convidados também homenagearam a doutora Alzira de Souza, primeira mulher formada em medicina veterinária no Brasil, em 1924.

18/03/2019, 13h09 - ATUALIZADO EM 18/03/2019, 14h20
Duração de áudio: 02:13
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar os 110 anos da criação da Diretoria de Indústria Animal; os 36 anos da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet); os 99 anos da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV) e homenagear a primeira mulher médica veterinária diplomada no Brasil. 

Em posição de respeito, convidados e parlamentares acompanham execução do Hino Nacional Brasileiro. 

Mesa: 
secretário em exercício de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Flávio Bettarello; 
vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Josélio Moura; 
presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, Milton Thiago de Mello; 
presidente e requerente da sessão, senador Wellington Fagundes (PR-MT); 
representando o Comandante do Exército Brasileiro, general-de-brigada Pedro Paulo Levi Mateus Canazio; 
presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcanti de Almeida; 
presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Luiz Carlos Rodrigues Cecílio; 
vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos Veterinários, José Pinto da Rocha. 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO FEDERAL HOMENAGEOU NESTA SEGUNDA FEIRA O ANIVERSÁRIO DE 110 ANOS DA CRIAÇÃO DA DIRETORIA DE INDÚSTRIA ANIMAL E OS 99 ANOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA VETERINÁRIA. LOC: OS PARLAMENTARES E CONVIDADOS DESTACARAM A ATUAÇÃO DESTAS ENTIDADES NA PROTEÇÃO DA SAÚDE ANIMAL E A IMPORTÂNCIA DOS VETERINÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGÓCIO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) Em sessão especial no Plenário, os senadores e convidados homenagearam o aniversário de 110 anos da criação da Diretoria de Indústria Animal, os 99 anos da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, e os 36 anos da Academia Brasileira de Medicina Veterinária. O senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, que pediu a reunião, lembrou a criação, no início do século passado, das primeiras escolas de medicina veterinária no Brasil e da Diretoria da Indústria Animal, que inspirou a atual Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária. O órgão é responsável pelas ações de prevenção, controle e erradicação de pragas vegetais e de doenças animais, como a febre aftosa. Fagundes destacou a importância dos médicos veterinários na proteção da saúde animal e para o desenvolvimento do agronegócio no país. (Wellington Fagundes) “O surgimento da Diretoria foi um dos embriões da moderna e competitiva produção agropecuária dos dias atuais. Esta simbiose entre o Estado, os produtores e os técnicos da área é uma das maiores razões pelas quais o agronegócio responde por mais de um terço do Produto Interno Bruto do nosso País” (Repórter) No mesmo sentido, o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, ressaltou a atuação destes profissionais para aumentar a produtividade dos rebanhos e a produção de alimentos. (Acir Gurgacz) “Coloca em nossas mesas todos os dias o alimento que comemos, coloca o nosso país como um dos maiores produtores e exportadores de proteína animal no mundo, gerando milhões de em pregos no Brasil e divisas através da exportação” (Repórter) Os parlamentares e convidados também homenagearam a doutora Alzira de Souza, primeira mulher formada em medicina veterinária no Brasil, em 1924.

Ao vivo
00:0000:00